Inclusão Escolar: Desafios e perspectivas para um período pós pandêmico

Esta obra resulta de investigações de pesquisadores(as) da área da Educação Inclusiva e Especial, prenhes por um mundo melhor. As pesquisas ora expostas relatam, de um lado, um recorte das práxis sociais brasileiras que, lenta e difusamente, vêm se modificando ao longo da História. Classificamos essas pesquisas nos capítulos 1 a 9 e 12 e 13 como resultado de estudos realizados anteriormente ao período pandêmico.  Por outro lado, os capítulos 10 e 11 descrevem investigações sobre o processo de ensino remoto emergencial de alunos com deficiência durante a pandemia do SARS-CoV-2. A pandemia da Covid-19, certamente, afetou o processo de educação formal de alunos(as), entretanto, como mostrarão alguns dos textos ora expostos, afetou mais significativamente aqueles que necessitam de atendimento diferenciado devido às suas especificidades e ritmos diferenciados durante o processo de aprendizagem. Doravante, ainda haverá muito o que fazer para se criar as condições adequadas de inclusão de todos os alunos(as) no contexto social, especialmente no que se refere ao escolar. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Cleusa Inês Ziesmann
Eder Pires de Camargo 
Estéfano Vizconde Veraszto

Capítulo 1 - A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Silvana Matos Uhmann 

Capítulo 2 - POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NO  ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ESTADO DO CONHECIMENTO
José Konzen 
Edite Maria Sudbrack 
Lizandra Andrade Nascimento 

Capítulo 3 - O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A INCLUSÃO DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Marina Silveira Bonacazata Santos 
Fabiana Aparecida de Carvalho 
André Luis de Oliveira 

Capítulo 4 - UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS SURDAS
Carmen Elisabete de Oliveira 

Capítulo 5 - RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM SURDOCEGUEIRA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Beatriz Crittelli 
Eder Pires de Camargo 

Capítulo 6 - ANÁLISE DAS RELAÇÕES FAMÍLIA-PROFESSOR DE FÍSICA E FAMÍLIA-PROFESSOR DE APOIO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Heloisa Fernanda Francisco Batista 
Sandro Rogério Vargas Ustra 

Capítulo 7 - A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: UM PANORAMA NOS ESTADOS BRASILEIROS
Willdson Robson Silva do Nascimento 
Eder Pires de Camargo 
Eanes dos Santos Correia  

Capítulo 8 - FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS COORDENADORES DOS NAPNEs DO IFPR FRENTE AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Elisabete Cristina Pereira Eches  

Capítulo 9 - EDUCAÇÃO SUPERIOR E INCLUSÃO: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA UFFS
Lucélia Peron 
Rosenei Cella 

Capítulo 10 - A INCLUSÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO  ESPECIAL NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: PERSPECTIVA DO PROFESSOR
Luciana Maria Estevam Marques   
Elaine Gomes Matheus Furlan  
Estéfano Vizconde Veraszto  
Juliane Cristina Molena 

Capítulo 11 - O ENSINO DE CIÊNCIAS E AUTISMO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO
Isabella Maria Buoro da Cruz 
Luciana Maria Estevam Marques 
Haymee Cristine Barbosa Camillo 
Estéfano Vizconde Veraszto 

Capítulo 12 - METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDICO: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO
Jeferson Polachini Skzypek 
Edite Maria Sudbrack 

Capítulo 13 - O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA MODALIDADE COLABORATIVA: A EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SÃO PAULO
Elton de Andrade Viana 
Rosemeire Lopes da Paixão 
Patrícia Tanganelli Lara 

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

I37    Inclusão escolar : desafios e perspectivas para um período pós pandêmico / organizadores : Cleusa Inês Ziesmann, Eder Pires de Camargo, Estéfano Vizconde Veraszto. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
271p.

ISBN 978-65-5397-042-7
DOI 10.46550/978-65-5397-042-7

1. Educação inclusiva. 2. Formação de professores. 3. Educação especial. I. Ziesmann, Cleusa Inês (org.). II. Camargo, Eder Pires de (org.). III. Veraszto, Estéfano Vizconde (org.)                              

CDU: 376