As temáticas aqui abordados dialogam com as iminentes e emergentes necessidades de refletir sobre o direito à educação de qualidade, conforme determina a Constituição de 1998 e é assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996, sobretudo, no que diz respeito aos direitos de aprendizagem, pauta inesgotável, quando se trata da necessária atenção ao acesso à educação pública, seja ela concernente ao Ensino Básico ou Superior. Cada estudo aqui realizado carrega em si uma dimensão do ensinar e do aprender, dos saberes e das práticas constitutivas da profissão docente, contemplando aprendizagem necessários à prática docente da educação infantil ao Ensino Superior, dando ênfase ao importante papel do professor, ao aspecto fundante da ludicidade na aprendizagem da criança, ao significado do brincar e dos jogos nesta fase de desenvolvimento da criança. Outros temas, como bullyng, saúde da criança, neurociência, gamificação, TDICs, inclusão, políticas públicas, acesso e evasão escolar, bem como relações de gêneros enriquecem a obra com as suas devidas contribuições.
PREFÁCIO
Renata Cristina de L.C.B. Nascimento
Rinalda Bezerra Carlos
Capítulo 1
O LUGAR DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PORQUE BRINCAR É COISA SÉRIA
Danielly Kesya Marques de Camargo de Oliveira
Fernanda Pereira Danta
Capítulo 2
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Edineia Monteiro
Veronica Brito
Capítulo 3
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Daiane Ferreira Maximo
Rosimere Quirino Maria
Capítulo 4
O ATO DE ENSINAR BRINCANDO: O LÚDICO PRESENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rute Ferreira Nunes
Renata da Silva Rodrigues
Capítulo 5
APRENDENDO COM O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 3 ANOS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CHAPEUZINHO VERMELHO
Jurceli Mendonça da Silva
Seleni Aparecida da Costa
Capítulo 6
A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL LUIZ FELIPE MARTINS MARQUES LUIZ, JUÍNA-MT
Janaine da Silva Pirajão
Jeane Costa Silva
Capítulo 7
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA PARA UMA GERAÇÃO ADULTA MAIS SAUDÁVEL
Ronaldo Edvan Pereira
Capítulo 8
CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Gisselle Alexandra Martins Davi
Jéssica Ribeiro Rocha
Capítulo 9
GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO: APLICAÇÃO DO SISTEMA KAHOOT NO ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana Rodrigues de Meireles Ramos
Sandrieli Pereira de Azevedo Rodrigues
Capítulo 10
MATERIAL DOURADO: UM DIFERENCIAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Ana Paula de Mello
Elineti Moreira Bacelar
Capítulo 11
PROPRIEDADES DA MATÉRIA, MISTURAS, ÁCIDOS E BASES COM FOCO NO PH: ATIVIDADES PRÁTICA COMO MECANISMO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Adão de Aguiar Biano
Jenilson de Aguiar Biano
Helena Maria Ribeiro Biano
Capítulo 12
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nelsina Ferreira de Oliveira Gomes
Celsiana Ferreira de Oliveira
Edson Gonçalves da Silva
Capítulo 13
A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA ESTADUAL DR. JOAQUIM AUGUSTO DA COSTA MARQUES NO MUNICÍPIO DE ARAPUTANGA-MT
Angélica Martins de Carvalho
Laila Aline Neves Zanette
Edson Gonçalves da Silva
Capítulo 14
A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOM FRANCO DALLA VALLE NO MUNICÍPIO DE JUÍNA/MT
Danielly Sousa Petelin
Simone Bandiera da Silva
Capítulo 15
BULLYING: EM BUSCA DA PREVENÇÃO ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Keila Priscila da Cruz Cordeiro
Rosiane Ferreira de Sousa Ramos
Capítulo 16
O EMPREENDEDORISMO DE ANÍSIO TEIXEIRA NA CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
Angelo Marcos de Souza
Capítulo 17
EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POLÍTICAS PÚBLICAS
Ana Lucia de Andrade Silva
Juliano Xavier da Silva Costa
Capítulo 18
ENSINO SUPERIOR DIREITO OU PRIVILÉGIO?
Enos dos Reis Maria
Sonia Maria Zanezi Peres
Capítulo 19
TRADIÇÃO CATÓLICA: A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO FEMININO
José Fernando Duarte
Capítulo 20
O IMAGINÁRIO NAS CARTAS ENVIADAS PARA EMÍLIA DE LOBATO
Joelma Gomes de Oliveira Araújo
SOBRE OS AUTORES E AUTORAS
SOBRE OS ORGANIZADORES
E24 Educação [recurso eletrônico] : entre saberes e práticas /
organizadores: Sonia Maria Zanezi Peres, Gleison Peralta Peres. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
368 p. : il.
ISBN 978-65-89700-49-4
DOI 10.46550/978-65-89700-49-4
1. Educação. 2. Práticas pedagógicas. 3. Educação infantil. I.
Peres, Sonia Maria Zanezi (org.). II. Peres, Gleison Peralta (org.).
CDU: 37.013