Experiências E Práticas Docentes: Perspectivas para uma educação transformadora

“Experiências e práticas docentes: perspectivas para uma educação transformadora” reafirma a ideia de que se faz necessário aproximar o discurso da prática pedagógica em seus múltiplos contextos para a efetivação das benesses advindas dos processos educativos. Diante desses múltiplos cenários, apresentamos aqui os 19 capítulos que compõem a obra com a participação de professores/as e estudantes com diferentes e diversas formações, atuações e trajetórias. A construção coletiva aqui representada é também fruto de um grupo que busca, no pensamento freiriano, as múltiplas possibilidades de enxergarmos uma educação cada vez mais plural e acolhedora.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

Prefácio
João Carlos de Oliveira

Capítulo 1 - A memória na sala de aula: diálogos, desafios, possibilidades e a dimensão ética no ensino de filosofia e história
Wesley Ribeiro Alves 
Ueslei Vaz Aredes

Capítulo 2 - O ensino remoto de língua portuguesa: desafios e possibilidades em tempos de isolamento social
Leandra Aparecida Mendes dos Santos Rodrigues
Roquilane Maria Silva de Melo 
Kyvy Ferreira dos Santos 
Cleber Cezar da Silva 

Capítulo 3 - Um relato de experiência sobre o uso de contratos de estudo em aulas de filosofia
Luís Gustavo Guadalupe Silveira

Capítulo 4 - Ativação aumentada e texto de refutação como motivadores da mudança cognitiva conceitual
Marco Antônio Franco do Amaral
Albertina Lima de Oliveira

Capítulo 5 - KINDER – Desafiar estereótipos de gênero na educação pré-escolar e no Ensino Básico
Sofia Gonçalves
Tatiana Moura

Capítulo 6 - A constituição do trabalho docente no Município de Uberlândia e as consequências do neoliberalismo 
Euclides Afonso Cabral
Carlos Alberto Lucena

Capítulo 7 - O curso técnico em meio ambiente (Proeja/Estes/Ufu) no contexto da educação profissional integrado ao ensino médio: percursos revelados
João Carlos de Oliveira
Luiz Vitor Leonardi Harter
Paulo Sergio da Silva

Capítulo 8 - Educação de pessoas adultas, gênero e desigualdades
Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo
Cristina Maria Coimbra Vieira
Marcos Alexandre de Melo Barros

Capítulo 9 - Universidade de outros tempos e a universidade de hoje: reflexões sobre a universidade e a sociedade
Fernanda Gonçalves Silva

Capítulo 10 - História e Currículo para a Educação Básica: estarão as mulheres e as relações de gênero retratadas?
Saionara Bonfim Santos
Cristina Maria Coimbra Vieira
Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti

Capítulo 11 - Formação para a docência a distância: justaposição ou especificidade? Uma análise a partir da realidade Brasileira
Adriana Maria Lage da Costa
Maria Helena Damião
Cristina Maria Coimbra Vieira
José António Moreira

Capítulo 12 - A educação básica mineira: para quem? Análise do currículo mineiro sob a ótica de uma educação socialmente     referenciada
Sara Nunes Giffoni
Elisa Antônia Ribeiro 

Capítulo 13 - História e memória: trabalho e educação de surdos no Brasil
Wanderléia Maria de Freitas
Ana Maria Galúcio Figueira
Sangelita Miranda Franco Mariano
Cleonice Borges Ribeiro

Capítulo 14 - A relação entre atitudes e comportamentos e sua utilização em escalas ambientais
 Bernardo Tadeu Machado Verano

Capítulo 15 - Artes, Sociologia e Literatura em tempos de pandemia: uma possibilidade de integração
Gabriela Costa Araujo
Loraine Vidigal Lisboa
Marvile Palis Costa Oliveira

Capítulo 16 - I Simpósio do Currículo Integrado IFTM campus Ituiutaba: formação, diálogos e trocas de experiências
Lílian Gobbi Dutra Medeiros
Márcia de Souza Oliveira Paes Leme Alberto
Elisângela Ladeira de Moura Andrade
Letícia Rodrigues dos Santos
Léia Adriana da Silva Santiago

Capítulo 17 - Humano Mulher e a prática de ensino plural em      filosofia
 Ana Carolina Gomes Araújo
Jeovanna Gabriely Dantas Silva
Júllia Ferreira Bernardes
Nicolly do Nascimento Pacheco
Rafaela Martins Alves

Capítulo 18 - Escolarização no campo: uma análise dos processos de escolarização oferecidos aos trabalhadores rurais da região de      Ituiutaba - MG2
Giovanna Gouveia Mendes
Marco Antônio Franco do Amaral

Capítulo 19 - A história da educação em Morrinhos-GO: uma análise a partir da disciplina História da Educação Regional no Curso de Licenciatura em Pedagogia do If Goiano – Campus Morrinhos
Ana Lúcia Ribeiro Nascimento
Andria Guimarães Bonfim Silva
Suelen Pires de Siqueira
Kemile Pires da Silva

Sobre os organizadores


Ficha Técnica

E96 Experiências e práticas docentes [recurso eletrônico] : perspectivas para uma educação transformadora / organizadores: Bernardo Tadeu Machado Verano ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2023.
281 p. 

ISBN 978-65-5397-081-6
DOI 10.46550/ 978-65-5397-081-6

1. Educação. 2. Práticas docentes. 3. Ensino-aprendizagem. I. Verano, Bernardo Tadeu Machado (org.).            

CDU: 37