A obra que ora se apresenta tem como objetivo propagar reflexões e resultados advindos de investigações que ocorreram durante a caminhada da graduação, em que estudantes e suas professoras orientadoras se interessaram por temáticas ligadas à Educação Especial na perspectiva inclusiva. O intuito é incentivar os debates acadêmicos para a produção de novos conhecimentos nos diferentes fundamentos, metodologias, saberes e práticas educacionais, entrelaçados com a transversalidade que a Educação Especial proporciona dentro das etapas da Educação Básica. Nesse sentido, esta obra convida o público leitor a se debruçar sobre questões e problematizações acerca da Educação e da Inclusão e, por conseguinte, sobre novas ideias e percepções das temáticas aqui apresentadas.
APRESENTAÇÃO
Cleusa Inês Ziesmann
Magali Maria Johann
Sonize Lepke
Capítulo 1
A RELAÇÃO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Jocieli da Silva
Magali Maria Johann
Capítulo 2
INCLUSÃO DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL PARANAENSE: UM ESTUDO DE CASO
Pollyana Boquai Camargo
Magali Maria Johann
Capítulo 3
O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTITUIÇÃO DA AUTONOMIA E A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
Dalires Fátima Pezzini
Cleusa Inês Ziesmann
Capítulo 4
EDUCAÇÃO DE SURDOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM ESCOLA REGULAR
Caroline de Oliveira Schneider
Schena Karlec Berres
Cleusa Inês Ziesmann
Capítulo 5
A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NOS PROCESSOS INCLUSIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Luara Marek Tortelli
Sonize Lepke
Capítulo 6
EDUCAÇÃO INFANTIL E A CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NA PERSPECTIVA DOCENTE
Miriam Kaiser Bassanezi
Sonize Lepke
Capítulo 7
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA SOBRE A SUA IDENTIDADE E AUTONOMIA: UM ESTUDO DE CASO
Bruna Lussani
Sonize Lepke
Capítulo 8
O ALUNO DISLÉXICO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: METODOLOGIAS E PROCEDIMENTOS
Letícia Springer
Jeize de Fátima Batista
Capítulo 9
INFERIORIZAÇÃO DO NEGRO: UM DISCURSO QUE PERPASSA GERAÇÕES
Bruna Lima da Rocha
Jeize de Fátima Batista
E56 Encontros e reencontros no percurso formativo da graduação [recurso eletrônico] : reflexões na/da educação inclusiva / organizadoras: Cleusa Inês Ziesmann, Magali Maria Johann, Sonize Lepke. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
177 p.
ISBN 978-65-89700-61-6
DOI 10.46550/978-65-89700-61-6
1. Educação inclusiva. 2. Educação especial. 3. Formação de professores. I. Ziesmann, Cleusa Inês (org.). II. Johann, Magali Maria (org.). III. Lepke, Sonize (org.)
CDU: 376