
O presente Guia de Atividades Promotoras do Pensamento Crítico no Ensino de Ciências tem como objetivo apresentar aos professores de Ciências estratégias de ensino voltadas ao desenvolvimento do PC. Assim, será mais prático desenvolver suas aulas de modo que busquem provocar/ despertar o Pensamento Crítico (PC), reflexivo e criativo em seus alunos.A produção deste guia foi possível graças ao financiamento do projeto de pesquisa: “O Pensamento Crítico e o Ensino de Ciências: estudo comparativo sobre estratégias didáticas em livros didáticos Colombianos” - EDITAL Nº 270/GR/UFFS/2020, advindos de recursos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Esta pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2020 e 2022 e por conta da Pandemia de Covid-19 precisou ser readequada, gerando assim novos produtos como este.As estratégias que constam neste guia foram desenvolvidas com base no estudo principal do projeto e em estudos de revisão de literatura, pesquisas empíricas, pesquisas documentais com livros didáticos, documentos curriculares e referências teóricas como trabalhos que contemplam o tema do PC em Ciências. Sendo muitas destas estratégias frequentes em livros didáticos (LD) de Ciências e na literatura de países iberoamericanos como Brasil, Colômbia, Portugal, Espanha, Argentina, Venezuela, Peru e Chile. Estão apresentadas 23 estratégias/atividades/práticas de ensino consideradas próprias para promoção do PC no ensino de Ciências. A pluralidade permite possibilidades e arranjos variados entre as mesmas no seu uso específico e o mais importante é que a cada estratégia apresentada estão apontadas as referências principais/fontes de cada uma.
Apresentação
Introdução
1 Estratégias para ensino de Ciências presentes nos Livros Didáticos de países ibero-americanos
1 Trabalho em Grupo
2 Pesquisa
3 Abordagem CTS/ CTSA
4 Prática Pedagógica
5 Oficinas
6 Mapa Mental
7 Esquemas
8 Charge
9 Teatro
10 Debate/ Fórum
2 Estratégias para ensino de Ciências na literatura da área
1 Educar pela pesquisa
2 Experimentação Investigativa
3 Resolução de Problemas
4 Ensino por Investigação
5 Situações de Estudo
6 Pedagogia de Projetos
7 Júri/ Júri Simulado
8 Seminário
9 Ensaio Argumentativo
10 IFAC/ IFAEC
11 Uso da Web/ TIC
12 Questionamento
13 Modelagem nas Ciências
Referências
F224g Farias, Ariély Lencina de
Guia de atividades promotoras do pensamento crítico no ensino de ciências / Ariély Lencina de Farias, Letiane Lopes da Cruz, Roque Ismael da Costa Güllich. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
49 p.
ISBN 978-65-5397-058-8
DOI 10.46550/978-65-5397-058-8
1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Práticas de ensino. I. Cruz, Letiane Lopes da II. Güllich, Roque Ismael da Costa III. Título
CDU: 37:50(036)