Estudos Contemporâneos De Direito Do Consumidor

Esta obra, constituída por 28 capítulos, representa, de forma didática e inovadora, um dos mais relevantes subsistemas do ordenamento jurídico pátrio. Os avanços tecnológicos e as evoluções da própria sociedade geram relações cada vez mais complexas, desencadeando a necessidade de se (re)pensar os princípios e normas constitucionais aplicáveis ao Código de Defesa do Consumidor. Destarte, os autores e autoras, atentos à evolução legislativa, doutrinária e jurisprudencial, promoveram interlocuções relacionadas a temáticas díspares, dentre elas: a prestação de serviços educacionais e o CDC, direitos fundamentais e relações consumeristas, publicidade digital, fake news e relações de consumo, dever de transparência e informação ao consumidor, responsabilidade civil por fraude, superendividamento, inteligência artificial, direito do consumidor idoso, vulnerabilidade dos consumidores e redes sociais, abuso de direito na concessão de crédito, comércio eletrônico e os desafios para inclusão do consumidor com deficiência visual. A partir das discussões empreendidas neste projeto coletivo, o qual é fruto de exaustivas pesquisas, será possível, ao profissional da área jurídica, problematizar e enfrentar assuntos impactantes, polêmicos e atuais da/na área consumerista.

Cristina Rezende Eliezer

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Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Mário Frota

APRESENTAÇÃO
Vitor Guglinski

Capítulo 1 - A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Cristina Rezende Eliezer
Placídio Ferreira da Silva

Capítulo 2 - ANÁLISE DA PRIVACIDADE DIGITAL PERANTE A VULNERABILIDADE DOS CONSUMIDORES NO E-COMMERCE
Gustavo Othon Matosinhos Vieira
Vinicius Biagioni Rezende
Ana Virgínia Gabrich Fonseca Freire Ramos

Capítulo 3 - O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: ESTUDO DE CASO SOBRE EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS E A HIPERVULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR IDOSO
Fernanda Sali de Andrade Armond
Letícia Ribeiro
Patrícia Alves de Castro

Capítulo 4 - OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E A FORMAÇÃO PROBATÓRIA NAS RELAÇÕES CONSUMERISTAS NO PROCESSO CONSTITUCIONAL
Antonio Donizetti de Resende

Capítulo 5 - A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ADVOGADO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: ANÁLISE À LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E DO CÓDIGO CIVIL
Sérgio Augusto Veloso Brasil

Capítulo 6 - ONLINE DISPUTE RESOLUTION: A NOVA TENDÊNCIA NEGOCIAL PARA RELAÇÕES CONFLITUOSAS DE CONSUMO
Pauliana Maria Dias
Marcos Otávio de Lélis Silva

Capítulo 7 - A HIPERVULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR IDOSO: DIREITOS, PROTEÇÃO E DESAFIOS
Marcelo Rodrigo Barbosa
Ana Carolina Pinto Caram Guimarães

Capítulo 8 - PUBLICIDADE DIGITAL, REGULAÇÃO E TUTELA DO CONSUMIDOR
Luiz Fernando Afonso

Capítulo 9 - O IMPACTO DAS FAKE NEWS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO
Herbert Machado
Albert Machado

Capítulo 10 - A SAÚDE SUPLEMENTAR E O RESSARCIMENTO AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 
Rafhaella Tavares Silva
Daniel Jorge Salles de Freitas

Capítulo 11 - A SONEGAÇÃO DE DIREITOS PELO DESCUMPRIMENTO DO DEVER DE TRANSPARÊNCIA E INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR
Cícero Goulart de Assis

Capítulo 12 - A EDUCAÇÃO DE BASE PARA O CONSUMO COMO PREVENÇÃO AO SUPERENDIVIDAMENTO
Ana Cristina Brandão Santiago Nascimento
Bruno Brandão Santiago Nascimento

Capítulo 13 - RESPONSABILIDADE CIVIL POR FRAUDE NAS RELAÇÕES DE CONSUMO
Márcio César Cordeiro Silva 

Capítulo 14 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E FAKE NEWS: O IMPACTO NOS CONSUMIDORES
Thiago Augusto de Freitas
Samuel Augusto de Freitas Mourão

Capítulo 15 - NEM TODOS SOMOS CONSUMIDORES!
Jonas Sales Fernandes da Silva

Capítulo 16 - OS DIREITOS DO CONSUMIDOR IDOSO
Jenniffer Gonçalves Cipriano
Cátia Aparecida de Oliveira Campos

Capítulo 17 - PUBLICIDADE EM REDES SOCIAIS E RESPONSABILIDADE DO DIGITAL INFLUENCER A LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Renata Aparecida Campos Santana 

Capítulo 18 - AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ÂMBITO DO DIREITO CONSUMERISTA BRASILEIRO
Johnny Marcelo Hara

Capítulo 19 - O ABUSO DE DIREITO NA CONCESSÃO DE CRÉDITO E SUA SUAS PENALIDADES: UMA ANÁLISE SOB A LEI Nº 14.181/2021
Natan Della Valle Abdo

Capítulo 20 - A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR E AS DINÂMICAS DE CONSUMO NAS REDES SOCIAIS
Luana Castellane Silva
Nicole Corrêa Ribeiro

Capítulo 21 - PRESERVAÇÃO DOS CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE: APLICAÇÃO DA TEORIA DO DIÁLOGO DAS FONTES E A NECESSÁRIA PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES HIPERVULNERÁVEIS
Thiago Loyola

Capítulo 22 - TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR NA ERA DIGITAL
Maria Victória de Oliveira Rodrigues Nolasco 

Capítulo 23 - PUBLICIDADE ILEGAL E DANOS À SAÚDE: A RESPONSABILIZAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS E PRIVADOS PELA VEICULAÇÃO DE PROPAGANDAS ENGANOSAS OU ABUSIVAS DE PRODUTOS MEDICINAIS E TERAPÊUTICOS
Victor Eduardo de Araújo França
Vitor Hugo Souza Moraes
Cássius Guimarães Chai
Mônica Fontenelle Carneiro

Capítulo 24 - A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS: UMA VERIFICAÇÃO À LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E DO PROFISSIONAL MÉDICO
Fabíola Meira de Almeida Breseghello
Letícia Piasecki Martins

Capítulo 25 - RESPONSABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS FRENTE ÀS FRAUDES AOS CONSUMIDORES
Anna Carolina Ribeiro e Souza Moleirinho
Luana Barroso Mota

Capítulo 26 - O CONSUMIDOR IDOSO E A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA – UM OLHAR SOBRE SUA VULNERABILIDADE E A JURISPRUDÊNCIA
Jessé Cancino Bretas

Capítulo 27 - PROCONS: PROCEDIMENTOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO SANCIONATÓRIO DAS INFRAÇÕES DE CONSUMO
Carla de Abreu Marques
Maysa Longo Bertuham
Roberta Gomes de Lade

Capítulo 28 - COMÉRCIO ELETRÔNICO E OS DESAFIOS PARA INCLUSÃO DO CONSUMIDOR COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Eduardo Henrique Costa
Sérgio Coutinho dos Santos

POSFÁCIO

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E82   Estudos contemporâneos de direito do consumidor [recurso eletrônico] / organizadores: Cristina Rezende Eliezer ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2023.
405 p. – (Coleção Pensamento Jurídico; 1)
 
ISBN 978-65-5397-116-5
DOI 10.46550/978-65-5397-116-5
1. Direito do consumidor. I. Eliezer, Cristina Rezende (org.).
 
CDU: 347.451.031