A presente obra visa alimentar o constante movimento de interação que existe entre os fazeres que envolvem, de um lado a pesquisa e do outro lado o olhar atento e inquieto do docente pesquisador. Os textos que se seguem, buscam dar voz às inúmeras perguntas que ainda não foram verbalizadas, aos tantos questionamentos e indagações que nascem a partir das práticas docentes nos contextos mais diversos. Neste ínterim, compreende-se que pesquisar é preciso, entretanto com a consciência de que a pesquisa não nos direciona a uma resposta exata e única, mas que possuem a potencialidade de ampliar as possibilidades de atuação e caminhos a serem percorridos. A pesquisa é necessária pois se mostra como parte do ato de educar, como um percurso de intercâmbio contínuo entre as práticas e a teoria.
PREFÁCIO
Ludmila Magalhães Naves
Capítulo 1 - A FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA: ASPECTOS DE INCLUSÃO E TECNOLOGIA
Maria Borges
Sônia Maria Ferreira dos Santos
Jesiel Simplício da Silva
Cristina Soares da Silva
Capítulo 2 - O ENSINO DA MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E REFLEXÕES
Capítulo 3 - JOVENS EM CONFLITOS COM A LEI: OS DESAFIOS DA FUNÇÃO EDUCATIVA NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS EM GOIÁS
Lucélia da Conceição Ferreira dos Santos Peixoto
Sérgio Reis Ferreira dos Santos
Capítulo 4 - FORMAÇÃO DOCENTE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
Benedito Eugenio
Milena L. Tamborrielo
Catiana Leal Nery
Maria do Socorro Pereira
Capítulo 5 - O CANTO DAS SEREIAS: UMA POSSIBILIDADE DE ESCRITA E ENCONTROS
Guacyra Costa Santos
Tânia Lúcia dos Santos Souza
Capítulo 5 - REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA99
Joelma Fátima Castro
Capítulo 6 - A CRIANÇA E O BRINCAR: NOVAS POSSIBLIDADES PARA A EDUCAÇÃO
Joelma Fátima Castro
Capítulo 7 - LEITURA: REFLEXÕES ACERCA DO ATO DE LER NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Juliana Paula de Oliveira Gomes
Ludmila Magalhães Naves
Capítulo 8 - A CRIANÇA E O ATO DE LER: EM DESTAQUE O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DAS PRÁTICAS DE LEITURA
Ludmila Magalhães Naves
Juliana Paula de Oliveira Gomes
Capítulo 9 - TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) PRIMEIRA E SEGUNDA INFÂNCIA: MITOS E VERDADES - ENTREVISTA COM O PSICÓLOGO SAYMON
Claudiana Borges de Jesus Santana
Elza da Conceição Resende
Tereza Borges de Jesus Rodrigues
Vinícius Borges Silva
Capítulo 10 - AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS CONTEMPORÂNEA NO AMBIENTE ESCOLAR
Wcleverson Batista Silva
Brenda Caroline Rezende Lima
Capítulo 11 - AS CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cleidiane Tebas Viana Alves
F287 Fazeres educacionais na pluralidade de contextos [recurso eletrônico] / organizadores: Jenerton Arlan Schütz ... [et al.] - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
172 p.
ISBN 978-65-89700-79-1
DOI 10.46550/978-65-89700-79-1
1. Educação. 2. Pesquisa. 3. Formação docente. 4. Pandemia (COVID-19). I. Schütz, Jenerton Arlan (org.).
CDU: 37