Escola, Cultura E Cidadania: transformações e contextos

Este livro é resultado de reflexões de estudiosos, pesquisadores e docentes que pensam a educação a partir dos olhares que abrangem as diversas áreas de conhecimento. De modo particular, as discussões e análises apresentadas nesta obra se relacionam ao planejamento e materialização de ações educativas no âmbito de instituições escolares, abarcando os diferentes níveis e modalidades escolares. Os textos aqui apresentados foram construídos imersos em um contexto que envolve todas as inquietudes inerentes à pandemia em razão das medidas de prevenção e enfrentamento ao Covid-19, momento este que tem nos deixado numa condição em que é exigido dos profissionais da educação que saiamos da nossa zona de conforto ou de (des)conforto, muitas vezes não assumido e não consciente. Reconhecemos que este processo tem desvelado as nossas fragilidades, (de agora e de sempre) não somente em relação às tecnologias, mas no que tange também aos nossos acertos e desacertos no nosso fazer cotidiano na esfera escolar e em relação à nossa participação no processo educativo em sua totalidade.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Sangelita Miranda Franco Mariano

Capítulo 1 - UM OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E DOCÊNCIA DO FUTURO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL E COLABORATIVA DE PROPOSTAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ana Paula de Melo Correa

Capítulo 2 - PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES NA VOLTA ÀS AULAS DURANTE A PANDEMIA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E JUVENTUDE
Silvia Matos de Sousa 
Rander de Souza Ferreira 
André Luiz Gusmão 

Capítulo 3 - RÁDIO NO ÂMBITO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A AÇÃO DE EXTENSÃO DENOMINADA E-CAST
André Crepaldi 

Capítulo 4 - ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS QUASE-LÓGICAS NA PRODUÇÃO DE REDAÇÕES PRÉ-ENEM PARA A DISTINÇÃO ENTRE FATO E OPINIÃO RELATIVA AO FATO
Geany dos Santos Sousa 
Antonio Lailton Moraes Duarte 

Capítulo 5 - REFLEXÕES SOBRE LIBERDADE: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL
Rafael Machado Santana 
Tainara Ferreira Mousinho 

Capítulo 6 - EVENTOS CRÍTICOS, PESQUISA NARRATIVA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE: VIVÊNCIAS METODOLÓGICAS
Fernando Silvério de Lima 
Cristina Aparecida de Jesus 

Capítulo 7 - O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Géssica Alves de Sousa 
Sangelita Miranda Franco Mariano
Ciro Gomes Machado Neto 

Capítulo 8 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRECONCEITO: LIMITES E POSSIBILIDADES
Jacqueline Lidiane de Souza Prais 
Adriana Fratoni 

Capítulo 9 - EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE IMMANUEL KANT E ÉMILE DURKHEIM: PRINCÍPIOS, CONCORDÂNCIAS, DISCORDÂNCIAS E CONTRIBUIÇÕES
Beatriz Oliveira Alexandre  
Marco Antônio Franco do Amaral 

Capítulo 10 - O IMPACTO DA HERANÇA CULTURAL NA ESCOLHA E DESEMPENHO DAS ALUNAS DE PEDAGOGIA DO IF GOIANO - CAMPUS MORRINHOS
Raquel Soares do Nascimento Borges 
Marcus Vinícius Costa da Conceição 

Capítulo 11 - CURRÍCULO, JUSTIÇA CURRICULAR E A SUA AÇÃO TRANSFORMADORA 
Maria de Jesus F C de Albuquerque
Domingas Luciene Feitosa Sousa
Anderson Monteiro Andrade  
Andréia Regina Silva Libório  

Capítulo 12 - A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Izabel Rodrigues da Silva 
Rafael Soares Silva 

Capítulo 13 - REFLETINDO SOBRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO 
Rafael Soares Silva 
Lucas Daniel Batista Lima 
Izabel Rodrigues da Silva 

Capítulo 14 - A MITOLOGIA DOS ORIXÁS COMO LUGAR DE FALA 
Joémerson de Oliveira Sales 
Rosilene Pio 

Capítulo 15 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL:  PERCEPÇÕES DE  PROFESSORAS DA PRÉ-ESCOLA
Sarah Marques de Oliveira 
Sabrina Silva Moura 
Géssica Alves de Sousa 
Fernanda Fátima Mendes Mendonça 

Capítulo 16 - PAULO FREIRE: A LEITURA E O LEITOR 
Adriana Maria Lucena da Silva 
Simeire da Silva Santos 
Luciana Raimunda De Lana Costa 

Capítulo 17 - CULTURAS INFANTIS E O PROJETO POLÍTICO-POLICIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES NA GESTÃO EDUCACIONAL 
Bruno Escalante Ferreira
Isadora Cabreira da Silva

Capítulo 18 - A BRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: AS POTENCIALIDADES (NÃO) EXPLORADAS
Lucas da Costa Lage
Isadora Cabreira da Silva

Capítulo 19 - EDUCAÇÃO PÚBLICA VERSUS EDUCAÇÃO PRIVADA NO BRASIL 281
Marliane Dias Silva
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
César Evangelista Fernandes Bressanin 

SOBRE OS ORGANIZADORES 


Ficha Técnica

E74     Escola, cultura e cidadania [recurso eletrônico] : transformações e contextos / organizadores: Jenerton Arlan Schütz, Marco Antônio Franco do Amaral, Sangelita Miranda Franco Mariano. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
279 p.

ISBN 978-65-89700-20-3
DOI 10.46550/978-65-89700-20-3

1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Ensino-aprendizagem. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.). II. Amaral, Marco Antônio Franco do (org.). III. Mariano, Sangelita Miranda Franco (org.).                   

CDU: 37