Guia Metodológico Para As Escolas Estaduais Do Campo Multianos No Paraná

Este Guia Metodológico para as Escolas Estaduais do Campo Multianos no Paraná é resultado dos estudos produzidos no curso de Especialização em Fundamentos e Práticas em Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul – Paraná, no ano de 2022. O curso é parte do programa Escola da Terra, viabilizado por uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), a UFFS e as prefeituras dos municípios de origem dos(as) cursistas. A definição pela elaboração deste Guia Metodológico deveu-se à necessidade de um material para orientar o trabalho docente e a articulação dos conteúdos nas escolas do campo organizadas em turmas multianos, ou seja, na fase I (6.º ano e 7.º ano) e na fase II (8.º ano e 9.º ano) do ensino fundamental - anos finais da rede estadual de ensino do Paraná. Assim, o curso buscou contribuir para solucionar uma demanda presente no cotidiano das escolas multianos, na expectativa de que o conjunto de ideias apresentadas sirva de suporte para o trabalho docente em sintonia com os princípios da Educação do Campo.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO7
Seção 0111
ALGUNS PRINCÍPIOS E MARCOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO13
Seção 0219
A ESCOLA DO CAMPO MULTIANOS E A COMPREENSÃO DA REALIDADE 21
Seção 0329
OS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA A ESCOLA DO CAMPO MULTIANOS31
Seção 0437
A ARTICULAÇÃO DOS CONTEÚDOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  FASE I E FASE II39

4.1 O ensino de Língua Portuguesa na Educação do Campo40
4.1.1 Proposta de articulação dos conteúdos de Língua Portuguesa43
4.1.2 Plano de ensino de Língua Portuguesa56

4.2 O ensino de Língua Inglesa na Educação do Campo64
4.2.1 Proposta de articulação dos conteúdos de Língua Inglesa66
4.2.2 Plano de aula de Língua Inglesa78


4.3 O ensino de Educação Física na Educação do Campo81
4.3.1 Proposta de articulação dos conteúdos de Educação Física83
4.3.2 Plano de Aula de Educação Física90

4.4 O ensino da Arte na Educação do Campo93
4.4.1 Proposta de articulação dos conteúdos de Arte94
4.4.2 Plano de aula de Arte108

4.5 O ensino de Matemática na Educação do Campo110
4.5.1 Proposta de articulação dos conteúdos de Matemática111
4.5.2 Plano de aula de Matemática119

4.6 O ensino de Ciências na Educação do Campo121
4.6.1 Proposta de articulação dos conteúdos de Ciências122
4.6.2 Plano de aula de Ciências135

4.7 O ensino de Geografia na Educação do Campo138
4.7.1 Proposta de articulação dos conteúdos de Geografia139
4.7.2 Plano de ensino de Geografia153

4.8 O ensino de História na Educação do Campo155
4.8.1 Proposta de articulação dos conteúdos de História157
4.8.2 Plano de aula de História167
Currículos Priorizados da Rede Estadual de Ensino do Paraná utilizados para a elaboração deste Guia179
SOBRE OS(AS) AUTORES(AS)181


Ficha Técnica

G943   Guia metodológico para as escolas estaduais do campo multianos 
no Paraná [recurso eletrônico] / Claudia Elena dos Santos ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2023.
182 p. : il.
 
ISBN 978-65-5397-107-3
DOI 10.46550/978-65-5397-107-3
1. Educação do campo - Guia. I. Santos, Claudia Elena dos.
 
CDU: 37(036)