Formação De Professores Em Tempos De Pandemia: Enfrentamentos freireanos

Este e-book é o resultado de um compromisso inabalável com a qualidade do ensino e a produção de conhecimento durante o desafiador período da pandemia da COVID-19. Com o fechamento das escolas e universidades, buscamos alternativas para promover atividades de pesquisa, formação continuada de professores e ensino-aprendizagem na Educação Básica. Diante das dificuldades impostas, as novas tecnologias de comunicação emergiram e permitiram a criação de plataformas on-line, conectando pessoas em diferentes segmentos da sociedade, viabilizando transações comerciais, contatos familiares e encontros virtuais. Este livro é fruto do empenho dos autores e orientandos do Programa de Pós-Graduação no Ensino das Ciências (PPGEC) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Seu principal objetivo é oferecer subsídios para a formação continuada de professores da Educação Básica, por meio de pesquisas e oficinas pedagógicas, visando aprimorar a qualidade do ensino. Superando as limitações da pandemia, aplicamos a ferramenta didático-metodológica Sequência Didática Interativa (SDI) e realizamos pesquisas por meio de plataformas digitais, como o Google Meet. O resultado é um e-book com dez capítulos, produzidos em colaboração com colegas de outras universidades. Apesar dos obstáculos enfrentados, a produção desta obra reflete o compromisso com a evolução do ensino, o avanço do conhecimento e a adaptação às novas realidades, tornando-se um valioso recurso para educadores e pesquisadores em tempos desafiadores.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Monica Lopes Folena Araújo

APRESENTAÇÃO
Maria Marly de Oliveira, PhD

Capítulo 1 - EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA E ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS 
Maria Marly de Oliveira 

Capítulo 2 - O PENSAMENTO FREIREANO NA FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS AFLORAMENTOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19
Maria Inêz Oliveira Araujo
Mônica Andrade Modesto
Aline Lima de Oliveira Nepomuceno
Mariana Reis Fonseca

Capítulo 3 - UTILIZAÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO DIALÉTICO EM PERÍODO PANDÊMICO PARA A CONCEITUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E DE MATEMÁTICA FINANCEIRA POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Stephany Karoline de Souza Chiappetta

Capítulo 4 - ESCOLAS MULTISSERIADAS NO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Crislaine Maria da Silva
Ana Patrícia da Silva
Maria Marly de Oliveira

Capítulo 5 - COTEJANDO TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM UMA ESTRATÉGIA INOVADORA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES
Andréa Alice da Cunha Faria
Gilvaneide Ferreira de Oliveira
Aristides José de Oliveira Neto

Capítulo 6 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA VIRTUAL NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Crislaine Maria da Silva
Maria Marly de Oliveira

Capítulo 7 - CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO HUMANA NO CAMPO DA PEDAGOGIA LIBERTÁRIA DE PAULO FREIRE MÉTODO DE ESTUDO IMANENTE
Ciro Bezerra
Sandra Regina Paz
Elione Maria Nogueira Diógenes
Fábio Montes

Capítulo 8 - TRANSDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
João Justino Barbosa
Maria Marly de Oliveira

Capítulo 9 - NOVOS CONTEXTOS, NOVAS DEMANDAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DO RECIFE NO PERÍODO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID19)
Maria Ana Paula Freire da Silva
Gabriela Monteiro Cabral de Arruda
Gilvaneide Ferreira de Oliveira

Capítulo 10 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A VIVÊNCIA DO  CÍRCULO HERMENÊUTICO DIALÉTICO VIRTUAL
Suellen Tarcyla da Silva Lima
Maria Marly de Oliveira


Ficha Técnica

F723  Formação de professores em tempos de pandemia [recurso eletrônico] : enfrentamentos freireanos / organizadora: Maria Marly de Oliveira. - Santo Ângelo : Metrics, 2023.
268 p. : il. – (Formação de Professores PPGEC – Cátedra Paulo Freire – UFRPE; 6)
 
ISBN 978-65-5397-114-1
DOI 10.46550/978-65-5397-114-1
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Freire, Paulo, 1921-1997. I.  Oliveira, Maria Marly (org.).
 
CDU: 371.13