Escolas Inteligentes: Explorando possibilidades de inovação no processo pedagógico em contexto híbrido

Nesta obra, produzida com paixão e responsabilidade pela equipe do projeto “Escolas Inteligentes” em parceria com seus proponentes, os autores desafiam a visão convencional das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como simples ferramentas. Inspirados pela abordagem de Vygotsky, exploram o papel crucial das TDIC como mediadoras no processo de aprendizagem, reconhecendo sua influência nos aspectos cognitivos e sociais. Além de destacar a importância da mediação cultural na formação de processos cognitivos e no desenvolvimento humano, a obra enfatiza a necessidade de investigar não apenas as mudanças quantitativas, mas também as qualitativas nas interações humanas mediadas por tecnologias. Em um momento de transição comportamental, com a difusão da Inteligência Artificial Generativa e outras mudanças significativas, os autores conduzem os leitores a refletir sobre o impacto das TDIC na educação e no desenvolvimento humano. Este livro é uma leitura essencial para educadores e pesquisadores interessados em compreender como as TDIC atuam como agentes de mediação na aprendizagem e no desenvolvimento, bem como o papel dos objetos digitais de aprendizagem nesse processo.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

Prefácio
Maria Cristina Pansera de Araújo

Apresentação
Fabiana Diniz Kurtz 

Capítulo 1 - Ensino híbrido e produção de conhecimento: um processo de ressignificação do ensino com, sobre e por meio de tecnologias na educação básica
Fabiana Diniz Kurtz
Denilson Rodrigues da Silva

Capítulo 2 - A tecnologia digital na educação de jovens e adultos: relato de experiência no ensino médio noturno com atividade interdisciplinar
Adriana Aparecida Soares do Rosário 
Claudia Simone Possebon
Sílvia Roberta Viana Santos

Capítulo 3 - Uso de tecnologias para levantamento de dados, orçamentação e apresentações visando realizar separação adequada de resíduos
Joice Moura da Silva 

Capítulo 4 - Jogos desplugados como instrumento pedagógico na Educação Física escolar
Jaqueline Otilia Kempp

Capítulo 5 - AppGo: desenvolvendo softwares educacionais para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática
Bárbara Gundel
Edson Padoin
Taíse Neves Possani
Fabiana Diniz Kurtz

Capítulo 6 - Programação na educação básica: uma experiência com o Scratch
Roseane Pinheiro da Silva
Fernanda Machado de Miranda

Sobre os/as autores/as

Agradecimentos


Ficha Técnica

E74 Escolas inteligentes [recurso eletrônico] : explorando possibilidades de inovação no processo pedagógico em contexto híbrido / organizadora: Fabiana Diniz Kurtz. - Santo Ângelo : Metrics, 2023.
113 p. : il.
 
ISBN 978-65-5397-142-4
DOI 10.46550/978-65-5397-142-4
1. Educação. 2. Tecnologias. 3. Práticas pedagógicas. I. Kurtz, Fabiana Diniz (org.). 
 
CDU: 37:004