Este e-book é o resultado de um compromisso inabalável com a qualidade do ensino e a produção de conhecimento durante o desafiador período da pandemia da COVID-19. Com o fechamento das escolas e universidades, buscamos alternativas para promover atividades de pesquisa, formação continuada de professores e ensino-aprendizagem na Educação Básica. Diante das dificuldades impostas, as novas tecnologias de comunicação emergiram e permitiram a criação de plataformas on-line, conectando pessoas em diferentes segmentos da sociedade, viabilizando transações comerciais, contatos familiares e encontros virtuais. Este livro é fruto do empenho dos autores e orientandos do Programa de Pós-Graduação no Ensino das Ciências (PPGEC) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Seu principal objetivo é oferecer subsídios para a formação continuada de professores da Educação Básica, por meio de pesquisas e oficinas pedagógicas, visando aprimorar a qualidade do ensino. Superando as limitações da pandemia, aplicamos a ferramenta didático-metodológica Sequência Didática Interativa (SDI) e realizamos pesquisas por meio de plataformas digitais, como o Google Meet. O resultado é um e-book com dez capítulos, produzidos em colaboração com colegas de outras universidades. Apesar dos obstáculos enfrentados, a produção desta obra reflete o compromisso com a evolução do ensino, o avanço do conhecimento e a adaptação às novas realidades, tornando-se um valioso recurso para educadores e pesquisadores em tempos desafiadores.
PREFÁCIO
Monica Lopes Folena Araújo
APRESENTAÇÃO
Maria Marly de Oliveira, PhD
Capítulo 1 - EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA E ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 2 - O PENSAMENTO FREIREANO NA FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS AFLORAMENTOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19
Maria Inêz Oliveira Araujo
Mônica Andrade Modesto
Aline Lima de Oliveira Nepomuceno
Mariana Reis Fonseca
Capítulo 3 - UTILIZAÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO DIALÉTICO EM PERÍODO PANDÊMICO PARA A CONCEITUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E DE MATEMÁTICA FINANCEIRA POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Stephany Karoline de Souza Chiappetta
Capítulo 4 - ESCOLAS MULTISSERIADAS NO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Crislaine Maria da Silva
Ana Patrícia da Silva
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 5 - COTEJANDO TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM UMA ESTRATÉGIA INOVADORA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES
Andréa Alice da Cunha Faria
Gilvaneide Ferreira de Oliveira
Aristides José de Oliveira Neto
Capítulo 6 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA VIRTUAL NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Crislaine Maria da Silva
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 7 - CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO HUMANA NO CAMPO DA PEDAGOGIA LIBERTÁRIA DE PAULO FREIRE MÉTODO DE ESTUDO IMANENTE
Ciro Bezerra
Sandra Regina Paz
Elione Maria Nogueira Diógenes
Fábio Montes
Capítulo 8 - TRANSDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
João Justino Barbosa
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 9 - NOVOS CONTEXTOS, NOVAS DEMANDAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DO RECIFE NO PERÍODO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID19)
Maria Ana Paula Freire da Silva
Gabriela Monteiro Cabral de Arruda
Gilvaneide Ferreira de Oliveira
Capítulo 10 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A VIVÊNCIA DO CÍRCULO HERMENÊUTICO DIALÉTICO VIRTUAL
Suellen Tarcyla da Silva Lima
Maria Marly de Oliveira