O presente livro tem como tema principal a educação, cujos capítulos se ramificam como troncos, abordando aspectos e planos específicos, da educação escolar à educação permanente e à educação não diretiva. São capítulos que trazem ora diretamente as ressonâncias da pandemia e ora retomam questões anteriores, mas que, indissociavelmente, trazem a marca do momento de crise sanitária, uma vez que autoras e autores vivenciaram a escrita no processo avassalador dos dias que suspenderam tantas certezas até então intocáveis. Não é um livro sobre a educação na pandemia, mas também não é um livro fora da pandemia, porque a educação como ação humana traz consigo o misto das vidas individuais como nutritivo elementar.
Prefácio
Ana Carolina Gomes Araújo
Capítulo 1
Por uma educação transformadora: indagações sobre consciência crítica e sustentabilidade
Albertina Lima de Oliveira
Capítulo 2
Anomalias educacionais e o erro de transposição do presencial para o não-presencial
Ana Carolina Gomes Araújo
Capítulo 3
Entre códigos, padrões e regras: os modos de uma normalista morrinhense
Ana Lúcia Ribeiro do Nascimento
Capítulo 4
Aprendizagem cooperativa: fundamentos, objetivos, estratégias e sua avaliação
Sofia Margarida Correia Gonçalves
Maria da Graça Amaro Bidarra
Cristina Maria Coimbra Vieira
Capítulo 5
Educação patrimonial: reflexões e Caminhos para um debate democrático/participativo
Wesley Ribeiro Alves
Kyvy Ferreira dos Santos
Sócrates Alves Bastos
Capítulo 6
O uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) durante a pandemia da Covid 19 na formação profissional: uma experiência no proeja do curso técnico em meio ambiente
João Carlos de Oliveira
Nubia Aparecida Martins Soares
Capítulo 7
Da linguística a linguística textual: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas
Kyvy Ferreira dos Santos
Roquilane Maria Silva de Melo
Wesley Ribeiro Alves
Cleber Cezar da Silva
Capítulo 8
Validação de escalas para mensuração das atitudes e comportamentos ambientais de alunos do Ensino Básico
Bernardo Tadeu Machado Verano
Capítulo 9
Evasão escolar: aspectos conceituais
Andréia dos Santos Martins de Oliveira
Marcus Coelho
Capítulo 10
A Educação de Jovens e Adultos no contexto da educação permanente
Marco Antônio Franco do Amaral
Albertina Lima de Oliveira
Capítulo 11
Percepções de docentes sobre o simulado como instrumento avaliativo no Ensino Médio do IF Goiano – Campus Iporá
Suelia da Silva Araujo
Sangelita Miranda Franco Mariano
Capítulo 12
Viajantes precisam se orientar – reflexões sobre aprendizagem
Luís Gustavo Guadalupe Silveira
Capítulo 13
O Currículo no Ensino Superior: análise de um curso de Educação Física de Catalão-GO, à luz do conceito de cultura escolar
Fernanda Gonçalves Silva
Wesley Ribeiro Alves
E96 Experiências em educação [recurso eletrônico] : contribuições e saberes plurais / organizadores: Ana Carolina Gomes Araújo ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
236 p.
ISBN 978-65-89700-40-1
DOI 10.46550/978-65-89700-40-1
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. I. Araújo, Ana Carolina Gomes (org.).
CDU: 37