O presente Guia de Atividades Promotoras do Pensamento Crítico no Ensino de Ciências tem como objetivo apresentar aos professores de Ciências estratégias de ensino voltadas ao desenvolvimento do Pensamento Crítico. O Guia apresenta 23 estratégias, atividades e práticas de ensino consideradas próprias para promoção do Pensamento Crítico no ensino de Ciências. A pluralidade de atividades aqui apresentadas permite possibilidades e arranjos variados entre as mesmas no seu uso específico e o mais importante é que a cada estratégia são apontadas as referências principais. O Guia, portanto, favorece o processo de formação inicial e continuada de professores de Ciências, bem como a utilização mais adequada destas estratégias de ensino, contribuindo para a promoção do Pensamento Crítico em Ciências e para o processo de Alfabetização Científica.
Apresentação
Introdução
1 Estratégias para ensino de Ciências presentes nos Livros Didáticos de países ibero-americanos
1 Trabalho em Grupo
2 Pesquisa
3 Abordagem CTS/ CTSA
4 Prática Pedagógica
5 Oficinas
6 Mapa Mental
7 Esquemas
8 Charge
9 Teatro
10 Debate/ Fórum
2 Estratégias para ensino de Ciências na literatura da área
1 Educar pela pesquisa
2 Experimentação Investigativa
3 Resolução de Problemas
4 Ensino por Investigação
5 Situações de Estudo
6 Pedagogia de Projetos
7 Júri/ Júri Simulado
8 Seminário
9 Ensaio Argumentativo
10 IFAC/ IFAEC
11 Uso da Web/ TIC
12 Questionamento
13 Modelagem nas Ciências
Referências
F224g Farias, Ariély Lencina de
Guia de atividades promotoras do pensamento crítico no ensino de ciências / Ariély Lencina de Farias, Letiane Lopes da Cruz, Roque Ismael da Costa Güllich. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
49 p.
ISBN 978-65-5397-058-8
DOI 10.46550/978-65-5397-058-8
1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Práticas de ensino. I. Cruz, Letiane Lopes da II. Güllich, Roque Ismael da Costa III. Título
CDU: 37:50(036)