A coletânea apresenta uma significativa contribuição para a discussão da Educação Jurídica, em especial sobre como a tecnologia e as práticas inovadoras precisam ser cada vez mais discutidas na sociedade brasileira. A contínua marcha pela discussão sobre a educação, no caso, em especial, sobre a Educação Jurídica e o reconhecimento dos impactos que a tecnologia provoca nas práticas educativas, exigem uma sensibilidade humanista e democrática para que a sociedade se conscientize cada vez mais sobre o papel da educação como alavanca emancipadora e efetivadora da dignidade humana. A educação jurídica, como tema de investigação e preocupação, tem sido posta sob os holofotes do Direito e da Educação nos últimos anos, com expectativas mutáveis do que os graduados em Direito podem e devem ser capazes de fazer, além de quais práticas podem contribuir para a excelência acadêmica e consequente formação de profissionais sensíveis e habilidosos para a ação diária de proteção dos direitos de nossos representados.
PREFÁCIO
Renata Furtado de Barros
APRESENTAÇÃO
Henrique Avelino Lana
Capítulo 1 - A APLICAÇÃO DA TÉCNICA BRAINSTORMING NO CURSO DE DIREITO
Cristina Rezende Eliezer
Teodoro Adriano Costa Zanardi
Capítulo 2 - A LITERATURA NO DIREITO E NO ENSINO JURÍDICO COMO INSTRUMENTO EMANCIPATÓRIO
Ademilson de Oliveira
Julia Maria Carvalho de Lima Gaspar
Marcela Modesto Fermino
Matheus Henrique Sasseron
Capítulo 3 - HIBRIDIZAÇÃO: DE SISTEMA METODOLÓGICO PEDAGÓGICO PARA O CONHECIMENTO À TRABALHABILIDADE
Pauliana Maria Dias
Daniel Carlos Dirino
Capítulo 4 - O CINEMA E A DIALÓGICA COM O ENSINO JURÍDICO – RECURSOS PEDAGÓGICOS TRANSDISCIPLINARES
Caroline Ferrari Costa
Capítulo 5 - A IMPORTÂNCIA DO USO DA NOVAS TECNOLOGIAS NOS CURSOS DE DIREITO
Augusta Isabel Junqueira Fagundes
Capítulo 6 - O IMPACTO DA PANDEMIA NO CENÁRIO DOS CURSOS DE DIREITO E A IMPORTÂNCIA DE SE (RE)PENSAR AS METODOLOGIAS TRADICIONAIS
Cristina Rezende Eliezer
Helena Maria Ferreira
Vanderlei Barbosa
Capítulo 7 - O CINEMA COMO FERRAMENTA NO ENSINO CRÍTICO DO DIREITO: BREVES RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA CONCRETA
Carla Ribeiro Vaz de Melo
Geovane Lopes de Oliveira
Capítulo 8 - DIREITO PENAL DIGITAL: TEORIA E PRÁTICA
Xenofontes Piló
Filipe Augusto Silva
Capítulo 9 - DIREITO E LITERATURA: APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR DO DIREITO A PARTIR DA TRANSVERSALIDADE DOS DIREITOS HUMANOS
Ariete Pontes de Oliveira
Italo Moreira Reis
Capítulo 10 - IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO BÁSICO DO DIREITO: POSSIBILIDADE DO PROGRAMA DIREITO NA ESCOLA E DA OAB/MG NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA
Claudia Rodrigues
Lucas Andrade
Capítulo 11 - A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O DIREITO PENAL: DESAFIOS E (IN)VIABILIDADES183
Xenofontes Piló
Filipe Augusto Silva
Capítulo 12 - O ESTUDO DE CASO COMO METODOLOGIA DO ENSINO JURÍDICO PARA AS AULAS DE DIREITO AMBIENTAL
Wallace Carvalho Costa
Capítulo 13 - O ENSINO DE DIREITO NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Luis Hernandes Matos Leite
Jefferson Parreira de Souza
Capítulo 14 - O MODELO CARTESIANO DO ENSINO JURÍDICO E OS NOVOS ANSEIOS DO SÉCULO XXI: POR UM DIREITO TRANSDISCIPLINAR
Débora Hellen de Araújo Maciel
Letícia Serra Maciel de Campos Abreu
Capítulo 15 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROMOÇÃO DA CIDADANIA
Alexandre Luiz Duarte dos Santos Costa
POSFÁCIO
Luis Hernandes Matos Leite
ÍNDICE REMISSIVO
SOBRE OS ORGANIZADORES
D598 Educação jurídica [recurso eletrônico] : tecnologia e práticas inovadoras / organizadores: Cristina Rezende Eliezer, Roberto Brandão Araújo, Luis Hernandes Matos Leite. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
262 p.
ISBN 978-65-5397-052-6
DOI 10.46550/978-65-5397-052-6
1. Direito - Estudo e ensino. 2. Inovação tecnológica. I. Eliezer, Cristina Rezende (org.). II. Araújo, Roberto Brandão (org.). III. Leite, Luis Hernandes Matos (org.).
CDU: 34(07)