Experiências Em Educação: contribuições e saberes plurais

O que esperamos de um livro? E, mais ainda, um livro sobre educação? Não há resposta única e universal para a pergunta porque o livro é um povoamento de existências pulsando, entre o que foi e o que se se anuncia. É isso, o livro como travessia, para quem escreve e para quem lê, afinal, escreve quem lê, e em outro ritmo, quem lê se lança a escrever. A pergunta, de outro modo, trata menos do livro e mais do que se espera dele, e esse redirecionamento é uma reversão da questão para o que esperamos de quem vai ler o livro. Pensar nas leitoras e nos leitores é, sobretudo, pensar que o livro se apresenta como dispositivo de entrelaçamentos e avizinhamentos anônimos entre as pessoas conectadas pelo tema. Nesse sentido, o livro nos conflui enquanto professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes e estudiosas/os, curiosas/os, experimentadoras/es, e muito antes, enquanto pessoas cuja ação implica o processo relacional de construção diária da vida. É esse o campo da educação, vizinha da ética, vizinha da cultura, cujo território onde se enraíza é a vida prática.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

Prefácio
Ana Carolina Gomes Araújo

Capítulo 1 - Por uma educação transformadora: indagações sobre consciência crítica e sustentabilidade
Albertina Lima de Oliveira

Capítulo 2 - Anomalias educacionais e o erro de transposição do presencial para o não-presencial
 Ana Carolina Gomes Araújo 

Capítulo 3 - Entre códigos, padrões e regras: os modos de uma normalista morrinhense
 Ana Lúcia Ribeiro do Nascimento 

Capítulo 4 - Aprendizagem cooperativa: fundamentos, objetivos, estratégias e sua avaliação 
 Sofia Margarida Correia Gonçalves 
Maria da Graça Amaro Bidarra 
Cristina Maria Coimbra Vieira 

Capítulo 5 - Educação patrimonial: reflexões e Caminhos para um debate democrático/participativo
Wesley Ribeiro Alves  
Kyvy Ferreira dos Santos 
Sócrates Alves Bastos 

Capítulo 6 - O uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) durante a pandemia da Covid 19 na formação profissional: uma experiência no proeja do curso técnico em meio ambiente
 João Carlos de Oliveira 
Nubia Aparecida Martins Soares

Capítulo 7 - Da linguística a linguística textual: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas
Kyvy Ferreira dos Santos 
Roquilane Maria Silva de Melo 
Wesley Ribeiro Alves 
Cleber Cezar da Silva

Capítulo 8 - Validação de escalas para mensuração das atitudes e comportamentos ambientais de alunos do Ensino Básico
Bernardo Tadeu Machado Verano

Capítulo 9 - Evasão escolar: aspectos conceituais
Andréia dos Santos Martins de Oliveira  
Marcus Coelho 

Capítulo 10 - A Educação de Jovens e Adultos no contexto da educação permanente
Marco Antônio Franco do Amaral 
Albertina Lima de Oliveira 

Capítulo 11 - Percepções de docentes sobre o simulado como instrumento avaliativo no Ensino Médio do IF Goiano – Campus Iporá 
Suelia da Silva Araujo 
Sangelita Miranda Franco Mariano 

Capítulo 12 - Viajantes precisam se orientar – reflexões sobre aprendizagem
 Luís Gustavo Guadalupe Silveira

Capítulo 13 - O Currículo no Ensino Superior: análise de um curso de Educação Física de Catalão-GO, à luz do conceito de cultura escolar
Fernanda Gonçalves Silva 
Wesley Ribeiro Alves 


Ficha Técnica

E96     Experiências em educação [recurso eletrônico] : contribuições e  saberes plurais / organizadores: Ana Carolina Gomes Araújo ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
236 p.

ISBN 978-65-89700-40-1
DOI 10.46550/978-65-89700-40-1

1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. I. Araújo, Ana  Carolina Gomes (org.).                                      

CDU: 37