
A presente obra apresenta reflexões sobre as relações étnicas raciais na educação, do ensino voltado para com os alunos com Transtorno do Espectro Autista, assim como para com a compreensão no que tange a Dislexia, na interação com o entender a Gestão Escolar participativa, na interação com a realidade das turmas multisseriadas, na ação eficiente da alfabetização e do letramento e na aprendizagem referente à atuação do Coordenador Pedagógico na Educação Quilombola. A obra não é apenas mais um livro na coleção dos autores e dos leitores, mas se constitui num divisor somatório para com o crescimento de saberes práticos da educação, contribuindo com aulas e, ainda, com o exercício da escrita.
PREFÁCIO13
Andreson Corte Ferreira da Silva
Douglileide Santos Oliveira Calazans
Odair Ledo Neves
Capítulo 1 - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FOMENTANDO A INCLUSÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS15
Anita Moreira da Silva Queiroz
Marinalva Barbosa da Silva
DOI: 10.46550/978-65-5397-088-5.15-34
Capítulo 2 - O ENSINO PARA OS ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA35
Franciele Moreira da Silva
Marcos Antônio Braga Araújo
DOI: 10.46550/978-65-5397-088-5.35-54
Capítulo 3 - DISLEXIA: MÉTODOS QUE CONTRIBUEM COM A APRENDIZAGEM DE ALUNOS DISLÉXICOS55
Olivia Queiroz Batista
Noêmia Angélica de Oliveira França Queiroz
DOI: 10.46550/978-65-5397-088-5.55-76
Capítulo 4 - GESTÃO ESCOLAR: REALIDADE E PERSPECTIVAS77
Andressa Cavalcante Dourado
Kelly Nepomuceno de Queiroz
Melânia Pereira César
Reinieli de Queiroz Monteiro
Andreson Corte Ferreira da Silva
DOI: 10.46550/978-65-5397-088-5.77-90
Capítulo 5 - DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO91
Danielle Silva de Souza
Edjânia Souza Oliveira Ramos
Flávia Nascimento da Silva
Joice Neves Silva Castro
Andreson Corte Ferreira da Silva
DOI: 10.46550/978-65-5397-088-5.91-101
Capítulo 6 - GESTÃO PARTICIPATIVA: A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA103
Daniele dos Santos Barbosa
Larissa Santos dos Anjos
Andreson Corte Ferreira da Silva
DOI: 10.46550/978-65-5397-088-5.103-109
Capítulo 7 - REALIDADE PEDAGÓGICA DAS TURMAS MULTISSERIADAS: BREVE DISCUSSÕES111
Odair Ledo Neves
Romário Pereira Carvalho
Gidelmo Santos de Jesus
Eloisia Amaral Sena
DOI: 10.46550/978-65-5397-088-5.111-124
Capítulo 8 - RELATOS SOBRE O FORMAÇÃO PELA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SERRA DO RAMALHO 125
Odair Ledo Neves
Romário Pereira Carvalho
Gidelmo Santos de Jesus
Eloisia Amaral Sena
DOI: 10.46550/978-65-5397-088-5.125-132
Capítulo 9 - ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DA ESCOLA DO CAMPO133
Odair Ledo Neves
Romário Pereira Carvalho
Gidelmo Santos de Jesus
Eloisia Amaral Sena
DOI: 10.46550/978-65-5397-088-5.133-150
Capítulo 10 - O COORDENADOR PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS151
Odair Ledo Neves
Romário Pereira Carvalho
Gidelmo Santos de Jesus
Eloisia Amaral Sena
DOI: 10.46550/978-65-5397-088-5.151-166
SOBRE OS AUTORES167
SOBRE OS ORGANIZADORES171
Elóquio : exposição dinâmica das práticas pedagógicas
/ organizadores Andreson Corte Ferreira da Silva, Douglileide Santos Oliveira Calazans, Odair Ledo Neves. -- 1. ed. -- Santo Ângelo, RS : Editora Metrics, 2023.
Vários autores.
Bibliografia.
ISBN 978-65-5397-088-5
DOI 10.46550/978-65-5397-088-5
1. Artigos científicos - Coletâneas 2. Educação -
Pesquisa - Aspectos sociais 3. Gestão educacional 4. Práticas pedagógicas 5. Professores - Formação 6. Racismo - Aspectos sociais I. Silva, Andreson Corte Ferreira da. II. Calazans, Douglileide Santos Oliveira. III. Neves, Odair Ledo.
23-146408 CDD-370.71