Esta obra, intitulada "Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital: Estratégias Pedagógicas para Educadores - Volume 2", apresenta reflexões sobre a interseções complexas entre a educação contemporânea e a revolução tecnológica. Cada capítulo oferece uma investigação própria e apresenta diferentes facetas da influência das tecnologias digitais no contexto pedagógico. Em termos gerais, este volume apresenta reflexões sobre os recursos de multimídia no contexto educacional, examinando como a produção de vídeos, podcasts, simulações virtuais e outros recursos afetam e moldam o processo de ensino-aprendizagem. Um aspecto importante da obra é a reflexão sobre a aprendizagem autogerida e o design instrucional no ambiente virtual de aprendizagem. A análise desses elementos oferece elementos significativos sobre como adaptar e otimizar métodos de ensino tradicionais para atender às demandas de um ambiente digital em constante evolução. Por fim, o livro aborda os desafios e as dificuldades enfrentadas pelos professores na integração das mídias digitais na educação contemporânea, oferecendo reflexões importantes sobre como enfrentar esses obstáculos e otimizar o ensino em um contexto tecnologicamente avançado.
APRESENTAÇÃO
Rodi Narciso
Allysson Barbosa Fernandes
Jéssica Marinho Medeiros
Moésia da Cunha Batista
Monique Bolonha das Neves Meroto
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA A EDUCAÇÃO: PRODUÇÃO DE VÍDEO NA ESCOLA
Lucinéia Ayres Coutinho da Silva
Ana Maria Lemes Coelho
Heloisa Ferreira da Silva
Márcia Elisa Andrade
Roberto Gleydson da Silva Rodrigues
O USO DE RECURSOS MULTIMÍDIA NO AMBIENTE EDUCACIONAL: O PODCAST E A SIMULAÇÃO VIRTUAL COMO AUXILIARES DO APRENDIZADO
Vera Cristina Souza Teracin
Alexandre Paiva Gaspar
Amneris Ribeiro Caciatori
Fabiana Pereira de Aguiar Ricardo
Marcio da Veiga Cabral
APRENDIZAGEM AUTOGERIDA E DESIGN INSTRUCIONAL: UMA REFLEXÃO ACERCA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA MUST UNIVERSITY
Renata Carvalho Durães Pena
Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich
Helena Maria Ribeiro
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Tatiana Petúlia Araújo da Silva
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE AS TECNOLOGIAS, AS NOVAS METODOLOGIAS, O CURRÍCULO E A INTERATIVIDADE
Kênia Cristina Soares Ferreira
Josecarlos Emanuel Magalhães Marins
Rosângela Cardoso da Silva Galvão
Sandra Cristina Mira
Rodrigo Vieira Ribeiro
CIDADANIA DIGITAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL: VISANDO O USO CONSCIENTE EM SALA DE AULA
Raquel Farias Fuly de Souza
Jean Carlos Triches
Jordan Luis Artiaga Silva
Luciana Pereira da Silva
Cizelda Aparecida Triches
ESTRATÉGIAS ATIVAS: AÇÕES EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS ESTUDANTES
Vera Liz Silverio dos Santos
Claudia Kreuzberg da Silva
Germano Fonseca Praxedes
Pedro Soares Magalhães
Sidinéia da Silva
LIDERANÇA E ESTRATÉGIAS NA ERA DIGITAL: UM NOVO CENÁRIO
Camila Sabino de Araujo
Camilo Eduardo do Nascimento
Elzo Brito dos Santos Filho
Luciene Carneiro da S. O. Timoteo
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
CIDADANIA DIGITAL: O USO DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR E OS RISCOS DO MUNDO DIGITAL
João Carlos Machado
Ângela Aparecida de Assis Polizello
José Adilson da Silva
Maria Auxiliadora Alves de Moura
Nailton Sousa Saraiva
APRENDIZAGEM GERIDA (AUTODIRIGIDA)
Jones Pereira de Oliveira
Geanine Ribeiro Faria Sales
Monique Bolonha das Neves Meroto
Sueli Gonçalves de Souza Andrade
GESTÃO DE QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Solange Aparecida Gallo
Erica Tais Souza Kul
Narciso Marques Miranda
Rui César Ranzani
Vanessa Rodrigues de Lima
AS MULTIMÍDIAS E AS TICS COMO INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO
Sheila Costa Silva Pareschi
Agnólia Pereira de Almeida
Graciele Dias
Jaqueline Edy de Andrade
Valéria Teixeira Modesto
RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA A EDUCAÇÃO: O USO DA INTERNET E DOS RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA UMA PRÁTICA INOVADORA
Silvia Renata de Carvalho
Andreza de Souza Cardoso
Iracilda Maria Nunes Veluta Alves
Rosana Réus
Shirleide Costa dos Santos Barbosa
INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NOS CURSOS A DISTÂNCIA
Odinei Barpi
Fábio Fornazieri Picão
Lucas Ferreira Gomes
Luciene Alves
Tatiane Alves Luccheti
BNCC E OS CURRÍCULOS NO BRASIL SUAS CARACTERÍSTICAS E POTENCIALIDADES
Dilza Maria Cruz Melo
Daniele de Souza Velozo
Fabiana Silva Oliveira
Julia Pereira Nascimento Baía
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
INTEGRANDO O FUTURO: A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Jordana Romero Silva
Cristiane Tonetto Escobar
Cristiani Lopes Silva
Monique Bolonha das Neves Meroto
Rodi Narciso
USO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Moésia da Cunha Batista
Elionides José da Costa
Ellen Gonçalves Lira
Gabriela dos Santos de Almeida
Maria Aparecida Martim Pereira
O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS PARA PROFESSORES NOS TEMPOS ATUAIS
Alessandra Batista Mendes
Celaine Damaceno Marcelo
Debora Cristina Domingos Ferreira
Lucas Estevão Fernandes Laet
Verônica Celia Campos do Amaral