
Apresentamos à comunidade acadêmica a obra “Eureka? Como se faz Ciência”, composta por dezoito capítulos e que conta com a colaboração de professores, licenciandos e egressos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática e da Especialização em Ensino de Ciências da Natureza, todos do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa - RS. O objetivo principal da obra é incentivar a produção e a disseminação de investigações, práticas e experiências relacionadas ao tema da Ciência. A obra foi desenvolvida a partir do projeto de pesquisa “As concepções sobre a Natureza da Ciência dos licenciandos em Matemática e em Ciências Biológicas”, que envolve licenciandos – tanto bolsistas quanto voluntários de iniciação científica – e professores formadores em atividades de pesquisa. Este projeto é essencialmente ligado ao ensino e à extensão, sendo relacionado aos componentes curriculares de Prática de Ensino enquanto Componente Curricular (PECC) e ao Projeto de Extensão “Eureka? Como se faz Ciência?” O livro está estruturado em duas seções. A primeira seção, intitulada “Investigações sobre temáticas envolvendo a Ciência”, é composta por treze capítulos. A segunda seção, denominada “Relatos de experiências sobre o ensino de ciências”, reúne cinco capítulos, proporcionando uma visão abrangente das práticas e teorias do ensino científico.
APRESENTAÇÃO
Alexandre José Krul
Angélica Maria de Gasperi
Rúbia Emmel
SEÇÃO 1: INVESTIGAÇÕES SOBRE TEMÁTICAS ENVOLVENDO A CIÊNCIA
Capítulo 1 - A CIÊNCIA E O IMAGINÁRIO DE CIENTISTA NAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Giulia Della Giustina Hermes
Eloisa Heck
Angélica Maria de Gasperi
Alexandre José Krul
Rúbia Emmel
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.29-46
Capítulo 2 - A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Eloisa Heck
Giulia Della Giustina Hermes
Alexandre José Krul
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.47-56
Capítulo 3 - A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA BNCC E NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Angélica Maria de Gasperi
Rúbia Emmel
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.57-70
Capítulo 4 - ANÁLISE DE CATEGORIAS SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
Ana Paula Hilbig
Alexandre José Krul
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.71-85
Capítulo 5 - ANÁLISE DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DO 9º ANO87
Luana Taís Vier
Alexandre José Krul
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.87-103
Capítulo 6 - GÊNERO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DO RECONHECIMENTO E OPORTUNIDADES NO MEIO CIENTÍFICO
Angélica Maria de Gasperi
Alexandre José Krul
Rúbia Emmel
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.105-125
Capítulo 7 - INFERÊNCIAS SOBRE OS PAPÉIS DE GÊNERO: PONDERAÇÕES ACERCA DAS MULHERES NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Ana Julia de Oliveira Lino
Adriana Laiane Schneider
Milene Carolina Cabral Vieira
Gabriel Busnello Becker
Rúbia Emmel
Alexandre José Krul
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.127-144
Capítulo 8 - MULHER INVISÍVEL: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CIENTISTAS MULHERES NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Angélica Maria de Gasperi
Rúbia Emmel
Alexandre José Krul
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.145-160
Capítulo 9 - EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CÉLULAS: ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DOCENTES
Ana Carolina Wagner
Ana Julia de Oliveira Lino
Ana Laura Engel da Silva
Tânea Maria Nonemacher
Kerlen Bezzi Engers
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.161-175
Capítulo 10 - PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE BIOGÊNESE E ABIOGÊNESE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana Laiane Schneider
Alexandre José Krul
Franciele Meinerz Forigo
Sara Gabriela Antunes
Schirle Eduarda Ceconi
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.177-197
Capítulo 11 - ROTULAGEM NUTRICIONAL: PROMOVENDO A COMPREENSÃO DE ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS
Sandra Cristina Franchikoski
Franciele Meinerz Forigo
Alexandre José Krul
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.199-212
Capítulo 12 - A RELEVÂNCIA DE PROJETOS DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DE MATEMÁTICA A PARTIR DE ANÁLISES DE DIÁRIOS DE BORDO
Fernanda Andressa Birk Paz
Alexandre José Krul
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.213-230
Capítulo 13 - A ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: RELAÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIA E CIÊNCIA NA FERMENTAÇÃO DO PÃO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Angélica Maria de Gasperi
Alexandre José Krul
Rúbia Emmel
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.231-243
SEÇÃO 2: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
Capítulo 14 - O ESTUDO DA GEOMETRIA DOS FAVOS DE MEL
Alexandre José Krul
Fabiane Dekeper Tabile Henschel
Daiani Finatto Bianchini
Rúbia Emmel
Carla Cristiane Costa
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.247-259
Capítulo 15 - PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS EM LABORATÓRIO COM UMA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fernanda Andressa Birk Paz
Marisa Carolina da Silva
Benhur Borges Rodrigues
Alexandre José Krul
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.261-272
Capítulo 16 - ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DA AUDIÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gabriela Giusmin Dejavitte
Benhur Borges Rodrigues
Kerlen Bezzi Engers
Rúbia Emmel
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.273-284
Capítulo 17 - AÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS DEFEITOS GENÉTICOS DE VISÃO
Camila de Andrade
Milene Carolina Cabral Vieira
Benhur Borges Rodrigues
Kerlen Bezzi Engers
Rúbia Emmel
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.285-302
Capítulo 18 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICA DE EXPERIMENTAÇÃO SOBRE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Eloisa Heck
Giulia Della Giustina Hermes
Benhur Borges Rodrigues
Tatiana Raquel Löwe
Rúbia Emmel
DOI: 10.46550/978-65-5397-282-7.305-320
ÍNDICE REMISSIVO
SOBRE OS AUTORES