Experiências Em Educação: Contribuições e saberes plurais

O presente livro tem como tema principal a educação, cujos capítulos se ramificam como troncos, abordando aspectos e planos específicos, da educação escolar à educação permanente e à educação não diretiva. São capítulos que trazem ora diretamente as ressonâncias da pandemia e ora retomam questões anteriores, mas que, indissociavelmente, trazem a marca do momento de crise sanitária, uma vez que autoras e autores vivenciaram a escrita no processo avassalador dos dias que suspenderam tantas certezas até então intocáveis. Não é um livro sobre a educação na pandemia, mas também não é um livro fora da pandemia, porque a educação como ação humana traz consigo o misto das vidas individuais como nutritivo elementar.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

Prefácio
Ana Carolina Gomes Araújo

Capítulo 1
Por uma educação transformadora: indagações sobre consciência crítica e sustentabilidade
Albertina Lima de Oliveira

Capítulo 2
Anomalias educacionais e o erro de transposição do presencial para o não-presencial
 Ana Carolina Gomes Araújo 

Capítulo 3
Entre códigos, padrões e regras: os modos de uma normalista morrinhense
Ana Lúcia Ribeiro do Nascimento 

Capítulo 4
Aprendizagem cooperativa: fundamentos, objetivos, estratégias e sua avaliação 
Sofia Margarida Correia Gonçalves 
Maria da Graça Amaro Bidarra 
Cristina Maria Coimbra Vieira 

Capítulo 5
Educação patrimonial: reflexões e Caminhos para um debate democrático/participativo
Wesley Ribeiro Alves  
Kyvy Ferreira dos Santos 
Sócrates Alves Bastos 

Capítulo 6
O uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) durante a pandemia da Covid 19 na formação profissional: uma experiência no proeja do curso técnico em meio ambiente
 João Carlos de Oliveira 
Nubia Aparecida Martins Soares

Capítulo 7
Da linguística a linguística textual: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas
Kyvy Ferreira dos Santos 
Roquilane Maria Silva de Melo 
Wesley Ribeiro Alves 
Cleber Cezar da Silva

Capítulo 8
Validação de escalas para mensuração das atitudes e comportamentos ambientais de alunos do Ensino Básico
Bernardo Tadeu Machado Verano

Capítulo 9
Evasão escolar: aspectos conceituais
Andréia dos Santos Martins de Oliveira  
Marcus Coelho 

Capítulo 10
A Educação de Jovens e Adultos no contexto da educação     permanente
Marco Antônio Franco do Amaral 
Albertina Lima de Oliveira 

Capítulo 11
Percepções de docentes sobre o simulado como instrumento avaliativo no Ensino Médio do IF Goiano – Campus Iporá 
Suelia da Silva Araujo 
Sangelita Miranda Franco Mariano 

Capítulo 12
Viajantes precisam se orientar – reflexões sobre aprendizagem
Luís Gustavo Guadalupe Silveira

Capítulo 13
O Currículo no Ensino Superior: análise de um curso de Educação Física de Catalão-GO, à luz do conceito de cultura escolar
Fernanda Gonçalves Silva 
Wesley Ribeiro Alves 


Ficha Técnica

E96     Experiências em educação [recurso eletrônico] : contribuições e saberes plurais / organizadores: Ana Carolina Gomes Araújo ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
236 p.

ISBN 978-65-89700-40-1
DOI 10.46550/978-65-89700-40-1

1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. I. Araújo, Ana  Carolina Gomes (org.).                                      

CDU: 37