Educação Infantil: Conceitos, Reflexões E Experiências

Este livro é composto por dez capítulos que tratam de temas afetos à educação infantil. A sua tematização na pedagogia e na psicologia, com a perspectiva escolar, é recente e ainda requer compreensões dessa fase da vida que é fundamental na constituição da subjetividade. A escola tem por tarefa um entendimento mais amplo e profundo da infância para que possa pensar sua responsabilidade pedagógica e social em sintonia com os modos de ser, as características e as especificidades dessa fase da vida humana. Constitui-se num percurso reflexivo, diverso é claro, sobre um tema caro à pedagogia, a educação infantil. Que ele seja frutífero em termos de novas pesquisas sobre o tema e, com elas, qualificar ainda mais os processos, interpretações e ações na educação infantil. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Adair Adams
Renata Serpa Soares

INTRODUÇÃO
Vantoir Roberto Brancher 
Claudia Terra do Nascimento

Capítulo 1 - UM BREVE ESTUDO DA INFÂNCIA
Maria Elisabete Fernandes

Capítulo 2 - CRIANÇAS E ADULTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: MARCAS DOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO, MANIFESTAÇÕES DAS CULTURAS INFANTIS, DOCÊNCIA ALÉM DA A4
Altino José Martins Filho

Capítulo 3 - POLÍTICAS CURRICULARES E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A BNCC
Itaise Moretti de Lima

Capítulo 4 - HISTÓRIAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE VACARIA (RS)
Shana Siqueira Bragaglia Machado

Capítulo 5 - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: TODOS PELA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS
Rochele R. Andreazza Maciel
Flávia Brocchetto Ramos
Claudia Panizzolo 

Capítulo 6 - A LITERATURA NO HORIZONTE DAS INFÂNCIAS: FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
Gigliane Batista de Oliveira
José Neto Formiga Nascimento
Maria Regina Johann
Tatiana Alves de Sousa Rodrigues

Capítulo 7 - REGGIO EMILIA: UMA PEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Graciele Berno Capinos

Capítulo 8 - BRINCAR, EXPLORAR E FAZER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Naiane Ferreira Portela Erthal 

Capítulo 9 - CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CURIOSIDADE, INVESTIGAÇÕES E DESCOBERTAS
Débora Salvador Bizotto
Valquíria Villas-Boas 

Capítulo 10 - A PROPAGAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL ATRAVÉS DA TECNOLOGIA
Anelise Boaventura Pereira

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

E24 Educação infantil : conceitos, reflexões e experiências / organizadores: Adriana de Almeida Marcolin ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2024.
214 p. : il. ; 21 cm - (Coleção OBEDU; 2)
 
ISBN 978-65-5397-231-5
DOI 10.46550/978-65-5397-231-5
1. Educação infantil. 2. Ensino-aprendizagem. I. Marcolin, Adriana de Almeida (org.).  
 
CDU: 37.013