Editora Metrics

Educação & Mundo Comum

Os Estudos Temáticos propostos no título/tema gerador do livro “Educação e Mundo Comum” foram elaborados por profissionais da educação, que não mediram esforços, em período de férias escolares, no iniciar do presente ano de 2021. Numa época de pandemia do Covid-19, não se pouparam para pesquisar, escrever, dialogar e trazer experiências significativas, através de conceitos científicos essenciais sobre o mundo da inclusão e exclusão social. 

Download/Compra
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Sumário

PREFÁCIO
Nestor Francisco Rambo

O PAPEL DA MÍDIA-EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL 
Alexandre Passos Bitencourt

A MÍDIA E A INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA
Fernanda Cristina dos Santos de Oliveira / Analígia Miranda da Silva 

APRENDIZADOS PRÁTICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: REAFIRMANDO A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO E DA REORGANIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO 
Anaquel Gonçalves Albuquerque / Luciene do Nascimento Gonçalves

A EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA REMOTA
Taísa Rita Ragi / Carlos Antônio Rufino Júnior / Caio César Branco Nunes / Ricardo Carrasco Carpio

UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA  A TRAGETÓRIA DE APRENDIZAGEM
Felizardo Vasco Domingos Maceia

FAZ SENTIDO SER PROFESSORA DE INGLÊS EM CONTEXTO DE PANDEMIA? NARRATIVAS DE UM CONTEXTO DE ESCOLA PÚBLICO
Fernando Silvério de Lima  / Tátima Venâncio de Paula Mapa

O LUGAR DAS REPRESENTAÇÕES FANTÁSTICAS NOS RELATOS DE GASPAR DE CARVAJAL: BREVES NOTAS E UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
Herlan José da Silva Smith  / Drivia Louren Rodrigues Guevara / Giovanna Queiroz de Mendonça / João Paulo Cruz e Cruz

ENSINO DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA PARA O ALUNO CEGO UTILIZANDO MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS
Gabriel Ferreira Baptistone   /  Karla Suzi Furutani Toyama / Jacqueline Lidiane de Souza Prais

CONFISSÕES DE LEITURA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS
Jessé Pinto Campos   / Maria José Borges da Silva

CONTRIBUIÇÕES DA NOVA RETÓRICA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DISCURSIVAS ARGUMENTATIVAS EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Antonio Lailton Moraes Duarte  / Marcia Joselia Maia Moreira da Costa

O SABER É UMA PRÁXIS: NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Leon Karlos Ferreira Nunes  / Angelo Girotto Neto

PARA QUEM (E PARA QUE) PESQUISAMOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO?
Luthiane Miszak Valença de Oliveira  / Marli Legemann / Shirley Sheila Cardoso

AÇÕES GOVERNAMENTAIS NA PANDEMIA (COVID-19): EDUCAÇÃO BRASILEIRA E NORTE-AMERICANA 
Mateus Castro Alves França  /  Giselle Martinez 

DIREITOS HUMANOS NA CONTEMPORANEIDADE
Mara Elaine de Lima Elias  / Marli Pardo Legemann de Oliveira

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O ENFERMEIRO E SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA
Mauro Lúcio de Oliveira Júnior  / Ana Paula Campos Fernandes  / Tatiane Bettoni  / Allisson Roberto Isidorio   / Cleonaldo Gonçalves Santos / Maurício Almeida 

DO LIVRO À TELONA: A LITERATURA ALIADA AO CINEMA, COMO NOVA PRÁTICA DE ENSINO, ATRAVÉS DA EDUCOMUNICAÇÃO
Naiana Leme Camoleze
EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 259
Ritane Pereira Mendes da Silva  / Valeria Neves dos Anjos Bueno / Wanessa Lorhane Ferreira Braga  / Odair Ledo Neves 

O ENSINO DE HISTÓRIA POLÍTICA ATRAVÉS DO USO DA IMPRENSA EM SALA DE AULA
Pâmela Pongan

A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
Paulo Roberto Dalla Valle 

UTILIZAÇÃO DE TEMÁTICAS INTER/TRANSDISCIPLINARES PARA O DESPERTAR DAS MÚLTIPLAS CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES EM DIFERENTES FASES DO ENSINO
Jayro Santos de Lana  / Rômulo José do Couto / Venícius Juvêncio de Miranda Mendes

O ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES CAUSADAS PELO FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL
Ana Caroline Fernandes Parrião  / Sávia Thaína Silva de Carvalho

INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO: A SALA DE AULA  INVERTIDA COMO METODOLOGIA ATIVA DE   ENSINO E DE APRENDIZAGEM 
Patrícia Cristiane Franco  / Vera Lúcia Trennenphol / Tarcisio Dorn de Oliveira

AS FRONTEIRAS CONCEITUAIS ENTRE A APOFOROBIA E XENOFOBIA: CONCEITOS, ATITUDES E REFLEXÕES SOBRE NOVOS E VELHOS VALORES NO ESTUDO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL!
Nestor Francisco Rambo

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E24    Educação & mundo comum [recurso eletrônico] / organizadores: 
Jenerton Arlan Schütz, Leandro Mayer, Nestor Francisco Rambo. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
365 p. : il.

ISBN 978-65-993309-8-8
DOI: 10.46550/978-65-993309-8-8

1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Práticas pedagógicas. 4. Pandemia (COVID 19). I. Schütz, Jenerton Arlan (org.). II. Mayer, Leandro (org.). III. Rambo, Nestor Francisco (org.).                                            

CDU: 37

Autores