
A tecnologia tem revolucionado a educação, destacando os fóruns de discussão on-line como ferramentas essenciais para o aprendizado colaborativo. Este estudo investiga estratégias pedagógicas para promover o engajamento dos alunos nesses fóruns, analisando seu impacto na participação ativa, construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades comunicativas. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa mapeia ideias existentes por meio de análise bibliográfica e documental estruturada em quatro etapas. A interação entre participantes e o papel dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) são fundamentais para uma experiência significativa. Estratégias bem planejadas, como debates temáticos e atividades reflexivas, potencializam o envolvimento dos estudantes. O estudo oferece contribuições valiosas para educadores que desejam utilizar fóruns de discussão como recursos eficazes no ensino.
Acesso direto à obra: https://editorametrics.com.br/media/pdfs/310/n8nT3bqVGyCf.pdf
Apresentação
1 Introdução
2 Metodologia
3 Ambiente Virtual de Aprendizagem: a sala de aula na EaD
4 Fóruns de discussão e suas potencialidades
4.1 O desafio do engajamento por meio de estratégias pedagógicas
4.2 Tutor de ensino e o uso de tecnologias emergentes em fóruns
5 Considerações finais
Referências
Sobre o autor