Educação Matemática: A interdisciplinaridade em ação nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Este livro congrega uma coletânea de artigos emergidos de experiências docentes com a Matemática numa perspectiva interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nele o leitor encontrará propostas de ensino e aprendizagem dinâmicas, prazerosas e significativas aos alunos. Resultado de pesquisas, práticas e reflexões desenvolvidas em Trabalhos de Conclusão do Curso (TCCs) por alunas da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Proposta Interdisciplinar, sob orientação de docentes de diferentes áreas do conhecimento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/Campus Santa Rosa, as escritas compartilhadas expressam conexões entre conhecimentos, métodos e pessoas. É um trabalho colaborativo de formação continuada com o propósito de novos olhares sobre as práticas pedagógicas e os currículos na fase inicial da escolarização. Uma leitura inspiradora que consagra a experiência formativa de um processo protagonista em sala de aula, materializado em escritas que certamente impulsionarão práticas educativas contextualizadas e criativas! Assim desejamos.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

Apresentação
Cláudia Maria Costa Nunes

Capítulo 1 - O ensino e a aprendizagem da multiplicação: uma investigação nos anos iniciais
Adéli Cristina Michelsen de Oliviera
Lucilaine Goin Abitante
Rúbia Emmel

Capítulo 2 - Experienciando a investigação estatística nos Anos Iniciais numa perspectiva interdisciplinar
Ana Cláudia Pires de Oliveira Bueno
Mariele Josiane Fuchs
Daiani Finatto Bianchini

Capítulo 3 - O desafio de recriar o abstrato da Matemática pela  imagem em artes visuais
Ana Thiele Silva Machado
Cornelia Kudiess
Julhane Alice Thomas Schulz

Capítulo 4 - Uma abordagem interdisciplinar sobre educação financeira
Gioseli Zorzan
Elizangela Weber
Mariele Josiane Fuchs

Capítulo 5 - Aviões de papel: o lúdico na construção dos conceitos de razão e velocidade média 
Inês Sostisso
Benhur Borges Rodrigues
Daiani Finatto Bianchini

Capítulo 6 - Estatística como potencial interdisciplinar da Matemática no Ciclo de Alfabetização
Jéssica Fernanda Thomas 
Daiani Finatto Bianchini
Rubia Emmel

Capítulo 7 - Estudo sobre os hábitos alimentares através de análise de dados estatísticos: uma proposta interdisciplinar
Juliana Bortoluzzi Turra
Catia Luana Bullmann
Joseana Severo

Capítulo 8 - Educação Financeira a partir da Resolução de Problemas: uma proposta com foco no Letramento Matemático 
Luciana Rösler Gund
Mariele Josiane Fuchs
Cátia Luana Bullmann

Capítulo 9 - Experimentação científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental: interdisciplinaridade no ensino de química e de matemática 
Marilei Menin Maciel
Fabricio Ferrarini
Maiara Andressa Streda

Capítulo 10 - Práticas pedagógicas para o ensino de probabilidade e estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Meridiana Aparecida Lauer 
Siomara Cristina Broch
Analice Marchezan

Capítulo 11 - Experimentação e modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: fotossíntese e a área foliar =
Rosi Kelly Regina Marmitt
Julhane Alice Thomas Schulz
Luciane Carvalho Oleques


Ficha Técnica

E24   Educação matemática : a interdisciplinaridade em ação nos anos iniciais do ensino fundamental / organizadoras: Analice Marchezan ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2024.
268 p. : il. - (Educação matemática: pesquisas e práticas) 
 
ISBN 978-65-5397-166-0
DOI 10.46550/978-65-5397-166-0
1. Educação matemática. 2. Matemática - Ensino-aprendizagem. I. Marchezan, Analice (org.).
 
CDU: 51:37