Esta obra resulta de investigações de pesquisadores(as) da área da Educação Inclusiva e Especial, prenhes por um mundo melhor. As pesquisas ora expostas relatam, de um lado, um recorte das práxis sociais brasileiras que, lenta e difusamente, vêm se modificando ao longo da História. Classificamos essas pesquisas nos capítulos 1 a 9 e 12 e 13 como resultado de estudos realizados anteriormente ao período pandêmico. Por outro lado, os capítulos 10 e 11 descrevem investigações sobre o processo de ensino remoto emergencial de alunos com deficiência durante a pandemia do SARS-CoV-2. A pandemia da Covid-19, certamente, afetou o processo de educação formal de alunos(as), entretanto, como mostrarão alguns dos textos ora expostos, afetou mais significativamente aqueles que necessitam de atendimento diferenciado devido às suas especificidades e ritmos diferenciados durante o processo de aprendizagem. Doravante, ainda haverá muito o que fazer para se criar as condições adequadas de inclusão de todos os alunos(as) no contexto social, especialmente no que se refere ao escolar.
APRESENTAÇÃO
Cleusa Inês Ziesmann
Eder Pires de Camargo
Estéfano Vizconde Veraszto
Capítulo 1 - A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Silvana Matos Uhmann
Capítulo 2 - POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ESTADO DO CONHECIMENTO
José Konzen
Edite Maria Sudbrack
Lizandra Andrade Nascimento
Capítulo 3 - O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A INCLUSÃO DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Marina Silveira Bonacazata Santos
Fabiana Aparecida de Carvalho
André Luis de Oliveira
Capítulo 4 - UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS SURDAS
Carmen Elisabete de Oliveira
Capítulo 5 - RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM SURDOCEGUEIRA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Beatriz Crittelli
Eder Pires de Camargo
Capítulo 6 - ANÁLISE DAS RELAÇÕES FAMÍLIA-PROFESSOR DE FÍSICA E FAMÍLIA-PROFESSOR DE APOIO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Heloisa Fernanda Francisco Batista
Sandro Rogério Vargas Ustra
Capítulo 7 - A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: UM PANORAMA NOS ESTADOS BRASILEIROS
Willdson Robson Silva do Nascimento
Eder Pires de Camargo
Eanes dos Santos Correia
Capítulo 8 - FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS COORDENADORES DOS NAPNEs DO IFPR FRENTE AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Elisabete Cristina Pereira Eches
Capítulo 9 - EDUCAÇÃO SUPERIOR E INCLUSÃO: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA UFFS
Lucélia Peron
Rosenei Cella
Capítulo 10 - A INCLUSÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: PERSPECTIVA DO PROFESSOR
Luciana Maria Estevam Marques
Elaine Gomes Matheus Furlan
Estéfano Vizconde Veraszto
Juliane Cristina Molena
Capítulo 11 - O ENSINO DE CIÊNCIAS E AUTISMO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO
Isabella Maria Buoro da Cruz
Luciana Maria Estevam Marques
Haymee Cristine Barbosa Camillo
Estéfano Vizconde Veraszto
Capítulo 12 - METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDICO: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO
Jeferson Polachini Skzypek
Edite Maria Sudbrack
Capítulo 13 - O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA MODALIDADE COLABORATIVA: A EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SÃO PAULO
Elton de Andrade Viana
Rosemeire Lopes da Paixão
Patrícia Tanganelli Lara
SOBRE OS ORGANIZADORES
I37 Inclusão escolar : desafios e perspectivas para um período pós pandêmico / organizadores : Cleusa Inês Ziesmann, Eder Pires de Camargo, Estéfano Vizconde Veraszto. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
271p.
ISBN 978-65-5397-042-7
DOI 10.46550/978-65-5397-042-7
1. Educação inclusiva. 2. Formação de professores. 3. Educação especial. I. Ziesmann, Cleusa Inês (org.). II. Camargo, Eder Pires de (org.). III. Veraszto, Estéfano Vizconde (org.)
CDU: 376