Os Estudos Temáticos propostos no título/tema gerador do livro “Educação e Mundo Comum” foram elaborados por profissionais da educação, que não mediram esforços, em período de férias escolares, no iniciar do presente ano de 2021. Numa época de pandemia do Covid-19, não se pouparam para pesquisar, escrever, dialogar e trazer experiências significativas, através de conceitos científicos essenciais sobre o mundo da inclusão e exclusão social.
PREFÁCIO
Nestor Francisco Rambo
O PAPEL DA MÍDIA-EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Alexandre Passos Bitencourt
A MÍDIA E A INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA
Fernanda Cristina dos Santos de Oliveira / Analígia Miranda da Silva
APRENDIZADOS PRÁTICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: REAFIRMANDO A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO E DA REORGANIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO
Anaquel Gonçalves Albuquerque / Luciene do Nascimento Gonçalves
A EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA REMOTA
Taísa Rita Ragi / Carlos Antônio Rufino Júnior / Caio César Branco Nunes / Ricardo Carrasco Carpio
UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA A TRAGETÓRIA DE APRENDIZAGEM
Felizardo Vasco Domingos Maceia
FAZ SENTIDO SER PROFESSORA DE INGLÊS EM CONTEXTO DE PANDEMIA? NARRATIVAS DE UM CONTEXTO DE ESCOLA PÚBLICO
Fernando Silvério de Lima / Tátima Venâncio de Paula Mapa
O LUGAR DAS REPRESENTAÇÕES FANTÁSTICAS NOS RELATOS DE GASPAR DE CARVAJAL: BREVES NOTAS E UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
Herlan José da Silva Smith / Drivia Louren Rodrigues Guevara / Giovanna Queiroz de Mendonça / João Paulo Cruz e Cruz
ENSINO DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA PARA O ALUNO CEGO UTILIZANDO MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS
Gabriel Ferreira Baptistone / Karla Suzi Furutani Toyama / Jacqueline Lidiane de Souza Prais
CONFISSÕES DE LEITURA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS
Jessé Pinto Campos / Maria José Borges da Silva
CONTRIBUIÇÕES DA NOVA RETÓRICA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DISCURSIVAS ARGUMENTATIVAS EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Antonio Lailton Moraes Duarte / Marcia Joselia Maia Moreira da Costa
O SABER É UMA PRÁXIS: NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Leon Karlos Ferreira Nunes / Angelo Girotto Neto
PARA QUEM (E PARA QUE) PESQUISAMOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO?
Luthiane Miszak Valença de Oliveira / Marli Legemann / Shirley Sheila Cardoso
AÇÕES GOVERNAMENTAIS NA PANDEMIA (COVID-19): EDUCAÇÃO BRASILEIRA E NORTE-AMERICANA
Mateus Castro Alves França / Giselle Martinez
DIREITOS HUMANOS NA CONTEMPORANEIDADE
Mara Elaine de Lima Elias / Marli Pardo Legemann de Oliveira
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O ENFERMEIRO E SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA
Mauro Lúcio de Oliveira Júnior / Ana Paula Campos Fernandes / Tatiane Bettoni / Allisson Roberto Isidorio / Cleonaldo Gonçalves Santos / Maurício Almeida
DO LIVRO À TELONA: A LITERATURA ALIADA AO CINEMA, COMO NOVA PRÁTICA DE ENSINO, ATRAVÉS DA EDUCOMUNICAÇÃO
Naiana Leme Camoleze
EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 259
Ritane Pereira Mendes da Silva / Valeria Neves dos Anjos Bueno / Wanessa Lorhane Ferreira Braga / Odair Ledo Neves
O ENSINO DE HISTÓRIA POLÍTICA ATRAVÉS DO USO DA IMPRENSA EM SALA DE AULA
Pâmela Pongan
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
Paulo Roberto Dalla Valle
UTILIZAÇÃO DE TEMÁTICAS INTER/TRANSDISCIPLINARES PARA O DESPERTAR DAS MÚLTIPLAS CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES EM DIFERENTES FASES DO ENSINO
Jayro Santos de Lana / Rômulo José do Couto / Venícius Juvêncio de Miranda Mendes
O ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES CAUSADAS PELO FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL
Ana Caroline Fernandes Parrião / Sávia Thaína Silva de Carvalho
INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO: A SALA DE AULA INVERTIDA COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Patrícia Cristiane Franco / Vera Lúcia Trennenphol / Tarcisio Dorn de Oliveira
AS FRONTEIRAS CONCEITUAIS ENTRE A APOFOROBIA E XENOFOBIA: CONCEITOS, ATITUDES E REFLEXÕES SOBRE NOVOS E VELHOS VALORES NO ESTUDO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL!
Nestor Francisco Rambo
SOBRE OS ORGANIZADORES
E24 Educação & mundo comum [recurso eletrônico] / organizadores:
Jenerton Arlan Schütz, Leandro Mayer, Nestor Francisco Rambo. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
365 p. : il.
ISBN 978-65-993309-8-8
DOI: 10.46550/978-65-993309-8-8
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Práticas pedagógicas. 4. Pandemia (COVID 19). I. Schütz, Jenerton Arlan (org.). II. Mayer, Leandro (org.). III. Rambo, Nestor Francisco (org.).
CDU: 37