Este livro congrega uma coletânea de artigos emergidos de experiências docentes com a Matemática numa perspectiva interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nele o leitor encontrará propostas de ensino e aprendizagem dinâmicas, prazerosas e significativas aos alunos. Resultado de pesquisas, práticas e reflexões desenvolvidas em Trabalhos de Conclusão do Curso (TCCs) por alunas da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Proposta Interdisciplinar, sob orientação de docentes de diferentes áreas do conhecimento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/Campus Santa Rosa, as escritas compartilhadas expressam conexões entre conhecimentos, métodos e pessoas. É um trabalho colaborativo de formação continuada com o propósito de novos olhares sobre as práticas pedagógicas e os currículos na fase inicial da escolarização. Uma leitura inspiradora que consagra a experiência formativa de um processo protagonista em sala de aula, materializado em escritas que certamente impulsionarão práticas educativas contextualizadas e criativas! Assim desejamos.
Apresentação
Cláudia Maria Costa Nunes
Capítulo 1 - O ensino e a aprendizagem da multiplicação: uma investigação nos anos iniciais
Adéli Cristina Michelsen de Oliviera
Lucilaine Goin Abitante
Rúbia Emmel
Capítulo 2 - Experienciando a investigação estatística nos Anos Iniciais numa perspectiva interdisciplinar
Ana Cláudia Pires de Oliveira Bueno
Mariele Josiane Fuchs
Daiani Finatto Bianchini
Capítulo 3 - O desafio de recriar o abstrato da Matemática pela imagem em artes visuais
Ana Thiele Silva Machado
Cornelia Kudiess
Julhane Alice Thomas Schulz
Capítulo 4 - Uma abordagem interdisciplinar sobre educação financeira
Gioseli Zorzan
Elizangela Weber
Mariele Josiane Fuchs
Capítulo 5 - Aviões de papel: o lúdico na construção dos conceitos de razão e velocidade média
Inês Sostisso
Benhur Borges Rodrigues
Daiani Finatto Bianchini
Capítulo 6 - Estatística como potencial interdisciplinar da Matemática no Ciclo de Alfabetização
Jéssica Fernanda Thomas
Daiani Finatto Bianchini
Rubia Emmel
Capítulo 7 - Estudo sobre os hábitos alimentares através de análise de dados estatísticos: uma proposta interdisciplinar
Juliana Bortoluzzi Turra
Catia Luana Bullmann
Joseana Severo
Capítulo 8 - Educação Financeira a partir da Resolução de Problemas: uma proposta com foco no Letramento Matemático
Luciana Rösler Gund
Mariele Josiane Fuchs
Cátia Luana Bullmann
Capítulo 9 - Experimentação científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental: interdisciplinaridade no ensino de química e de matemática
Marilei Menin Maciel
Fabricio Ferrarini
Maiara Andressa Streda
Capítulo 10 - Práticas pedagógicas para o ensino de probabilidade e estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Meridiana Aparecida Lauer
Siomara Cristina Broch
Analice Marchezan
Capítulo 11 - Experimentação e modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: fotossíntese e a área foliar =
Rosi Kelly Regina Marmitt
Julhane Alice Thomas Schulz
Luciane Carvalho Oleques