Na obra coletiva “Educação Jurídica: atualidades”, o leitor encontrará uma série de reflexões fundamentais sobre o ensino e a educação no universo do Direito. Os trabalhos presentes neste livro são o resultado de uma iniciativa admirável da Comissão de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais. Dentre os 12 artigos que compõem a obra, algumas temáticas podem ser destacadas: análise crítica da tradicional formação jurídica no Brasil e suas novas possibilidades; o papel da linguagem e da argumentação na construção do conhecimento jurídico; e perspectivas sobre o futuro do ensino jurídico e da prática advocatícia. Embora os artigos possam ser lidos de forma independente, é recomendado apreciá-los em sua totalidade para compreender plenamente o mosaico que se forma. Cada fragmento contribui para um todo orgânico, apresentando críticas, análises, constatações e propostas para uma nova atuação no campo da educação jurídica.
Apresentação
Rodolfo Viana Pereira
Capítulo 1 - A Evolução do Ensino Jurídico no Brasil e o Compromisso da Comissão de Educação Jurídica com a sua qualidade
Carina Araújo da Silva Neves
Roberto Brandão Araújo
Capítulo 2 - Direito educacional como instrumento normativo da prática docente
Augusta Isabel Junqueira Fagundes
Capítulo 3 - Ensino de Direito a partir da semiótica jurídica e o uso de Dinâmica Interacional (DIPAC) e multimodalidade na docência da Educação Superior
Pytti Valverde Rocha Diniz Silva
Capítulo 4 - Os desafios do docente no pós-pandemia da Covid-19: a obsolescência do ensino jurídico tradicional aplicado ao (novo)discente
Viviane Toscano Sad
Ana Maria Santos Simões
Capítulo 5 - O agir comunicativo na solução de litígios sociais em tempos pós pandemia
Clara Cordeiro Tupynambá Chaves
Paula Hermont Diniz Tibo
Capítulo 6 - Linguagem, técnica e encriptação: instrumentalização do conhecimento ou manutenção de poder?
Cristiano Tolentino Pires
Rhennan Godinho Barbosa
Capítulo 7 - Ensino de Direito a distância: a argumentação jurídica como diferencial na condução de metodologias ativas
Ana Cristina Brandão Santiago Nascimento
Johnny Hara
Capítulo 8 - Reencontro da práxis político-social e econômico para a educação ambiental tecnológica e jurídica sustentável brasileira
Márcia Cristina Moreira Paranhos
Kátia de Cássia Pires
Capítulo 9 - Os impactos da inteligência artificial no ensino jurídico: uma análise sobre as possibilidades e limitações da IA na formação dos futuros profissionais do Direito
Wellington José Campos
Capítulo 10 - As habilidades requeridas do advogado no contexto da transformação digital: o advogado do futuro
Eliza Rodrigues Sampaio Gomes
Marina Aparecida Pimenta da Cruz Correa
Wagner Lucio Gomes Costa
Capítulo 11 - Equívoco na compreensão do Decreto Imperial que atribuiu o título de Doutor ao Bacharel
Charley Teixeira Chaves
Capítulo 12 - O ensino jurídico como meio para a redução da angústia social
Carina Araújo da Silva Neves
Jefferson Parreira de Souza
Notas finais
Luis Hernandes Matos Leite
Sobre os organizadores