Editora Metrics

Educação Na Contemporaneidade: Entre Desafios e Possibilidades Outras

“Educação na contemporaneidade: entre desafios e possibilidades outras” não foi escolhido de forma aleatória, pois através deste buscamos expressar a importância dos textos aqui reunidos, como pistas, caminhos, inspirações, tentativas e aprendizagens de educadores e educadoras que entendem a educação como agente poderosa de transformação e que, portanto, são partes fundamentais da sociedade. Educadoras e educadores sejam eles professores e professoras das diferentes etapas da Educação Básica, da Educação Superior, estudantes de pós-graduação ou pesquisadores, desafiaram-se nesse trabalho coletivo a refletir sobre diferentes temáticas que abarcam os desafios de educar na contemporaneidade, bem como inspirar possibilidades outras a partir de sua própria práxis e das diversas temáticas de pesquisa as quais têm realizado. Os textos que constituem esse trabalho coletivo, foram escritos em um cenário pandêmico (Covid-19), o qual colocou em xeque nossas formas habituais de ser, conviver, trabalhar, estudar, consumir e até mesmo de sonhar. Sonhos, planos e projetos foram abreviados. Iniciamos 2021, estamos nos aproximando do início de mais um ano letivo e a pandemia e a insegurança ainda nos acompanham. As desigualdades se manifestam com mais força do que nunca, as mudanças educacionais e os desafios na prática docente são realidades constantes.

Download/Compra
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Sumário

PREFÁCIO
Luthiane Miszak Valença de Oliveira

PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DA HETEROGENEIDADE DA ESCRITA NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana de Medeiros Marcolano Thebas
Lucyélen Costa Amorim Pereira

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL, JUVENTUDE E TRABALHO
Nivaldo Moreira Carvalho
Catarina Malheiros da Silva

A ESSÊNCIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA 
César Evangelista Fernandes Bressanin
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

POLÍTICA PÚBLICA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, REFLEXÕES SOBRE ESTE CONTEXTO DE AVANÇOS, RETROCESSOS EM UMA REDE DE ENSINO
Cirlei Giombelli
Giselda Frank 

O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Daniela Carolina Ernst
Ariéle Dorneles Wolff
Luciane Kauffmann
Luciano Goncalves Soares

INCLUSÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DO PROFESSOR E A APRENDIZAGEM DIGITAL: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Audileia de Matos Favacho
Davane Greice Brazão Gonçalves
Helysângela Gomes de Almeida
Efigenia das Neves Barbosa Rodrigues

OS CÍRCULOS DE CULTURA TRANSPONDO FRONTEIRAS: UM DIÁLOGO INTERCULTURAL ENTRE BRASIL E MOÇAMBIQUE 
Lúcia Helena Diniz de Almeida
Felizardo Vasco Domingos Maceia

LINGUÍSTICA APLICADA E O ANIME “GHOST IN THE SHELL”: REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE
Fernando Silvério de Lima
Guilherme Henrique Barros Pereira

O ENSINO TRANSVERSAL DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Alessandra Cristina Neto Cabral
Carlos Cesar Garcia Freitas
Flaviane Pelloso Molina Freitas

FLORESTAN FERNANDES, EXEMPLO DE SUCESSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SIMPLES DE UMA TRAJETÓRIA ÍMPAR
Patrícia Costa Pereira da Silva

PESQUISA E FORMAÇÃO HUMANA: CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA E INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL
Gilvânia Queiroz Madeira de Aguiar
Christiano Roberto Lima de Aguiar

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: PESQUISA NO CATÁLOGO DE PUBLICAÇÕES DA CAPES 
Heriberto Silva Nunes Bezerra
Izabel Cristina Alves da Silva Amorim Dias

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPLICAÇÕES NOS MODOS DE SER E ATUAR NA DOCÊNCIA FRENTE AOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Gilvânia Queiroz Madeira de Aguiar

(RE)CONSTRUINDO UM PLANO DE AULA DE CIÊNCIAS A PARTIR DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
Jacqueline Lidiane de Souza Prais
Vanderley Flor da Rosa 

ENSINO REMOTO E PANDEMIA: UM NÓ QUE JAMAIS FOI UM LAÇO
Osvaldo Teodoro dos Santos Filho
Leandro Luciano Silva Ravnjak 

DIMENSÕES HISTÓRICAS, POLÍTICAS e SOCIAIS DA IMIGRAÇÃO HAITIANA NO BRASIL: A QUESTÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Lidiane Tania Ronsoni Maier
Sandra Bordignon  

TENSIONAMENTOS DE UM CURRÍCULO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA E POPULAR
Marlei Dambros
Lidiane Ronsoni Maier
Oto João Petry 

RIGOROSIDADE E ÉTICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Marli Pardo Legemann Oliveira
Luthiane Miszak Valença de Oliveira

NOSSO COMPROMISSO COMO EDUCADORES
Mara Elaine de Lima Elias

O ESPAÇO EDUCACIONAL E O SEU PAPEL NA DETECÇÃO DE ABUSO SEXUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES LGBT+
Marco Aurélio de Almeida Soares
Carlos Magno Naglis Vieira  

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A INCLUSÃO: ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS
Natalia Barbosa Verissimo 
Célia Regina Vitaliano

ENTRE O FAZER E O SABER: ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DO EMPREENDEDORISMO
Rafael Arruda Nocêra
Jair de Oliveira
Vanderley Flor da Rosa

REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO EM RELATOS DE ALUNAS DA EJA
Schneider Pereira Caixeta

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Sirlei Rigodanzo
Jessica Maia Fadrique
Cátia Keske 
Daniela Carolina Ernst
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

O TRABALHO COM A MULTIMODALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA RELAÇÃO DO GÊNERO TIRA COM A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
Taísa Rita Ragi
Teciene Cássia de Souza

ÉTICA PROFISSIONAL EM LICITAÇÕES NO SETOR PÚBLICO
Dirlei Andrade Bonfim
Jailton Brito de Oliveira

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E24  Educação na contemporaneidade [recurso eletrônico] : entre desafios e possibilidades outras / organizadores: Albertina Lima de Oliveira, Jenerton Arlan Schütz, Marco Antonio Franco do Amaral. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
452 p. : il.

ISBN 978-65-89700-05-0
DOI: 10.46550/978-65-89700-05-0

1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Pandemia (COVID-19). I. Oliveira, Albertina Lima de (org.). II. Schütz, Jenerton Arlan (org.). III. Amaral, Marco Antonio Franco do (org.)                                  

CDU: 37

Autores