Ensinar Ciências A Todos: Sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas - Volume 1

Essa obra objetiva divulgar experiências vivenciadas no âmbito do Projeto Ensinar Ciências para Todos: sequências didáticas inclusivas e interdisciplinares, financiado pelo Programa Ciência na Escola. Esse projeto de pesquisa foi desenvolvido em região do centro norte do estado da Bahia por equipe composta por pesquisadores, professores, técnicos em educação e estudantes de licenciatura em Ciências da Natureza e teve como objetivo principal investigar Sequências Didáticas Interdisciplinares (SDI) como elementos favorecedores à inclusão educacional de pessoas autistas no ensino de ciências. Além disso, esse processo buscou a formação inclusiva e interdisciplinar do grupo de licenciandos envolvidos, num exercício de pesquisa no ensino.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Vanderlei Folmer 

APRESENTAÇÃO

Capítulo 1 - ENSINAR CIÊNCIAS PARA TODOS: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INCLUSIVAS E INTERDISCIPLINARES
Gisele Soares Lemos Shaw 

Capítulo 2 - AS CONCEPÇÕES DE JOVENS AUTISTAS E NEUROTÍPICOS SOBRE OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR: UMA VIAGEM ESPACIAL E ESPECIAL
Thaíse Conceição Cordeiro 
Rosangela Batista dos Santos 
Tainá Rodrigues Bispo 
Letícia Maria de Oliveira 
Gisele Soares Lemos Shaw 

Capítulo 3 - O USO DE DESENHOS E RECORTE COLAGEM PARA O ENSINO INCLUSIVO DE ASTRONOMIA A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Thais Kethellen Silva de Paula 
Thaís Raphaella de Jesus Lima 
Gisele Soares Lemos Shaw 

Capítulo 4 - ENSINANDO SOBRE O CORONAVÍRUS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA INTERDISCIPLINAR INCLUSIVA REMOTA
Maria Roberta Rodrigues de Souza 
Josias da Silva Santos 
Gisele Soares Lemos Shaw 

Capítulo 5 - EXPERIENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FAZENDO ARTE E APRENDENDO SOBRE OS     ANIMAIS
Fernanda Pereira Batista 
Thaíse Conceição Cordeiro 
Marcelo Reis dos Santos 
Gisele Soares Lemos Shaw 

Capítulo 6 - FAZENDO ARTE E APRENDENDO SOBRE NUTRIÇÃO HUMANA: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA
Tiago Hideo Loula Chida 
Uesley Renato Figueiredo Castro da Silva 
Gisele Soares Lemos Shaw 

Capítulo 7 - ADOLESCÊNCIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR E INCLUSIVA
Keilâny Moreira dos Santos 
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques 
Thaís Raphaella de Jesus Lima 
Rosangela Vieira de Souza 
Manoel Messias Alves de Souza 

Capítulo 8 - EU, O OUTRO E O MUNDO
Thais Kethellen Silva de Paula 
Ezequiel Ribeiro dos Santos 
Rubecleiton Silva Souza 
Felipe Bartilotti dos Santos 
Virgínia Farias Pereira de Araújo 

Capítulo 9 - DESVENDANDO O UNIVERSO
Josieli Queiroz de Oliveira 
Ingrid Josefa Pereira de Miranda 
Anderson Camatari Vilas Boas 
Gisele Soares Lemos Shaw  


Ficha Técnica

E59  Ensinar ciências a todos : sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas / organizadora: Gisele Soares Lemos Shaw. - Santo Ângelo: Metrics, 2022.
v. 1

ISBN 978-65-5397-029-8
DOI 10.46550/978-65-5397-029-8

1. Ensino de ciências. 2. Educação inclusiva. I. Shaw, Gisele Soares Lemos (org.).              

CDU: 37.02:50