É com grande alegria que apresentamos à comunidade a obra Formação de professores no Ensino de Ciências, a obra é composta por 14 capítulos e conta com a participação de professores, estudantes, pesquisadores e profissionais de distintas instituições de ensino brasileiras. Nosso objetivo central foi (re)pensar a formação docente, inicial, continuada ou permanente, voltada para o ensino de ciências na contemporaneidade.
PREFÁCIO
Otavio Aloisio Maldaner
APRESENTAÇÃO
Vantoir Roberto Brancher
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
Sandra Elisabet Bazan Nonenmacher
Capítulo 1 - METODOLOGIA DICUMBA: DESDOBRAMENTOS PARA/NA FORMAÇÃO DOCENTE
Everton Bedin
José Claudio Del Pino
Capítulo 2 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES DIANTE DA REALIDADE DOCENTE
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
Capítulo 3 - CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS POR EXPERIMENTAÇÃO NO DIÁLOGO COM ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL
Alexandre José Krul
Rúbia Emmel
Maria Cristina Pansera-de-Araújo
Capítulo 4 - PEDAGOGIA DA PRÁXIS: O PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA POTENCIALIZA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM FÍSICA?
Willian Grecillo dos Santos
Lucas Carvalho Pacheco
Thiago Flores Magoga
Cristiane Muenchen
Capítulo 5 - UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: POTENCIALIDADES E LIMITES
André Ary Leonel
Capítulo 6 - O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA AS NOVAS GERAÇÕES: REFLEXÕES ACERCA DE UMA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO REALIZADA COM FUTUROS DOCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Larissa Lunardi
Rúbia Emmel
Capítulo 7 - A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: INTERPRETAÇÕES E AÇÕES DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA UFPA
Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva
Reginaldo dos Santos
André Santana
Capítulo 8 - LER E ESCREVER: UM PRESSUPOSTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES
Maria Aparecida Lucca Paranhos
Clarinês Hames
Adriana Toso Kemp
Capítulo 9 - PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE E IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Milton Antonio Auth
Silvia Cristina Binsfeld
Capítulo 10 - RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: REPENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Catiane Mazocco Paniz
Maria Rosângela Silveira Ramos
Capítulo 11 - DOS IMAGINÁRIOS DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SOBRE A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA AO ATO DE PLANEJAR: UMA TRAMA COM MUITOS NÓS
Julio Cesar Bresolin Marinho
Capítulo 12 - FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TEMPOS DA COVID-19: UM MOMENTO INTERDISCIPLINAR
Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva
Denise Caroline de Souza
Juliane Priscila Diniz Sachs
Luís Guilherme Sachs
Capítulo 13 - O ENSINO DE BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PRINCÍPIOS, ESPAÇOS E POSSIBILIDADES
Willian da Silva Medeiros
Vantoir Roberto Brancher
Neiva Maria Frizon Auler
Capítulo 14 - ATOS DE CURRÍCULO DE FORMADORES DE PROFESSORES: NA MIRA(GEM) DE UMA EDUCAÇÃO POLITÉCNICA EM UM INSTITUTO FEDERAL
Daniella de Souza Bezerra
POSFÁCIO
Neiva Maria Frizon Auler
Décio Auler
SOBRE OS AUTORES
SOBRE OS ORGANIZADORES
F723 Formação de professores no ensino de ciências / organizadores: Vantoir Roberto Brancher, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
383 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-89700-32-6
DOI 10.46550/978-65-89700-32-6
1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Formação de professores. I. Brancher, Vantoir Roberto (org.). II. Drehmer-Marques, Keiciane Canabarro (org.). III. Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana (org.).
CDU: 371.13:50