Nesta obra, produzida com paixão e responsabilidade pela equipe do projeto “Escolas Inteligentes” em parceria com seus proponentes, os autores desafiam a visão convencional das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como simples ferramentas. Inspirados pela abordagem de Vygotsky, exploram o papel crucial das TDIC como mediadoras no processo de aprendizagem, reconhecendo sua influência nos aspectos cognitivos e sociais. Além de destacar a importância da mediação cultural na formação de processos cognitivos e no desenvolvimento humano, a obra enfatiza a necessidade de investigar não apenas as mudanças quantitativas, mas também as qualitativas nas interações humanas mediadas por tecnologias. Em um momento de transição comportamental, com a difusão da Inteligência Artificial Generativa e outras mudanças significativas, os autores conduzem os leitores a refletir sobre o impacto das TDIC na educação e no desenvolvimento humano. Este livro é uma leitura essencial para educadores e pesquisadores interessados em compreender como as TDIC atuam como agentes de mediação na aprendizagem e no desenvolvimento, bem como o papel dos objetos digitais de aprendizagem nesse processo.
Prefácio
Maria Cristina Pansera de Araújo
Apresentação
Fabiana Diniz Kurtz
Capítulo 1 - Ensino híbrido e produção de conhecimento: um processo de ressignificação do ensino com, sobre e por meio de tecnologias na educação básica
Fabiana Diniz Kurtz
Denilson Rodrigues da Silva
Capítulo 2 - A tecnologia digital na educação de jovens e adultos: relato de experiência no ensino médio noturno com atividade interdisciplinar
Adriana Aparecida Soares do Rosário
Claudia Simone Possebon
Sílvia Roberta Viana Santos
Capítulo 3 - Uso de tecnologias para levantamento de dados, orçamentação e apresentações visando realizar separação adequada de resíduos
Joice Moura da Silva
Capítulo 4 - Jogos desplugados como instrumento pedagógico na Educação Física escolar
Jaqueline Otilia Kempp
Capítulo 5 - AppGo: desenvolvendo softwares educacionais para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática
Bárbara Gundel
Edson Padoin
Taíse Neves Possani
Fabiana Diniz Kurtz
Capítulo 6 - Programação na educação básica: uma experiência com o Scratch
Roseane Pinheiro da Silva
Fernanda Machado de Miranda
Sobre os/as autores/as
Agradecimentos