Este Guia Metodológico para as Escolas Estaduais do Campo Multianos no Paraná é resultado dos estudos produzidos no curso de Especialização em Fundamentos e Práticas em Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul – Paraná, no ano de 2022. O curso é parte do programa Escola da Terra, viabilizado por uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), a UFFS e as prefeituras dos municípios de origem dos(as) cursistas. A definição pela elaboração deste Guia Metodológico deveu-se à necessidade de um material para orientar o trabalho docente e a articulação dos conteúdos nas escolas do campo organizadas em turmas multianos, ou seja, na fase I (6.º ano e 7.º ano) e na fase II (8.º ano e 9.º ano) do ensino fundamental - anos finais da rede estadual de ensino do Paraná. Assim, o curso buscou contribuir para solucionar uma demanda presente no cotidiano das escolas multianos, na expectativa de que o conjunto de ideias apresentadas sirva de suporte para o trabalho docente em sintonia com os princípios da Educação do Campo.
APRESENTAÇÃO
Seção 01
ALGUNS PRINCÍPIOS E MARCOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Seção 02
A ESCOLA DO CAMPO MULTIANOS E A COMPREENSÃO DA REALIDADE
Seção 0329
OS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA A ESCOLA DO CAMPO MULTIANOS
Seção 0437
A ARTICULAÇÃO DOS CONTEÚDOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FASE I E FASE II
4.1 O ensino de Língua Portuguesa na Educação do Campo
4.1.1 Proposta de articulação dos conteúdos de Língua Portuguesa
4.1.2 Plano de ensino de Língua Portuguesa
4.2 O ensino de Língua Inglesa na Educação do Campo
4.2.1 Proposta de articulação dos conteúdos de Língua Inglesa
4.2.2 Plano de aula de Língua Inglesa
4.3 O ensino de Educação Física na Educação do Campo
4.3.1 Proposta de articulação dos conteúdos de Educação Física
4.3.2 Plano de Aula de Educação Física
4.4 O ensino da Arte na Educação do Campo
4.4.1 Proposta de articulação dos conteúdos de Arte
4.4.2 Plano de aula de Arte
4.5 O ensino de Matemática na Educação do Campo
4.5.1 Proposta de articulação dos conteúdos de Matemática
4.5.2 Plano de aula de Matemática
4.6 O ensino de Ciências na Educação do Campo
4.6.1 Proposta de articulação dos conteúdos de Ciências
4.6.2 Plano de aula de Ciências
4.7 O ensino de Geografia na Educação do Campo
4.7.1 Proposta de articulação dos conteúdos de Geografia
4.7.2 Plano de ensino de Geografia
4.8 O ensino de História na Educação do Campo
4.8.1 Proposta de articulação dos conteúdos de História
4.8.2 Plano de aula de História
Currículos Priorizados da Rede Estadual de Ensino do Paraná utilizados para a elaboração deste Guia
SOBRE OS(AS) AUTORES(AS)