Essa obra objetiva divulgar experiências vivenciadas no âmbito do Projeto Ensinar Ciências para Todos: sequências didáticas inclusivas e interdisciplinares, financiado pelo Programa Ciência na Escola. Esse projeto de pesquisa foi desenvolvido em região do centro norte do estado da Bahia por equipe composta por pesquisadores, professores, técnicos em educação e estudantes de licenciatura em Ciências da Natureza e teve como objetivo principal investigar Sequências Didáticas Interdisciplinares (SDI) como elementos favorecedores à inclusão educacional de pessoas autistas no ensino de ciências. Além disso, esse processo buscou a formação inclusiva e interdisciplinar do grupo de licenciandos envolvidos, num exercício de pesquisa no ensino.
PREFÁCIO
Vanderlei Folmer
APRESENTAÇÃO
Capítulo 1 - ENSINAR CIÊNCIAS PARA TODOS: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INCLUSIVAS E INTERDISCIPLINARES
Gisele Soares Lemos Shaw
Capítulo 2 - AS CONCEPÇÕES DE JOVENS AUTISTAS E NEUROTÍPICOS SOBRE OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR: UMA VIAGEM ESPACIAL E ESPECIAL
Thaíse Conceição Cordeiro
Rosangela Batista dos Santos
Tainá Rodrigues Bispo
Letícia Maria de Oliveira
Gisele Soares Lemos Shaw
Capítulo 3 - O USO DE DESENHOS E RECORTE COLAGEM PARA O ENSINO INCLUSIVO DE ASTRONOMIA A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Thais Kethellen Silva de Paula
Thaís Raphaella de Jesus Lima
Gisele Soares Lemos Shaw
Capítulo 4 - ENSINANDO SOBRE O CORONAVÍRUS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA INTERDISCIPLINAR INCLUSIVA REMOTA
Maria Roberta Rodrigues de Souza
Josias da Silva Santos
Gisele Soares Lemos Shaw
Capítulo 5 - EXPERIENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FAZENDO ARTE E APRENDENDO SOBRE OS ANIMAIS
Fernanda Pereira Batista
Thaíse Conceição Cordeiro
Marcelo Reis dos Santos
Gisele Soares Lemos Shaw
Capítulo 6 - FAZENDO ARTE E APRENDENDO SOBRE NUTRIÇÃO HUMANA: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA
Tiago Hideo Loula Chida
Uesley Renato Figueiredo Castro da Silva
Gisele Soares Lemos Shaw
Capítulo 7 - ADOLESCÊNCIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR E INCLUSIVA
Keilâny Moreira dos Santos
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
Thaís Raphaella de Jesus Lima
Rosangela Vieira de Souza
Manoel Messias Alves de Souza
Capítulo 8 - EU, O OUTRO E O MUNDO
Thais Kethellen Silva de Paula
Ezequiel Ribeiro dos Santos
Rubecleiton Silva Souza
Felipe Bartilotti dos Santos
Virgínia Farias Pereira de Araújo
Capítulo 9 - DESVENDANDO O UNIVERSO
Josieli Queiroz de Oliveira
Ingrid Josefa Pereira de Miranda
Anderson Camatari Vilas Boas
Gisele Soares Lemos Shaw
E59 Ensinar ciências a todos : sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas / organizadora: Gisele Soares Lemos Shaw. - Santo Ângelo: Metrics, 2022.
v. 1
ISBN 978-65-5397-029-8
DOI 10.46550/978-65-5397-029-8
1. Ensino de ciências. 2. Educação inclusiva. I. Shaw, Gisele Soares Lemos (org.).
CDU: 37.02:50