Ensino E Aprendizagem No Mundo Digital - Volume 1: Estratégicas pedagógicas para educadores

O primeiro volume da coletânea, “Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital: Estratégias Pedagógicas para Educadores", presenta reflexões sobre a transformação da educação no século XXI, explorando os desafios, avanços e possibilidades oferecidas pela tecnologia. Com a contribuição de vários pesquisadores da área educacional, a obra pretende contribuir com o debate e os desafios da educação na contemporaneidade. Propõe estratégias inovadoras, como o uso de recursos digitais para potencializar a aprendizagem. Essa abordagem visa não apenas entender, mas também adotar as mudanças que estão redefinindo o panorama da aprendizagem. A obra destina-se a educadores, gestores e profissionais da educação que buscam não só compreender, mas também integrar de forma inteligente a tecnologia ao contexto educacional. Assim, revela-se como uma leitura indispensável para todos os agentes envolvidos na construção de um ensino inovador e eficaz. Abraça-se a visão de um futuro educacional no qual a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas sim um elemento integrante e transformador do processo de aprendizagem.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Rodi Narciso
Allysson Barbosa Fernandes
Jéssica Marinho Medeiros
Moésia da Cunha Batista
Monique Bolonha das Neves Meroto 
Silvana Maria Aparecida Viana Santos

O CONCEITO BIG DATA NA EDUCAÇÃO
Geli Eliane Esposito
Ana Rodrigues Neves 
Anderson Junior da Silva Cruz 
Elaine Fátima Arseno
Geliane Regina Esposito Burin

O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
Rebeca Maria de Oliveira
João Elias Ferreira da Costa
Monique Bolonha das Neves Meroto
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Viviane Aparecida Damian Beck

DIFICULDADE E TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM UMA REALIDADE ESCOLAR
João Carlos Machado
Cristiane Tonetto Escobar
Mariza Batista de Sousa Ferreira
Rodi Narciso
Viviane Aparecida Damian Beck

CONECTIVIDADE E EXPANSÃO EDUCACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA MANEIRA DE SE PASSAR O ENSINO
Mara de Fátima Martini
Ana Maria Lemes Coelho
Antonio Jerri Castro de Abreu
Maria da Conceição Barbosa Guimarães
Vânia Rosa Alves

CIDADANIA DIGITAL E SEGURANÇA ONLINE NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA UM AMBIENTE ESCOLAR CONSCIENTE E PROTEGIDO 
Jordana Romero Silva
Lívia Martins Arruda
Laurita Christina Bonfim Santos
Rodrigo Vieira Ribeiro
Vanessa Morgado Madeira Caldeira

APRIMORANDO A APRENDIZAGEM POR MEIO DE RECURSOS MULTIMÍDIA: UMA PROPOSTA PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Sebastião Lopes da Silva Júnior
Daniel Bruno Anunciação Nobre
Filomena Alves Pereira
Luciana Lopes Araújo Capilupe
Rodrigo Alexander de Magalhães Silva

O DESIGNER INSTRUCIONAL NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA: EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA
Sidinéia da Silva
Ellen Gonçalves Lira
Elzo Brito dos Santos Filho
Franciele Gonçalves
Laurita Christina Bonfim Santos

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO APRENDIZAGEM
Andréia Ferreira Nascimento de Paula
Ana Maria Lemes Coelho
Laurita Christina Bonfim Santos
Mariza Batista de Sousa Ferreira
Thaysa Aguiar Barbosa Moura

APRENDIZAGEM AUTOGERIDA: SUPERANDO DESAFIOS COM OS OBSTÁCULOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR
Agnólia Pereira de Almeida
Camila Sabino de Araujo
Joelson Miranda Ferreira
Olinderge Priscilla Câmara Bezerra
Pedro Soares Magalhães

ANÁLISE SWOT PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Agnólia Pereira de Almeida
Ângela Ap. de Assis Polizello
Claudia Ribeiro
Monique Bolonha das Neves Meroto

A RELEVÂNCIA DO DESIGN INSTRUCIONAL NA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA ON-LINE E-LEARNING
João Carlos Machado
Adriana Persin de Araújo
Agnólia Pereira de Almeida
Clair de Andrade
José Leônidas Alves do Nascimento

INTERAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS, NOVAS METODOLOGIAS E CURRÍCULO
Helena Maria Ribeiro
Cristiane Tonetto Escobar
Ayrla Morganna Rodrigues Barros
Marcos Vinícius Malheiros da Silva
Rodi Narciso

RECURSOS MULTIMÍDIAS E EDUCAÇÃO
Eliete Matoso de Freitas
Eliza Juventino Zella dos Santos
Manuela Angelo Gonsalves
Martha de Oliveira Pinheiro
Silvia Rangel Mendes

AVALIAÇÃO ESCOLAR E O USO DE TECNOLOGIAS: A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E O GOOGLE FORMS
Claudinei Francisco Pioner
Aglycia Chaves Barros Sousa
Geraldo Lopes da Silva Filho
Renata Carvalho Durães Pena
Tatiana Petúlia Araújo da Silva

A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA, METODOLOGIAS E CURRÍCULO
Vanessa Souza Santos Detoni
Alessandra Barboza Barros Almeida
Circe Carneiro de Leão
Lucas Estevão Fernandes Laet
Maura Aparecida de Souza


Ficha Técnica

E24   Ensino e aprendizagem no mundo digital [recurso eletrônico] : estratégicas pedagógicas para educadores / organizadores: Rodi Narciso ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2023.
v. 1
 
ISBN 978-65-5397-157-8
DOI 10.46550/978-65-5397-157-8
1. Educação. 2. Tecnologias. 3. Inovação tecnológica. 4. Inteligência artificial. I. Narciso, Rodi (org.).
 
CDU: 37:004