Muitos são os pensamentos, as indagações em torno da identificação e da aplicabilidade de estratégias e meios que possam de fato culminar na efetiva ação do educar. A ação de educar está para além do ato de simplesmente ensinar, já que esta ação perpassa pela possibilidade de introduzir alguém ao mundo através da instrução, em uma ação de ir de um lugar para o outro e/ou de levar e conduzir junto para outro lugar, lugar este que preza pele enaltecer e pela inserção de conhecimento. Esta obra nos brinda com inúmeras dessas possibilidades da condução da construção do conhecimento neste processo de educar e de ensinar, apresentando estratégias e meios para que tal ação possa ser efetivada dentro de um contexto de que o respeito as singularidades e as limitações de cada um devem ser consideradas nesse processo.
PREFÁCIO
Agnaldo Ronie Pezarini
Capítulo 1
ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA POR INTERMÉDIO DE UM MODELO DIDÁTICO MISTO: UM PRODUTO EDUCACIONAL
Agnaldo Ronie Pezarini
Capítulo 2
PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DE FÍSICA E MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ângela Camila Brustolin
Cássia de Andrade G. Ribeiro
Emanueli Decezaro Gonçalves
Juliano Tonezer da Silva
Capítulo 3
A DANÇA COMO ELEMENTO FACILITADOR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Fábio José Antonio da Silva
Rafael Soares Silva
Capítulo 4
DIMENSÃO AFETIVA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Julia Nunes Pacheco
Cleci Teresinha Werner da Rosa
Capítulo 5
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA EVOLUÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TDAH
Rafael Soares Silva
Fábio José Antonio da Silva
Capítulo 6
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS CONTEXTUALIZADO POR MEIO DA TEMÁTICA DO BIODIESEL
Emanueli Decezaro Gonçalves
Luiz Henrique Ferraz Pereira
Aline Locatelli
Clóvia Marozzin Mistura
Capítulo 7
ABORDAGEM EDUCACIONAL E CULTURAL DO SURDO135
Rafael Soares Silva
Fábio José Antonio da Silva
Capítulo 8
ESCOLINHAS DE FUTSAL: DA INICIAÇÃO ESPORTIVA AO TREINAMENTO PRECOCE
Fábio José Antonio da Silva
Capítulo 9
INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM ESCOLAS REGULARES
Fábio José Antonio da Silva
Rafael Soares Silva
Capítulo 10
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM SALAS REGULARES DO ENSINO MÉDIO
Rafael Soares Silva
Fábio José Antonio da Silva
Capítulo 11
AUTISMO E SUAS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS SÓCIO EMOCIONAIS
Fábio José Antonio da Silva
Rafael Soares Silva
Capítulo 12
UTILIZAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Manoel Aguiar Neto Filho
Taiane Bacega
Medianeira Gueller Vivian
Aline Locatelli
Capítulo 13
A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES PARA ATENDER ALUNOS COM TEA
Rafael Soares Silva
Fábio José Antonio da Silva
Capítulo 14
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUZIR O ENSINO DA ANATOMIA VEGETAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO227
Amanda Brandt Beschorner
Rosi Maria Prestes
Maria Cecilia de Chiara Moço
Capítulo 15
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: ARTICULANDO OS COMPONENTES CURRICULARES DE QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA
Viviane Zanuzzo
Ângela Camila Brustolin
Manoel Aguiar Neto Filho
Rafael Cardim Pazim
Aline Locatelli
SOBRE OS ORGANIZADORES
E24 Educação & ensino na contemporaneidade [recurso eletrônico] / organizadores: Rafael Soares Silva ... [et al.] - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
221 p. : il.
ISBN 978-65-5397-012-0
DOI 10.46550/978-65-5397-012-0
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Educação inclusiva. I. Silva, Rafael Soares (org.).
CDU: 37