A obra é constituída por trinta e sete capítulos, cada um deles uma porta para compreendermos os desafios e as oportunidades educacionais no século XXI. Convidamos você a se juntar aos autores nessa jornada e aprofundar sua compreensão sobre como a aprendizagem autodirigida e o design instrucional podem ser os pilares de uma educação mais eficaz e significativa.
APRESENTAÇÃO15
Rodi Narciso
Allysson Barbosa Fernandes
Jéssica Marinho Medeiros
João Carlos Machado
Marcos Vinicius Malheiros da Silva
Monique Bolonha das Neves Meroto
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA E DESIGN INSTRUCIONAL: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM17
Ferdinando Sampaio Rios
Allysson Barbosa Fernandes
Fabiana Fagundes Barros Gomes
Marcos Vinícius Malheiros da Silva
Mayara Talini Pereira Bohrer
PRINCIPAIS USOS DO CICLO PDCA PARA UMA GESTÃO EFICIENTE25
Rosangela Miranda Cremonini
João Carlos Bertolazzi
Marcos Vinícius Malheiros da Silva
Rebeca Maria de Oliveira
Rodi Narciso
APRENDIZAGEM COM APORTES DO DESIGN INSTRUCIONAL E DA EDUCAÇÃO AUTOGERIDA31
Rodi Narciso
Aline Abreu Santana
Cristiane Raquel da Silva
Luciene Carneiro da S. O. Timoteo
Rebeca Maria de Oliveira
ANÁLISE DE FERRAMENTAS PARA A VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO 37
Fernanda Correa
Domingos Sávio dos Santos
Lindalva Mendonça de Figueirôa
Márcio Santana Magalhães
Renata Fermino Ferrari
TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES47
Iracema Rocha Marreiros
Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento
Cláudio Gonçalves de Mattos
Filomena Alves Pereira
Rodi Narciso
REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO E NOVAS TECNOLOGIAS: A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA EJA + QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ57
Ayrla Morganna Rodrigues Barros
Daiana Cristina Parreira
Domingos Sávio dos Santos
Janmes Wilker Mendes Costa
Raimundo Sampaio Sales
GERAÇÃO SCREENAGERS E O FUTURO DA EDUCAÇÃO63
Márcio Santana Magalhães
Fábio Feitosa Rodrigues
Flaviani Costa dos Santos Pullen
Lindalva Mendonça de Figueirôa
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
O CURRÍCULO BRASILEIRO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS A PRÁTICA DOCENTE73
Ana Rodrigues Neves
Anderson Junior da Silva Cruz
Elaine Fatima Arseno
Geli Eliane Esposito
Geliane Regina Esposito Burin
DESAFIOS E HABILIDADES DO PROFESSOR NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS79
Helena Maria Ribeiro
Filomena Alves Pereira
Jéssica Marinho Medeiros
Maria Rita Fialho Almeida
Rosimar Rodrigues Souza
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTEGRADA NA EVOLUÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA: RELEVÂNCIA DO EMPREGO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 89
Fabrício Cardoso da Silva
Liliane Inácia da Silva
Fabrísia Maria da Silva Carvalho
MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA EDUCACIONAL99
Monique Bolonha das Neves Meroto
Daniela Dieterich
Klener Batista
Renata Camargo Costa Alves
Tamara Trentin
INTEGRAÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E A TAXONOMIA DE BLOOM105
Márcia Elisa Andrade
Ana Maria Lemes Coelho
Heloisa Ferreira da Silva
Lucinéia Ayres Coutinho da Silva
Roberto Gleydson da Silva Rodrigues
OS DESAFIOS DA REALIZAÇÃO DE AULAS ON-LINE E A PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS COMO RECURSO DE AULA REMOTA113
Alexandre Paiva Gaspar
Amneris Ribeiro Caciatori
Marcio da Veiga Cabral
Renata Fermino Ferrari
Vera Cristina Souza Teracin
TAXONOMIA DE BLOOM E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA123
Viviane Aparecida Damian Beck
João Elias Ferreira da Costa
Monique Bolonha das Neves Meroto
Rebeca Maria de Oliveira
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO A DISTÂNCIA129
Viviane Aparecida Damian Beck
Cristiane Tonetto Escobar
João Carlos Machado
Mariza Batista de Sousa Ferreira
Rodi Narciso
A METODOLOGIA DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA135
Maria da Conceição Barbosa Guimarães
Ana Maria Lemes Coelho
Antonio Jerri Castro de Abreu
Mara de Fátima Martini
Vânia Rosa Alves
O PAPEL DO PROFESSOR E O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM143
Marcos Vinicius Malheiros da Silva
Rodi Narciso
A MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM151
Filomena Alves Pereira
Daniel Bruno Anunciação Nobre
Luciana Lopes Araújo Capilupe
Rodrigo Alexander de Magalhães Silva
Sebastião Lopes da Silva Júnior
A GERAÇÃO SCREENAGERS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DIGITAL159
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich
Helena Maria Ribeiro
Renata Carvalho Durães Pena
Tatiana Petúlia Araújo da Silva
TAXONOMIA DE BLOOM E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA165
Luciana Pereira da Silva
Cizelda Aparecida Triches
Jean Carlos Triches
Jordan Luis Artiaga Silva
Raquel Farias Fuly de Souza
MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDANTES NO AMBIENTE E-LEARNING 177
Camila Sabino de Araujo
Agnólia Pereira de Almeida
Joelson Miranda Ferreira
Olinderge Priscilla Câmara Bezerra
Pedro Soares Magalhães
O DESIGN INSTRUCIONAL E A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA DOS ESTUDANTES183
Pedro Soares Magalhães
Claudia Kreuzberg da Silva
Germano Fonseca Praxedes
Sidinéia da Silva
Vera Liz Silverio dos Santos
CYBERBULLYING E DEPENDÊNCIA EXCESSIVA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E SOLUÇÕES193
Elzo Brito dos Santos Filho
Camila Sabino de Araujo
Camilo Eduardo do Nascimento
Luciene Carneiro da S. O. Timoteo
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DURANTE A PANDEMIA COVID-19201
Monique Bolonha das Neves Meroto
Agnólia Pereira de Almeida
Ângela A p. de A. Polizello
Claudia Ribeiro
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
IMPACTO DA CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A GERAÇÃO DE SCREENAGERS211
José Adilson da Silva
Ângela A p. de A. Polizello
João Carlos Machado
Maria Auxiliadora Alves de Moura
Nailton Sousa Saraiva
IMPRESSÕES PEDAGÓGICAS DE ATIVIDADES AUTODIRIGIDAS EM UM CURSO SOBRE ESTILOS DE APRENDIZAGEM221
Sueli Gonçalves de Souza Andrade
Geanine Ribeiro Faria Sales
Jones Pereira Oliveira
Monique Bolonha das Neves Meroto
O WEB CURRÍCULO NA INTERAÇÃO DAS TECNOLOGIAS ARTICULADAS AO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA229
Graciele Dias
Agnólia Pereira de Almeida
Jaqueline Edy de Andrade
Sheila Costa Silva Pareschi
Valéria Teixeira Modesto
O PAPEL DO PROFESSOR E O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM237
Agnólia Pereira de Almeida
Adriana Persin de Araújo
Clair de Andrade
José Leônidas Alves do Nascimento
Rodi Narciso
O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO245
Shirleide Costa dos Santos Barbosa
Rosana Réus
Andreza de Souza Cardoso
Silvia Renata de Carvalho
Iracilda Maria Nunes Veluta Alves
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: COMO A IA ESTÁ MUDANDO A MANEIRA COMO APRENDEMOS E ENSINAMOS251
Fábio Fornazieri Picão
Lucas Ferreira Gomes
Luciene Alves
Odinei Barpi
Tatiane Alves Luccheti
BNCC E OS CURRÍCULOS NO BRASIL SUAS CARACTERÍSTICAS E POTENCIALIDADES257
Fabiana Silva Oliveira
Daniele de Souza Velozo
Dilza Maria Cruz Melo
Julia Pereira Nascimento Baía
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO TRABALHO MOTIVACIONAL DOCENTE NA APRENDIZAGEM PARA ALUNOS EM AMBIENTE-LEARNING265
Cristiane Tonetto Escobar
Cristiani Lopes Silva
João Carlos Machado
Monique Bolonha das Neves Meroto
Rodi Narciso
INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS CURSOS A DISTÂNCIA271
Marcos Vinícius Malheiros da Silva
Ayrla Morganna Rodrigues Barros
Cristiane Tonetto Escobar
Helena Maria Ribeiro
Rodi Narciso
O PAPEL DO PROFESSOR EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM ONLINE 279
Silvia Rangel Mendes
Eliete Matoso de Freitas
Eliza Juventino Zella dos Santos
Manuela Angelo Gonsalves
Martha de Oliveira Pinheiro
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O ATUAL CURRÍCULO BRASILEIRO: UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA285
Geraldo Lopes da Silva Filho
Aglycia Chaves Barros Sousa
Claudinei Francisco Pioner
Renata Carvalho Durães Pena
Tatiana Petúlia Araújo da Silva
A INSERÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA E O PAPEL DO DESIGN INSTRUCIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM299
Vanessa Rodrigues de Lima
Érica Taís Souza Kull
Narciso Marques Miranda
Rui César Ranzani
Solange Aparecida Gallo
DIÁLOGO ENTRE NATIVOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO309
Helena Maria Ribeiro
João Carlos Machado
Renata Carvalho Durães Pena
Rodi Narciso