O que esperamos de um livro? E, mais ainda, um livro sobre educação? Não há resposta única e universal para a pergunta porque o livro é um povoamento de existências pulsando, entre o que foi e o que se se anuncia. É isso, o livro como travessia, para quem escreve e para quem lê, afinal, escreve quem lê, e em outro ritmo, quem lê se lança a escrever. A pergunta, de outro modo, trata menos do livro e mais do que se espera dele, e esse redirecionamento é uma reversão da questão para o que esperamos de quem vai ler o livro. Pensar nas leitoras e nos leitores é, sobretudo, pensar que o livro se apresenta como dispositivo de entrelaçamentos e avizinhamentos anônimos entre as pessoas conectadas pelo tema. Nesse sentido, o livro nos conflui enquanto professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes e estudiosas/os, curiosas/os, experimentadoras/es, e muito antes, enquanto pessoas cuja ação implica o processo relacional de construção diária da vida. É esse o campo da educação, vizinha da ética, vizinha da cultura, cujo território onde se enraíza é a vida prática.
Prefácio
Ana Carolina Gomes Araújo
Capítulo 1 - Por uma educação transformadora: indagações sobre consciência crítica e sustentabilidade
Albertina Lima de Oliveira
Capítulo 2 - Anomalias educacionais e o erro de transposição do presencial para o não-presencial
Ana Carolina Gomes Araújo
Capítulo 3 - Entre códigos, padrões e regras: os modos de uma normalista morrinhense
Ana Lúcia Ribeiro do Nascimento
Capítulo 4 - Aprendizagem cooperativa: fundamentos, objetivos, estratégias e sua avaliação
Sofia Margarida Correia Gonçalves
Maria da Graça Amaro Bidarra
Cristina Maria Coimbra Vieira
Capítulo 5 - Educação patrimonial: reflexões e Caminhos para um debate democrático/participativo
Wesley Ribeiro Alves
Kyvy Ferreira dos Santos
Sócrates Alves Bastos
Capítulo 6 - O uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) durante a pandemia da Covid 19 na formação profissional: uma experiência no proeja do curso técnico em meio ambiente
João Carlos de Oliveira
Nubia Aparecida Martins Soares
Capítulo 7 - Da linguística a linguística textual: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas
Kyvy Ferreira dos Santos
Roquilane Maria Silva de Melo
Wesley Ribeiro Alves
Cleber Cezar da Silva
Capítulo 8 - Validação de escalas para mensuração das atitudes e comportamentos ambientais de alunos do Ensino Básico
Bernardo Tadeu Machado Verano
Capítulo 9 - Evasão escolar: aspectos conceituais
Andréia dos Santos Martins de Oliveira
Marcus Coelho
Capítulo 10 - A Educação de Jovens e Adultos no contexto da educação permanente
Marco Antônio Franco do Amaral
Albertina Lima de Oliveira
Capítulo 11 - Percepções de docentes sobre o simulado como instrumento avaliativo no Ensino Médio do IF Goiano – Campus Iporá
Suelia da Silva Araujo
Sangelita Miranda Franco Mariano
Capítulo 12 - Viajantes precisam se orientar – reflexões sobre aprendizagem
Luís Gustavo Guadalupe Silveira
Capítulo 13 - O Currículo no Ensino Superior: análise de um curso de Educação Física de Catalão-GO, à luz do conceito de cultura escolar
Fernanda Gonçalves Silva
Wesley Ribeiro Alves
E96 Experiências em educação [recurso eletrônico] : contribuições e saberes plurais / organizadores: Ana Carolina Gomes Araújo ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
236 p.
ISBN 978-65-89700-40-1
DOI 10.46550/978-65-89700-40-1
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. I. Araújo, Ana Carolina Gomes (org.).
CDU: 37