Encontros E Reencontros No Percurso Formativo Da Graduação: Reflexões na/da educação inclusiva

A obra que ora se apresenta tem como objetivo propagar reflexões e resultados advindos de investigações que ocorreram durante a caminhada da graduação, em que estudantes e suas professoras orientadoras se interessaram por temáticas ligadas à Educação Especial na perspectiva inclusiva. O intuito é incentivar os debates acadêmicos para a produção de novos conhecimentos nos diferentes fundamentos, metodologias, saberes e práticas educacionais, entrelaçados com a transversalidade que a Educação Especial proporciona dentro das etapas da Educação Básica. Nesse sentido, esta obra convida o público leitor a se debruçar sobre questões e problematizações acerca da Educação e da Inclusão e, por conseguinte, sobre novas ideias e percepções das temáticas aqui apresentadas.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Cleusa Inês Ziesmann 
Magali Maria Johann 
Sonize Lepke 

Capítulo 1
A RELAÇÃO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Jocieli da Silva 
Magali Maria Johann 

Capítulo 2
INCLUSÃO DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL PARANAENSE: UM ESTUDO DE CASO
Pollyana Boquai Camargo 
Magali Maria Johann 

Capítulo 3
O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTITUIÇÃO DA AUTONOMIA E A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
Dalires Fátima Pezzini 
Cleusa Inês Ziesmann 

Capítulo 4
EDUCAÇÃO DE SURDOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM ESCOLA REGULAR
Caroline de Oliveira Schneider 
Schena Karlec Berres 
Cleusa Inês Ziesmann  

Capítulo 5
A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NOS PROCESSOS INCLUSIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Luara Marek Tortelli 
Sonize Lepke 

Capítulo 6
EDUCAÇÃO INFANTIL E A CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NA PERSPECTIVA DOCENTE
Miriam Kaiser Bassanezi 
Sonize Lepke 

Capítulo 7
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA SOBRE A SUA IDENTIDADE E AUTONOMIA: UM ESTUDO DE CASO
Bruna Lussani 
Sonize Lepke 

Capítulo 8
O ALUNO DISLÉXICO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: METODOLOGIAS E PROCEDIMENTOS
Letícia Springer 
Jeize de Fátima Batista 

Capítulo 9
INFERIORIZAÇÃO DO NEGRO: UM DISCURSO QUE PERPASSA GERAÇÕES
Bruna Lima da Rocha 
Jeize de Fátima Batista 


Ficha Técnica

E56   Encontros e reencontros no percurso formativo da graduação [recurso eletrônico] : reflexões na/da educação inclusiva / organizadoras: Cleusa Inês Ziesmann, Magali Maria Johann, Sonize Lepke. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
177 p.

ISBN 978-65-89700-61-6
DOI 10.46550/978-65-89700-61-6

1. Educação inclusiva. 2. Educação especial. 3. Formação de professores. I. Ziesmann, Cleusa Inês (org.). II. Johann, Magali Maria (org.). III. Lepke, Sonize (org.)        

CDU: 376