Educação: Entre Saberes E Práticas Pedagógicas

As temáticas aqui abordados dialogam com as iminentes e emergentes necessidades de refletir sobre o direito à educação de qualidade, conforme determina a Constituição de 1998 e é assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996, sobretudo, no que diz respeito aos direitos de aprendizagem, pauta inesgotável, quando se trata da necessária atenção ao acesso à educação pública, seja ela concernente ao Ensino Básico ou Superior. Cada estudo aqui realizado carrega em si uma dimensão do ensinar e do aprender, dos saberes e das práticas constitutivas da profissão docente,  contemplando aprendizagem  necessários à prática docente da educação infantil ao Ensino Superior, dando ênfase ao importante papel do professor, ao aspecto fundante da ludicidade na aprendizagem da criança, ao significado do brincar e dos jogos nesta fase de desenvolvimento da criança. Outros temas, como bullyng, saúde da criança, neurociência, gamificação, TDICs, inclusão, políticas públicas, acesso e evasão  escolar, bem como relações de gêneros enriquecem a obra com as suas devidas contribuições.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Renata Cristina de L.C.B. Nascimento
Rinalda Bezerra Carlos 

Capítulo 1
O LUGAR DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PORQUE BRINCAR É COISA SÉRIA
Danielly Kesya Marques de Camargo de Oliveira 
Fernanda Pereira Danta 

Capítulo 2
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Edineia Monteiro 
Veronica Brito 

Capítulo 3
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
Daiane Ferreira Maximo 
Rosimere Quirino Maria 

Capítulo 4
O ATO DE ENSINAR BRINCANDO: O LÚDICO PRESENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rute Ferreira Nunes 
Renata da Silva Rodrigues 

Capítulo 5
APRENDENDO COM O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 3 ANOS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CHAPEUZINHO VERMELHO
Jurceli Mendonça da Silva  
Seleni Aparecida da Costa 

Capítulo 6
A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL LUIZ FELIPE MARTINS MARQUES LUIZ, JUÍNA-MT
Janaine da Silva Pirajão 
Jeane Costa Silva 

Capítulo 7
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA PARA UMA GERAÇÃO ADULTA MAIS SAUDÁVEL
Ronaldo Edvan Pereira 

Capítulo 8
CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Gisselle Alexandra Martins Davi 
Jéssica Ribeiro Rocha  

Capítulo 9
GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO: APLICAÇÃO DO SISTEMA KAHOOT NO ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana Rodrigues de Meireles Ramos 
Sandrieli Pereira de Azevedo Rodrigues 

Capítulo 10
MATERIAL DOURADO: UM DIFERENCIAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Ana Paula de Mello  
Elineti Moreira Bacelar 

Capítulo 11
PROPRIEDADES DA MATÉRIA, MISTURAS, ÁCIDOS E BASES COM FOCO NO PH: ATIVIDADES PRÁTICA COMO MECANISMO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Adão de Aguiar Biano 
Jenilson de Aguiar Biano 
Helena Maria Ribeiro Biano 

Capítulo 12
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nelsina Ferreira de Oliveira Gomes 
Celsiana Ferreira de Oliveira 
Edson Gonçalves da Silva 

Capítulo 13
A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA ESTADUAL DR. JOAQUIM AUGUSTO DA COSTA MARQUES NO MUNICÍPIO DE ARAPUTANGA-MT
Angélica Martins de Carvalho  
Laila Aline Neves Zanette  
Edson Gonçalves da Silva 

Capítulo 14
A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOM FRANCO DALLA VALLE NO MUNICÍPIO DE JUÍNA/MT
Danielly Sousa Petelin 
Simone Bandiera da Silva 

Capítulo 15
BULLYING: EM BUSCA DA PREVENÇÃO ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Keila Priscila da Cruz Cordeiro 
Rosiane Ferreira de Sousa Ramos 

Capítulo 16
O EMPREENDEDORISMO DE ANÍSIO TEIXEIRA NA CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
Angelo Marcos de Souza 

Capítulo 17
EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POLÍTICAS PÚBLICAS
Ana Lucia de Andrade Silva 
Juliano Xavier da Silva Costa 

Capítulo 18
ENSINO SUPERIOR DIREITO OU PRIVILÉGIO?
Enos dos Reis Maria 
Sonia Maria Zanezi Peres 

Capítulo 19
TRADIÇÃO CATÓLICA: A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO FEMININO
José Fernando Duarte 

Capítulo 20
O IMAGINÁRIO NAS CARTAS ENVIADAS PARA EMÍLIA DE LOBATO
Joelma Gomes de Oliveira Araújo 

SOBRE OS AUTORES E AUTORAS

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E24 Educação [recurso eletrônico] : entre saberes e práticas /  
organizadores: Sonia Maria Zanezi Peres, Gleison Peralta Peres. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
368 p. : il.

ISBN 978-65-89700-49-4
DOI 10.46550/978-65-89700-49-4

1. Educação. 2. Práticas pedagógicas. 3. Educação infantil. I.  
Peres, Sonia Maria Zanezi (org.). II. Peres, Gleison Peralta (org.).                 

CDU: 37.013