Editora Metrics

Formação De Professores No Ensino De Ciências

O Livro Formação de Professores no Ensino de Ciências aborda uma temática que se apresenta presente sempre que falamos de Educação, Escola ou Professores. Tem sido alvo de grandes debates ao longo de muitas décadas e, certamente, ainda muito atual. Organizado em 14 capítulos de pesquisadores e professores de diversas instituições brasileiras, foi prefaciado e posfaciado pelos professores Doutores Otavio Maldaner, Neiva e Decio Auler, pesquisadores que sempre contribuíram com a formação de professores e com o Ensino de Ciências no nosso país. O livro, através de suas páginas, procura ampliar a reflexão sobre a formação inicial e continuada de professores de Ciências no contexto educativo. É uma obra destinada a professores, pesquisadores e iniciantes na área de Ciências da Natureza que tenham interesse de leitura em temas, tais como, os estágios, a Residência Pedagógica e o PIBID, os laboratórios de pesquisa e o ler e escrever na licenciatura. São apresentadas, também, concepções de professores e práticas pedagógicas interdisciplinares, e a importância do planejamento na formação inicial. Além disso, problematizam-se algumas propostas como a pedagogia da práxis em cursos pré-universitários, a metodologia Dicumba e  a formação continuada por meio da EaD, bem como a formação de professores na Educação Profissional.

Download/Compra
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Sumário

PREFÁCIO
Otavio Aloisio Maldaner

APRESENTAÇÃO
Vantoir Roberto Brancher
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques  
Sandra Elisabet Bazan Nonenmacher

Capítulo 1 - METODOLOGIA DICUMBA: DESDOBRAMENTOS PARA/NA FORMAÇÃO DOCENTE
Everton Bedin
José Claudio Del Pino 

Capítulo 2 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES DIANTE DA REALIDADE DOCENTE
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques 
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto 

Capítulo 3 - CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS POR EXPERIMENTAÇÃO NO DIÁLOGO COM ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL
Alexandre José Krul 
Rúbia Emmel 
Maria Cristina Pansera-de-Araújo 

Capítulo 4 - PEDAGOGIA DA PRÁXIS: O PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA POTENCIALIZA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM FÍSICA?
Willian Grecillo dos Santos 
Lucas Carvalho Pacheco 
Thiago Flores Magoga 
Cristiane Muenchen  

Capítulo 5 - UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: POTENCIALIDADES E LIMITES
André Ary Leonel  

Capítulo 6 - O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA AS NOVAS GERAÇÕES: REFLEXÕES ACERCA DE UMA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO REALIZADA COM FUTUROS DOCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Larissa Lunardi 
Rúbia Emmel 

Capítulo 7 - A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: INTERPRETAÇÕES E AÇÕES DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA UFPA
Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva 
Reginaldo dos Santos 
André Santana  

Capítulo 8 - LER E ESCREVER: UM PRESSUPOSTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES
Maria Aparecida Lucca Paranhos
Clarinês Hames
Adriana Toso Kemp 

Capítulo 9 - PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE E IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Milton Antonio Auth 
Silvia Cristina Binsfeld  

Capítulo 10 - RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: REPENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS 
Catiane Mazocco Paniz 
Maria Rosângela Silveira Ramos 

Capítuo 11 - DOS IMAGINÁRIOS DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SOBRE A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA AO ATO DE PLANEJAR: UMA TRAMA COM MUITOS NÓS
Julio Cesar Bresolin Marinho 

Capítulo 12 - FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TEMPOS DA COVID-19: UM MOMENTO INTERDISCIPLINAR
Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva 
Denise Caroline de Souza 
Juliane Priscila Diniz Sachs 
Luís Guilherme Sachs 

Capítulo 13 - O ENSINO DE BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PRINCÍPIOS, ESPAÇOS E POSSIBILIDADES
Willian da Silva Medeiros 
Vantoir Roberto Brancher  
Neiva Maria Frizon Auler 

Capítulo 14 - ATOS DE CURRÍCULO DE FORMADORES DE PROFESSORES: NA MIRA(GEM) DE UMA EDUCAÇÃO POLITÉCNICA EM UM INSTITUTO FEDERAL
Daniella de Souza Bezerra 

POSFÁCIO
Neiva Maria Frizon Auler
Décio Auler 

SOBRE OS AUTORES

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

F723  Formação de professores no ensino de ciências / organizadores: Vantoir Roberto Brancher, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
383 p. ; 21 cm

ISBN 978-65-89700-32-6
DOI 10.46550/978-65-89700-32-6

1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Formação de professores. I. Brancher, Vantoir Roberto (org.). II. Drehmer-Marques, Keiciane Canabarro (org.). III. Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana (org.).                                       

CDU: 371.13:50

Autores