Formação De Professores No Ensino De Ciências

É com grande alegria que apresentamos à comunidade a obra Formação de professores no Ensino de Ciências, a obra é composta por 14 capítulos e conta com a participação de professores, estudantes, pesquisadores e profissionais de distintas instituições de ensino brasileiras. Nosso objetivo central foi (re)pensar a formação docente, inicial, continuada ou permanente, voltada para o ensino de ciências na contemporaneidade. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO 
Otavio Aloisio Maldaner

APRESENTAÇÃO
Vantoir Roberto Brancher
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques  
Sandra Elisabet Bazan Nonenmacher

Capítulo 1 - METODOLOGIA DICUMBA: DESDOBRAMENTOS PARA/NA FORMAÇÃO DOCENTE
Everton Bedin
José Claudio Del Pino 

Capítulo 2 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES DIANTE DA REALIDADE DOCENTE
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques 
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto 

Capítulo 3 - CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS POR EXPERIMENTAÇÃO NO DIÁLOGO COM ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL
Alexandre José Krul 
Rúbia Emmel 
Maria Cristina Pansera-de-Araújo 

Capítulo 4 - PEDAGOGIA DA PRÁXIS: O PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA POTENCIALIZA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM FÍSICA?
Willian Grecillo dos Santos 
Lucas Carvalho Pacheco 
Thiago Flores Magoga 
Cristiane Muenchen  

Capítulo 5 - UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: POTENCIALIDADES E LIMITES
André Ary Leonel  

Capítulo 6 - O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA AS NOVAS GERAÇÕES: REFLEXÕES ACERCA DE UMA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO REALIZADA COM FUTUROS DOCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 
Larissa Lunardi 
Rúbia Emmel 

Capítulo 7 - A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: INTERPRETAÇÕES E AÇÕES DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA UFPA
Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva 
Reginaldo dos Santos 
André Santana  

Capítulo 8 - LER E ESCREVER: UM PRESSUPOSTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES
Maria Aparecida Lucca Paranhos
Clarinês Hames
Adriana Toso Kemp 

Capítulo 9 - PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE E IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Milton Antonio Auth 
Silvia Cristina Binsfeld  

Capítulo 10 - RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: REPENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS 
Catiane Mazocco Paniz 
Maria Rosângela Silveira Ramos 

Capítulo 11 - DOS IMAGINÁRIOS DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SOBRE A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA AO ATO DE PLANEJAR: UMA TRAMA COM MUITOS NÓS
Julio Cesar Bresolin Marinho 

Capítulo 12 - FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TEMPOS DA COVID-19: UM MOMENTO INTERDISCIPLINAR
Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva 
Denise Caroline de Souza 
Juliane Priscila Diniz Sachs 
Luís Guilherme Sachs 

Capítulo 13 - O ENSINO DE BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PRINCÍPIOS, ESPAÇOS E  POSSIBILIDADES
Willian da Silva Medeiros 
Vantoir Roberto Brancher  
Neiva Maria Frizon Auler 

Capítulo 14 - ATOS DE CURRÍCULO DE FORMADORES DE PROFESSORES: NA MIRA(GEM) DE UMA EDUCAÇÃO POLITÉCNICA EM  UM INSTITUTO FEDERAL
Daniella de Souza Bezerra 

POSFÁCIO
Neiva Maria Frizon Auler
Décio Auler 

SOBRE OS AUTORES

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

F723  Formação de professores no ensino de ciências / organizadores: Vantoir Roberto Brancher, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
383 p. ; 21 cm

ISBN 978-65-89700-32-6
DOI 10.46550/978-65-89700-32-6

1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Formação de professores. I. Brancher, Vantoir Roberto (org.). II. Drehmer-Marques, Keiciane Canabarro (org.). III. Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana (org.).                                            

CDU: 371.13:50