A presente obra é composta por uma coletânea de doze capítulos que discutem as distintas percepções de práticas docentes no atual cenário das escolas em diversos Estados do Brasil, observando as implicações causadas pelo surto mundial do Coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19, que nos revelou a grande importância das tecnologias para a aprendizagem. Ao mesmo tempo, revelou a necessidade da promoção de reflexões sobre a formação e a capacitação dos professores em exercício e, ainda, com atenção a qual rumo estão se traçando os caminhos da formação docente, tornando expressiva a urgência de ações formativas alinhadas ao uso de ferramentas tecnológicas. Em conformidade com tais problemáticas percebemos que a educação passa a ser mediada por um duplo desafio: a adaptação aos avanços tecnológicos e a busca pela orientação de modo crítico e consciente desses novos meios. Pois, ao considerar a aprendizagem para a atualidade, os professores se vêem diante de grandes desafios e oportunidades, no sentido de fazer uso das tecnologias da comunicação e informação, com o objetivo de edificar, difundir e potencializar conhecimentos, para então consolidar a imprescindível mudança do paradigma educacional, no intuito de concentrar esforços nos processos de criação, gerência e reorganização das diversas situações de aprendizagem.
INTERVENÇÕES DOCENTES PARA A ESCOLA DO AMANHÃ: ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO MEDIADOS POR RECURSOS TECNOLÓGICOS13
Capítulo 1
WEBQUEST E PRÁTICAS INVESTIGATIVAS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA
Maria José Lopes de Araújo
France Fraiha-Martins
Capítulo 2
ESTUDANDO CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO EM TAREFAS MATEMÁTICAS: O FEEDBACK COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO33
Clara Alice Ferreira Cabral
Talita Carvalho Silva de Almeida
Capítulo 3
ENSINO DE CÔNICAS MEDIADO PELO GEOGEBRA E SUAS PRÁTICAS USUAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ (CCPPA)
Lucas Ferreira Rodrigues
Maico Tailon Silva da Silva
Rizaldo da Silva Pereira
Charles David Lopes da Costa Fonseca
Thiago Miranda da Costa
Capítulo 4
AS REDES SOCIAIS E SUAS POTENCIALIDADES NA PRÁTICA DOCENTE
Davi Milan
Verônica Duarte dos Santos
Evandro De Oliveira Brito
Mariane Silva Parodia
Neilson Da Silva Costa
Gislaine Schon
Capítulo 5
A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS E MAPAS MENTAIS COMO INSTRUMENTO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Matheus Leão Mota
Raiza Alcântara Frota
Wellington da Silva Fonseca
Capítulo 6
O USO DE APLICATIVOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FRAÇÕES
José Fernando de Lima Júnior
Éder Araújo da Silva
Capítulo 7
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA PRÁTICA EDUCATIVA
Vania de Fatima Tluszcz Lippert
Lucas Ferreira Rodrigues
Guilherme Laranjeira Mendonça Oliveira
Renato Souza da Cruz
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Capítulo 8
A INFLUÊNCIA DO COTIDIANO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA: APRENDER COM A EXPERIÊNCIA RELATADA
Amanda Nadia Vulpini
Lucas Donizete Salviano
Gisele Laurindo
Lucas Ferreira Rodrigues
Maico Tailon Silva da Silva
Rizaldo da Silva Pereira
Capítulo 9
A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE COMO PRÁTICA SIGNIFICATIVA EM SALA DE AULA
Juliana Luíza pinto dos S. Teixeira
Jamiris de Sousa Silva
Gislaine Schon
Lúcio Costa De Andrade
Davi Milan
Evandro De Oliveira Brito
Capítulo 10
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: RECURSOS E POSSIBILIDADES MOTIVACIONAIS EM SALA DE AULA
Bibiana Kaiser Dutra
Rogério Silva Aguiar Sato
Vanessa Serafim Da Silva
Evandro De Oliveira Brito
Mariane Silva Parodia
Gislane Schon
Capítulo 11
A GAMIFICAÇAO COMO ESTRATÉGIA DE ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maico Tailon Silva da Silva
Lucas Ferreira Rodrigues
Maria Luciana Souza Gonçalves
Jozielle Santos Nery
Charles David Lopes da Costa Fonseca
Alessandra Ferreira dos Santos
Capítulo 12
FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO PROCESSO INOVADOR PARA A APRENDIZAGEM
Lucas Ferreira Rodrigues
Luciandro Tassio Ribeiro de Souza
Bibiana Kaiser Dutra
Davi Milan
Lúcio Costa de Andrade
Amanda Nadia Vulpini
I61 Intervenções docentes para a escola do amanhã : ensino, aprendizagem e avaliação mediados por recursos tecnológicos / organizadores: Lucas Ferreira Rodrigues ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
206 p.
ISBN 978-65-89700-26-5
DOI: 10.46550/978-65-89700-26-5
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Recursos tecnológicos. I. Rodrigues, Lucas Ferreira (org.).
CDU: 37:004