Educação: Prioridade E Inserção Em Diversos Contextos

Com a intenção de  inspirar a educação do oeste baiano a tecer mais um passo importante na construção dos saberes necessários a uma boa prática educacional, a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Bahia  (FACITE), cumprindo parte dos seus objetivos na formação de pesquisadores e produção de conhecimentos científicos, materializa a obra Educação: prioridades e inserção em diversos contextos, selando mais um sonho junto ao seu colegiado e acadêmicos do curso de Pedagogia.  Trata-se de uma obra construída por heterogeneidade de mãos, que por meio do ensino e da pesquisa, registram a subjetividade, o olhar atento dos mais diferentes sujeitos, bem como das dificuldades encontradas dentro do processo didático-pedagógico, por meio da comunicação fixada entre a educação básica e superior. Dessa forma, o livro Educação: prioridades e inserção em diversos contextos se configura como um convite ao leitor para uma viagem por diversas temáticas inerentes à educação, mas é, também uma forma de juntar a concepção da teoria acadêmica com a prática educativa vivida, visto que em todos os seus capítulos, direto ou indiretamente, tem as mãos e o olhar crítico e reflexivo de professores pesquisadores com suas vivências e experiências tanto na educação básica, quanto na educação superior. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Erivélton de Jesus Rêgo
Mitally Fernanda Silva Santos
Vanelson Aparecido Pereira Donato

Capítulo 1
A IMPORTÂNCIA DA APLB/SINDICATO NO PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA DA VITÓRIA - BAHIA
Ormízia Neves de Ursino 
Odair Ledo Neves 

Capítulo 2
A ESTIMA PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA PARA A APRENDIZAGEM
Ritane Pereira Mendes da Silva
Andreson Côrte Ferreira da Silva

Capítulo 3
A INCLUSÃO: DESCOBERTAS E INOVAÇÕES QUE CONTRIBUI COM A CRIANÇA COM SÍNDROME DOWN NA SALA DE AULA
Rita de Cássia de Araújo
Noêmia Angélica Oliveira F. de Queiroz

Capítulo 4
A ALFABETIZAÇÃO PRECOCE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Valéria Neves dos anjos Bueno
Raylane Rafaelle Castro Rodrigues

Capítulo 5
CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR: PRÁTICAS INDISSOCIÁVEIS À EDUCAÇÃO INFANTIL
Ernane Domingues Pereira 
Wanessa Lohane Ferreira Braga
Douglileide Santos Oliveira Calazans 

Capítulo 6
O COORDENADOR PEDAGÓGICO ENQUANTO AGENTE ARTICULADOR DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Ismael Rodrigues de Almeida
Noêmia Angélica de Oliveira França Queiroz

Capítulo 7
A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E SIGNIFICÂNCIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
 Gisele Batista de Souza
Vanessa S. Bastos França
Vanelson A. Pereira Donato

Capítulo 8
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENCONTRADAS NA ALFABETIZAÇÃO
Riane Rodrigues de Oliveira
Marcos Antônio Braga Araújo

Capítulo 9
EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: ENTRE DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Ludmila Coelho Souza
Odair Ledo Neves  

Capítulo 10
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA EMANCIPATÓRIA EM TODAS AS MODALIDADES DA EDUCAÇÃO
Douglileide Santos Oliveira Calazans
Amós Alves Santos

Capítulo 11
A IMAGEM COMO FORMA DE EXPRESSÃO E CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
Jéssica Caroline Correia de Moura 
Mitally Fernanda Silva Santos 

Capítulo 12
GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS: POTENCIALIDADES DA ADMINISTRAÇÃO E DA PEDAGOGIA EMPRESARIAL FRENTE ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS DO RH 
Cleverson Pereira Calazans da Silva
Andreson Corte Ferreira da Silva 

Capítulo 13
ABANDONO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ana Maria Santos de Sousa
Joselita Rosa de Jesus 
Odair Ledo Neves 

POSFÁCIO
Andreson Corte Ferreira da Silva
Marinalva Barbosa da Silva
Raylane Rafaelle Castro Rodrigues

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

E24  Educação : prioridade e inserção em diversos contextos / organizadores: Douglileide Santos Oliveira Calazans, Noêmia Angélica de Oliveira França Queiroz, Odair Ledo Neves. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
263 p. ; 21 cm

ISBN 978-65-89700-43-2
DOI: 10.46550/978-65-89700-43-2

1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Formação de professores. 4. Educação infantil. I. Calazans, Douglileide Santos Oliveira (org.). II. Queiroz, Noêmia Angélica de Oliveira França (org.). III. Neves, Odair Ledo (org.).                

CDU: 37