Com a intenção de inspirar a educação do oeste baiano a tecer mais um passo importante na construção dos saberes necessários a uma boa prática educacional, a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Bahia (FACITE), cumprindo parte dos seus objetivos na formação de pesquisadores e produção de conhecimentos científicos, materializa a obra Educação: prioridades e inserção em diversos contextos, selando mais um sonho junto ao seu colegiado e acadêmicos do curso de Pedagogia. Trata-se de uma obra construída por heterogeneidade de mãos, que por meio do ensino e da pesquisa, registram a subjetividade, o olhar atento dos mais diferentes sujeitos, bem como das dificuldades encontradas dentro do processo didático-pedagógico, por meio da comunicação fixada entre a educação básica e superior. Dessa forma, o livro Educação: prioridades e inserção em diversos contextos se configura como um convite ao leitor para uma viagem por diversas temáticas inerentes à educação, mas é, também uma forma de juntar a concepção da teoria acadêmica com a prática educativa vivida, visto que em todos os seus capítulos, direto ou indiretamente, tem as mãos e o olhar crítico e reflexivo de professores pesquisadores com suas vivências e experiências tanto na educação básica, quanto na educação superior.
PREFÁCIO
Erivélton de Jesus Rêgo
Mitally Fernanda Silva Santos
Vanelson Aparecido Pereira Donato
Capítulo 1
A IMPORTÂNCIA DA APLB/SINDICATO NO PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA DA VITÓRIA - BAHIA
Ormízia Neves de Ursino
Odair Ledo Neves
Capítulo 2
A ESTIMA PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA PARA A APRENDIZAGEM
Ritane Pereira Mendes da Silva
Andreson Côrte Ferreira da Silva
Capítulo 3
A INCLUSÃO: DESCOBERTAS E INOVAÇÕES QUE CONTRIBUI COM A CRIANÇA COM SÍNDROME DOWN NA SALA DE AULA
Rita de Cássia de Araújo
Noêmia Angélica Oliveira F. de Queiroz
Capítulo 4
A ALFABETIZAÇÃO PRECOCE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Valéria Neves dos anjos Bueno
Raylane Rafaelle Castro Rodrigues
Capítulo 5
CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR: PRÁTICAS INDISSOCIÁVEIS À EDUCAÇÃO INFANTIL
Ernane Domingues Pereira
Wanessa Lohane Ferreira Braga
Douglileide Santos Oliveira Calazans
Capítulo 6
O COORDENADOR PEDAGÓGICO ENQUANTO AGENTE ARTICULADOR DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Ismael Rodrigues de Almeida
Noêmia Angélica de Oliveira França Queiroz
Capítulo 7
A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E SIGNIFICÂNCIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Gisele Batista de Souza
Vanessa S. Bastos França
Vanelson A. Pereira Donato
Capítulo 8
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENCONTRADAS NA ALFABETIZAÇÃO
Riane Rodrigues de Oliveira
Marcos Antônio Braga Araújo
Capítulo 9
EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: ENTRE DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Ludmila Coelho Souza
Odair Ledo Neves
Capítulo 10
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA EMANCIPATÓRIA EM TODAS AS MODALIDADES DA EDUCAÇÃO
Douglileide Santos Oliveira Calazans
Amós Alves Santos
Capítulo 11
A IMAGEM COMO FORMA DE EXPRESSÃO E CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
Jéssica Caroline Correia de Moura
Mitally Fernanda Silva Santos
Capítulo 12
GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS: POTENCIALIDADES DA ADMINISTRAÇÃO E DA PEDAGOGIA EMPRESARIAL FRENTE ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS DO RH
Cleverson Pereira Calazans da Silva
Andreson Corte Ferreira da Silva
Capítulo 13
ABANDONO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ana Maria Santos de Sousa
Joselita Rosa de Jesus
Odair Ledo Neves
POSFÁCIO
Andreson Corte Ferreira da Silva
Marinalva Barbosa da Silva
Raylane Rafaelle Castro Rodrigues
SOBRE OS AUTORES
E24 Educação : prioridade e inserção em diversos contextos / organizadores: Douglileide Santos Oliveira Calazans, Noêmia Angélica de Oliveira França Queiroz, Odair Ledo Neves. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
263 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-89700-43-2
DOI: 10.46550/978-65-89700-43-2
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Formação de professores. 4. Educação infantil. I. Calazans, Douglileide Santos Oliveira (org.). II. Queiroz, Noêmia Angélica de Oliveira França (org.). III. Neves, Odair Ledo (org.).
CDU: 37