A intenção primordial desta obra é de incitar o diálogo e potencializar os leitores a partir das mais variadas temáticas expostas nos capítulos, como configurações de expressão, como plataformas de expansão das diferentes visões de mundo, percepções individuais ou coletivas, formadoras de emoções e saberes, que abarcam a esfera da formação profissional e sobretudo humana. Dentre as tantas funções desta obra, encontra-se a intenção de nos organizar enquanto leitores e sujeitos em construção e de nos libertar do caos, pois compreende-se a literatura como uma forma de conhecimento, que pressupõe e sugere uma coerência mental, que nos atinge, nos modifica, nos toca, nos transforma e portando nos humaniza. Assim, apresenta-se neste trabalho coletivo, fragmentos de uma perseverante e valiosa busca por respostas, estratégias, problematizações, investigações e questionamentos que se entrelaçam com a dinâmica do pensamento crítico docente, desse modo, auxiliando na constituição de uma nova forma de estar e de intervir no mundo como seres históricos e tão plurais que somos.
PREFÁCIO
Ludmila Magalhães Naves
Capítulo 1
REFLEXÕES EM TORNO DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA: PROPOSTAS METODOLÓGICAS EM DOCUMENTO OFICIAIS PARA O ENSINO MÉDIO
Caroline Helena dos Santos
Osnir Branco
Miguel Heitor Braga Vieira
Capítulo 2
O CURSO DE LETRAS, A SALA DE AULA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LINGUÍSTICA APLICADA EM TEMPOS DIFÍCEIS
Fernando Silvério de Lima
Cristina Aparecida de Jesus
Tátima Venâncio de Paula Mapa
Capítulo 3
PEDAGOGIA E PEDAGOGOS: UMA TRAJETÓRIA DESDE A FORMULAÇÃO DA GRADUAÇÃO À CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NO BRASIL E NA UFLA
Caroline Souza Silva
Capítulo 4
CARTA AOS PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Josiele Vita da Silva Tavares
Capítulo 5
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DE LEITURA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Keila Montes Pereira Rodrigues
Joselma Silva
Capítulo 6
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: REFLEXÕES PARA PRÁTICA DOCENTE
Josiele Vita da Silva Tavares
Capítulo 7
IMAGENS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA POTENCIALIDADE DA ARTE ILUSTRATIVA E/OU NARRATIVA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL
Ludmila Magalhães Naves
Juliana Paula de Oliveira Gomes
Capítulo 8
DOCUMENTO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA SME DE GOIÂNIA: FUTURO ALMEJADO PARA NOSSAS CRIANÇAS
Priscilla da Costa Cunha
Tereza Borges de Jesus Rodrigues
Vinícius Borges Silva
Capítulo 9
ATUAÇÃO DOS EDUCADORES COM ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Paula de Lourdes Silva
Michelle Alexandra Gomes Alves
Capítulo 10
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA: USANDO SALA DE AULA INVERTIVA
Francisco Wellery Gomes Bezerra
Capítulo 11
DESAFIOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE DE ENSINO: VISÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS
Edna Antunes
Vanessa Aparecida Palermo Campos
João Carlos Pereira de Moraes
Capítulo 12
INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO FATOR COADJUVANTE NO PROCESSO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DA CRIANÇA COM TDAH NO CICLO 1 DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL JACINTHO COELHO, GOIÂNIA - GO
Tereza Borges de Jesus Rodrigues
SOBRE OS ORGANIZADORES
F723 Formação docente no Brasil, o que a história nos conta, o que queremos contar [recurso eletrônico] : perspectivas e caminhos para as próximas gerações / organizadores: Adelene de Souza ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
204 p.
ISBN 978-65-89700-45-6
DOI 10.46550/978-65-89700-45-6
1. Formação de professores - Brasil. 2. Educação. I. Souza, Adelene de (org.).
CDU: 371.13