Formação Docente: reflexões e práticas interdisciplinares

Com o constante avanço das metodologias de ensino, a formação docente enfrenta a demanda por materiais suplementares que estejam alinhados com essa evolução. Nesse cenário, emerge este trabalho, uma valiosa contribuição que proporciona discussões e reflexões profundas sobre a prática docente. Os artigos aqui apresentados abrangem modelos de práticas experimentais, relatos de experiências e discussões conceituais, oferecendo ao leitor uma imersão no campo educacional. Respeitando a autonomia dos docentes, reconhecemos sua expertise no contexto educacional e social. Buscamos ressignificar e revisitar tópicos dos currículos atuais, abordando temas contemporâneos para atender ao novo conceito mundial de ensino. A cada capítulo, o objetivo é fomentar uma prática educacional que estimule a participação, reflexão e transformação dos alunos. Este trabalho resulta de uma colaboração entre docentes do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) dos campi Jundiaí e Birigui, da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e da FEITEP (Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional), evidenciando sua natureza interdisciplinar. Convidamos os leitores a uma apreciação crítica construtiva e uma análise que permita uma reflexão sobre sua prática docente cotidiana.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO11
Mauro Vanderlei de Amorim
Capítulo 1 - ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EXPERIMENTAL PARA ENSINO DO MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO 13
Mauro Vanderlei de Amorim
Jonathan Tejeda Quartuccio
Getúlio Teruo Tateoki 
Natália de Paula e Silva
Jakson Tsukada
Capítulo 2 - DETECTOR DE PARTÍCULAS ALFA: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO PARA INSERÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 33
Mauro Vanderlei de Amorim
Érick Alves Santos
Jonathan Tejeda Quartuccio
Jackson Tsukada
Capítulo 3 - CRÍTICA À ABORDAGEM CONVENCIONAL DO FENÔMENO DA SUSTENTAÇÃO DO VOO49
Mauro Vanderlei de Amorim
Jonathan Tejeda Quartuccio
Érick Alves Santos
Jackson Tsukada
Eberval Oliveira Castro
Capítulo 4 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: OPORTUNIDADES PARA A EDUCAÇÃO65
Marcos Jailson Costa Silva
Capítulo 5 - DELINEAMENTOS GERAIS SOBRE AS RAÍZES DA IDEOLOGIA DO BRANQUEAMENTO NO BRASIL81
Weber Lopes Góes
Capítulo 6 - ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA MONITORAMENTO E MANUTENÇÃO DE NOBREAK COM FERRAMENTA MICROCONTROLADA 105
Jackson Tsukada
Yuri Alexandre Ludovino de Jesus
Sílvio Miguel Parmegiani Marcucci
Luis Fernando Cusioli
SOBRE OS AUTORES119


Ficha Técnica

F723   Formação docente  [recurso eletrônico] : reflexões e práticas
interdisciplinares / organizador: Mauro Vanderlei de Amorim. - Santo Ângelo : Metrics, 2023.
124 p. : il.
 
ISBN 978-65-5397-145-5
DOI 10.46550/978-65-5397-145-5
1. Educação. 2. Formação de professores. I. Amorim,  
Mauro Vanderlei de (org.). 
 
           CDU: 371.13