Intervenções Docentes Para A Escola Do Amanhã: ensino, aprendizagem e avaliação mediados por recursos tecnológicos

Concepções sobre educação são postuladas há tempos lado a lado às (re)construções de espaços cujo tempo revela a instabilidade e a complexidade de como as informações, conhecimentos e saberes são gerados, produzidos e, principalmente, difundidos sob bases tecnológicas. Bauman caracteriza esse momento quando trata da passagem “sólida” da modernidade para a “líquida”: liquidez manifesta nas ideias de algo transitório ou volátil, onde a instabilidade recorrente reflete no modo de vida dos indivíduos. Posto que, a modernidade líquida supera mecanismos tradicionais delineados por padrões e certezas hoje questionáveis. Nesse contexto, a educação configura um campo de saberes construídos e em construção. Metaforicamente um quadro cujas cores transitam de cinza a cores com tons mais avivados, coabitando em conformidade com as situações transitórias da sala de aula e as individualidades das vidas vividas e que fecundam vidas neste espaço físico e transcendente, complexo e plural sob diversas perspectivas.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

INTERVENÇÕES DOCENTES PARA A ESCOLA DO AMANHÃ: ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO MEDIADOS POR RECURSOS TECNOLÓGICOS

Capítulo 1 - WEBQUEST E PRÁTICAS INVESTIGATIVAS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA
Maria José Lopes de Araújo
France Fraiha-Martins

Capítulo 2 - ESTUDANDO CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO EM TAREFAS MATEMÁTICAS: O FEEDBACK COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
Clara Alice Ferreira Cabral
Talita Carvalho Silva de Almeida

Capítulo 3 - ENSINO DE CÔNICAS MEDIADO PELO GEOGEBRA E SUAS PRÁTICAS USUAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ (CCPPA)
Lucas Ferreira Rodrigues
Maico Tailon Silva da Silva
Rizaldo da Silva Pereira 
Charles David Lopes da Costa Fonseca
Thiago Miranda da Costa

Capítulo 4 - AS REDES SOCIAIS E SUAS POTENCIALIDADES NA PRÁTICA DOCENTE 
Davi Milan
Verônica Duarte dos Santos
Evandro De Oliveira Brito
Mariane Silva Parodia
Neilson Da Silva Costa
Gislaine Schon

Capítulo 5 - A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS E MAPAS MENTAIS COMO INSTRUMENTO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Matheus Leão Mota
Raiza Alcântara Frota
Wellington da Silva Fonseca

Capítulo 6 - USO DE APLICATIVOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FRAÇÕES
José Fernando de Lima Júnior
Éder Araújo da Silva 

Capítulo 7 - ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA PRÁTICA EDUCATIVA
Vania de Fatima Tluszcz Lippert
Lucas Ferreira Rodrigues
Guilherme Laranjeira Mendonça Oliveira
Renato Souza da Cruz
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

Capítulo 8 - A INFLUÊNCIA DO COTIDIANO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA: APRENDER COM A EXPERIÊNCIA RELATADA
Amanda Nadia Vulpini
Lucas Donizete Salviano
Gisele Laurindo
Lucas Ferreira Rodrigues
Maico Tailon Silva da Silva
Rizaldo da Silva Pereira

Capítulo 9 - A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE COMO PRÁTICA SIGNIFICATIVA EM SALA DE AULA 
Juliana Luíza pinto dos S. Teixeira
Jamiris de Sousa Silva 
Gislaine Schon 
Lúcio Costa De Andrade
Davi Milan 
Evandro De Oliveira Brito

Capítulo 10 - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: RECURSOS E POSSIBILIDADES MOTIVACIONAIS EM SALA DE AULA
Bibiana Kaiser Dutra
Rogério Silva Aguiar Sato
Vanessa Serafim Da Silva
Evandro De Oliveira Brito
Mariane Silva Parodia
Gislane Schon

Capítulo 11 - A GAMIFICAÇAO COMO ESTRATÉGIA DE ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maico Tailon Silva da Silva
Lucas Ferreira Rodrigues 
Maria Luciana Souza Gonçalves 
Jozielle Santos Nery 
Charles David Lopes da Costa Fonseca
Alessandra Ferreira dos Santos

Capítulo 12 - FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO PROCESSO INOVADOR PARA A APRENDIZAGEM 
Lucas Ferreira Rodrigues
Luciandro Tassio Ribeiro de Souza
Bibiana Kaiser Dutra
Davi Milan
Lúcio Costa de Andrade
Amanda Nadia Vulpini


Ficha Técnica

I61   Intervenções docentes para a escola do amanhã : ensino,  aprendizagem e avaliação mediados por recursos tecnológicos / organizadores: Lucas Ferreira Rodrigues ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
206 p.

ISBN 978-65-89700-26-5
DOI 10.46550/978-65-89700-26-5

1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Recursos   tecnológicos. I. Rodrigues, Lucas Ferreira (org.).            

CDU: 37:004