A presente obra pretende contribuir com as discussões que permeiam a busca pela democratização efetiva das escolas públicas, no intuito de conseguir avançar nas questões da participação para a democratização da educação. Espera-se contribuir para o entendimento da gestão democrática e seus diversos significados após o processo de redemocratização pós Constituição Federal de 1988, no Brasil, através da legislação e suas influências no Estado de Mato Grosso e na escola São Estadual Miguel, pois a luta por democracia deve ser permanente em todos os espaços. A aprovação das leis educacionais, após a CF/88, trouxe inúmeros avanços, principalmente, os relacionados à democratização da educação e à própria implantação dos CDCE’s. No caso de Mato Grosso, a lei 7.040/1998 trouxe o fim de um ciclo que era o de apadrinhamento nas indicações de diretores escolares. Com a nova lei, a própria comunidade pode realizar as eleições e escolher seus representantes, porém, devemos estar sempre atentos aos ataques à democracia. A gestão democrática no Estado de Mato Grosso possibilitou a participação da comunidade escolar nas discussões sobre a melhoria na qualidade do ensino público, contribuindo com as políticas públicas educacionais de fortalecimento da gestão e na descentralização da educação na tomada de decisão.
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM MEADOS DO SÉCULO XX
1.1 A educação brasileira durante os governos militares (1964-1985)
1.2 Educação e o processo de redemocratização sob influência do neoliberalismo
1.3 Consolidação da gestão democrática na educação brasileira
1.4 Participação da comunidade escolar na tomada de decisão
1.5 Conselho deliberativo da comunidade escolar, uma forma de participação democrática
1.6 A identidade da escola: projeto político pedagógico participativo
Capítulo 2 - HISTÓRICO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NO ESTADO DE MATO GROSSO
2.1 Aspectos históricos do Estado de Mato Grosso
2.2 A gestão democrática o Estado de Mato Grosso
2.2.1 Dados estatísticos sobre a educação no Estado de Mato Grosso
2.2.2 Gestão democrática no Estado de Mato Grosso: uma mobilização da comunidade escolar
2.3 Legislação da gestão democrática e sua aplicabilidade em Mato Grosso
2.3.1 Eleição ou indicação de diretor escolar
2.3.2 Institucionalização dos Conselhos Escolares
2.4 O Sindicato dos Trabalhadores em educação do Ensino Público: uma luta pela democratização do ensino público no Estado de MT
2.5 A participação nos processos deliberativos da gestão educacional
Capítulo 3 - GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL SÃO MIGUEL
3.1 História da Escola Estadual São Miguel e do CDCE
3.2 Gestão democrática na perspectiva da comunidade escolar
3.2.1 Gestão democrática e gestão escolar
3.2.2 Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE)
3.2.3 As ações e a atuação do conselho escolar na EESM
3.2.3.1 A proposta pedagógica da EESM
3.2.3.2 Liderança e gestão democrática
3.2.3.3 A importância da experiência em gestão escolar e o CDCE
3.2.3.4 “Excelência” e “qualidade” do ensino na gestão democrática
3.2.4 Atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência
3.2.5 Estudantes indígenas na EESM
3.2.6 Análise das entrevistas e panorama dos sujeitos pesquisados
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
P437g Peres, Sonia Maria Zanezi
Gestão democrática escolar [recurso eletrônico] : 2021. fundamentos, princípios e experiências / Sonia Maria Zanezi Peres. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
183 p.
ISBN 978-65-89700-39-5
DOI 10.46550/978-65-89700-39-5
1. Educação - História - Brasil. 2. Gestão escolar. 3. Ensino público - Mato Grosso. I. Título
CDU: 37.014