
Esta obra resulta de investigações de pesquisadores(as) da área da Educação Inclusiva e Especial, prenhes por um mundo melhor. As pesquisas ora expostas relatam, de um lado, um recorte das práxis sociais brasileiras que, lenta e difusamente, vêm se modificando ao longo da História. Classificamos essas pesquisas nos capítulos 1 a 9 e 12 e 13 como resultado de estudos realizados anteriormente ao período pandêmico. Por outro lado, os capítulos 10 e 11 descrevem investigações sobre o processo de ensino remoto emergencial de alunos com deficiência durante a pandemia do SARS-CoV-2. A pandemia da Covid-19, certamente, afetou o processo de educação formal de alunos(as), entretanto, como mostrarão alguns dos textos ora expostos, afetou mais significativamente aqueles que necessitam de atendimento diferenciado devido às suas especificidades e ritmos diferenciados durante o processo de aprendizagem. Doravante, ainda haverá muito o que fazer para se criar as condições adequadas de inclusão de todos os alunos(as) no contexto social, especialmente no que se refere ao escolar.
Acesso direto à obra: https://editorametrics.com.br/media/pdfs/31/HVGYDkBttZJa.pdf
APRESENTAÇÃO
Cleusa Inês Ziesmann
Eder Pires de Camargo
Estéfano Vizconde Veraszto
Capítulo 1 - A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Silvana Matos Uhmann
Capítulo 2 - POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ESTADO DO CONHECIMENTO
José Konzen
Edite Maria Sudbrack
Lizandra Andrade Nascimento
Capítulo 3 - O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A INCLUSÃO DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Marina Silveira Bonacazata Santos
Fabiana Aparecida de Carvalho
André Luis de Oliveira
Capítulo 4 - UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS SURDAS
Carmen Elisabete de Oliveira
Capítulo 5 - RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM SURDOCEGUEIRA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Beatriz Crittelli
Eder Pires de Camargo
Capítulo 6 - ANÁLISE DAS RELAÇÕES FAMÍLIA-PROFESSOR DE FÍSICA E FAMÍLIA-PROFESSOR DE APOIO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Heloisa Fernanda Francisco Batista
Sandro Rogério Vargas Ustra
Capítulo 7 - A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: UM PANORAMA NOS ESTADOS BRASILEIROS
Willdson Robson Silva do Nascimento
Eder Pires de Camargo
Eanes dos Santos Correia
Capítulo 8 - FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS COORDENADORES DOS NAPNEs DO IFPR FRENTE AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Elisabete Cristina Pereira Eches
Capítulo 9 - EDUCAÇÃO SUPERIOR E INCLUSÃO: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA UFFS
Lucélia Peron
Rosenei Cella
Capítulo 10 - A INCLUSÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: PERSPECTIVA DO PROFESSOR
Luciana Maria Estevam Marques
Elaine Gomes Matheus Furlan
Estéfano Vizconde Veraszto
Juliane Cristina Molena
Capítulo 11 - O ENSINO DE CIÊNCIAS E AUTISMO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO
Isabella Maria Buoro da Cruz
Luciana Maria Estevam Marques
Haymee Cristine Barbosa Camillo
Estéfano Vizconde Veraszto
Capítulo 12 - METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDICO: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO
Jeferson Polachini Skzypek
Edite Maria Sudbrack
Capítulo 13 - O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA MODALIDADE COLABORATIVA: A EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SÃO PAULO
Elton de Andrade Viana
Rosemeire Lopes da Paixão
Patrícia Tanganelli Lara
SOBRE OS ORGANIZADORES
I37 Inclusão escolar : desafios e perspectivas para um período pós pandêmico / organizadores : Cleusa Inês Ziesmann, Eder Pires de Camargo, Estéfano Vizconde Veraszto. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
271p.
ISBN 978-65-5397-042-7
DOI 10.46550/978-65-5397-042-7
1. Educação inclusiva. 2. Formação de professores. 3. Educação especial. I. Ziesmann, Cleusa Inês (org.). II. Camargo, Eder Pires de (org.). III. Veraszto, Estéfano Vizconde (org.)
CDU: 376