Este livro é resultado de reflexões de estudiosos, pesquisadores e docentes que pensam a educação a partir dos olhares que abrangem as diversas áreas de conhecimento. De modo particular, as discussões e análises apresentadas nesta obra se relacionam ao planejamento e materialização de ações educativas no âmbito de instituições escolares, abarcando os diferentes níveis e modalidades escolares. Os textos aqui apresentados foram construídos imersos em um contexto que envolve todas as inquietudes inerentes à pandemia em razão das medidas de prevenção e enfrentamento ao Covid-19, momento este que tem nos deixado numa condição em que é exigido dos profissionais da educação que saiamos da nossa zona de conforto ou de (des)conforto, muitas vezes não assumido e não consciente. Reconhecemos que este processo tem desvelado as nossas fragilidades, (de agora e de sempre) não somente em relação às tecnologias, mas no que tange também aos nossos acertos e desacertos no nosso fazer cotidiano na esfera escolar e em relação à nossa participação no processo educativo em sua totalidade.
PREFÁCIO
Sangelita Miranda Franco Mariano
Capítulo 1 - UM OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E DOCÊNCIA DO FUTURO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL E COLABORATIVA DE PROPOSTAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ana Paula de Melo Correa
Capítulo 2 - PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES NA VOLTA ÀS AULAS DURANTE A PANDEMIA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E JUVENTUDE
Silvia Matos de Sousa
Rander de Souza Ferreira
André Luiz Gusmão
Capítulo 3 - RÁDIO NO ÂMBITO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A AÇÃO DE EXTENSÃO DENOMINADA E-CAST
André Crepaldi
Capítulo 4 - ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS QUASE-LÓGICAS NA PRODUÇÃO DE REDAÇÕES PRÉ-ENEM PARA A DISTINÇÃO ENTRE FATO E OPINIÃO RELATIVA AO FATO
Geany dos Santos Sousa
Antonio Lailton Moraes Duarte
Capítulo 5 - REFLEXÕES SOBRE LIBERDADE: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL
Rafael Machado Santana
Tainara Ferreira Mousinho
Capítulo 6 - EVENTOS CRÍTICOS, PESQUISA NARRATIVA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE: VIVÊNCIAS METODOLÓGICAS
Fernando Silvério de Lima
Cristina Aparecida de Jesus
Capítulo 7 - O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Géssica Alves de Sousa
Sangelita Miranda Franco Mariano
Ciro Gomes Machado Neto
Capítulo 8 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRECONCEITO: LIMITES E POSSIBILIDADES
Jacqueline Lidiane de Souza Prais
Adriana Fratoni
Capítulo 9 - EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE IMMANUEL KANT E ÉMILE DURKHEIM: PRINCÍPIOS, CONCORDÂNCIAS, DISCORDÂNCIAS E CONTRIBUIÇÕES
Beatriz Oliveira Alexandre
Marco Antônio Franco do Amaral
Capítulo 10 - O IMPACTO DA HERANÇA CULTURAL NA ESCOLHA E DESEMPENHO DAS ALUNAS DE PEDAGOGIA DO IF GOIANO - CAMPUS MORRINHOS
Raquel Soares do Nascimento Borges
Marcus Vinícius Costa da Conceição
Capítulo 11 - CURRÍCULO, JUSTIÇA CURRICULAR E A SUA AÇÃO TRANSFORMADORA
Maria de Jesus F C de Albuquerque
Domingas Luciene Feitosa Sousa
Anderson Monteiro Andrade
Andréia Regina Silva Libório
Capítulo 12 - A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Izabel Rodrigues da Silva
Rafael Soares Silva
Capítulo 13 - REFLETINDO SOBRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Rafael Soares Silva
Lucas Daniel Batista Lima
Izabel Rodrigues da Silva
Capítulo 14 - A MITOLOGIA DOS ORIXÁS COMO LUGAR DE FALA
Joémerson de Oliveira Sales
Rosilene Pio
Capítulo 15 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA PRÉ-ESCOLA
Sarah Marques de Oliveira
Sabrina Silva Moura
Géssica Alves de Sousa
Fernanda Fátima Mendes Mendonça
Capítulo 16 - PAULO FREIRE: A LEITURA E O LEITOR
Adriana Maria Lucena da Silva
Simeire da Silva Santos
Luciana Raimunda De Lana Costa
Capítulo 17 - CULTURAS INFANTIS E O PROJETO POLÍTICO-POLICIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES NA GESTÃO EDUCACIONAL
Bruno Escalante Ferreira
Isadora Cabreira da Silva
Capítulo 18 - A BRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: AS POTENCIALIDADES (NÃO) EXPLORADAS
Lucas da Costa Lage
Isadora Cabreira da Silva
Capítulo 19 - EDUCAÇÃO PÚBLICA VERSUS EDUCAÇÃO PRIVADA NO BRASIL 281
Marliane Dias Silva
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
César Evangelista Fernandes Bressanin
SOBRE OS ORGANIZADORES
E74 Escola, cultura e cidadania [recurso eletrônico] : transformações e contextos / organizadores: Jenerton Arlan Schütz, Marco Antônio Franco do Amaral, Sangelita Miranda Franco Mariano. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
279 p.
ISBN 978-65-89700-20-3
DOI 10.46550/978-65-89700-20-3
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Ensino-aprendizagem. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.). II. Amaral, Marco Antônio Franco do (org.). III. Mariano, Sangelita Miranda Franco (org.).
CDU: 37