Educação & Ensino Na Contemporaneidade

Muitos são os pensamentos, as indagações em torno da identificação e da aplicabilidade de estratégias e meios que possam de fato culminar na efetiva ação do educar. A ação de educar está para além do ato de simplesmente ensinar, já que esta ação perpassa pela possibilidade de introduzir alguém ao mundo através da instrução, em uma ação de ir de um lugar para o outro e/ou de levar e conduzir junto para outro lugar, lugar este que preza pele enaltecer e pela inserção de conhecimento. Esta obra nos brinda com inúmeras dessas possibilidades da condução da construção do conhecimento neste processo de educar e de ensinar, apresentando estratégias e meios para que tal ação possa ser efetivada dentro de um contexto de que o respeito as singularidades e as limitações de cada um devem ser consideradas nesse processo. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Agnaldo Ronie Pezarini 

Capítulo 1
ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA POR INTERMÉDIO DE UM MODELO DIDÁTICO MISTO: UM PRODUTO EDUCACIONAL
Agnaldo Ronie Pezarini  

Capítulo 2
PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DE FÍSICA E MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ângela Camila Brustolin 
Cássia de Andrade G. Ribeiro 
Emanueli Decezaro Gonçalves 
Juliano Tonezer da Silva 

Capítulo 3
A DANÇA COMO ELEMENTO FACILITADOR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Fábio José Antonio da Silva 
Rafael Soares Silva 

Capítulo 4
DIMENSÃO AFETIVA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Julia Nunes Pacheco 
Cleci Teresinha Werner da Rosa 

Capítulo 5
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA EVOLUÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TDAH
Rafael Soares Silva 
Fábio José Antonio da Silva 

Capítulo 6
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS CONTEXTUALIZADO POR MEIO DA TEMÁTICA DO BIODIESEL
Emanueli Decezaro Gonçalves 
Luiz Henrique Ferraz Pereira  
Aline Locatelli 
Clóvia Marozzin Mistura  

Capítulo 7
ABORDAGEM EDUCACIONAL E CULTURAL DO  SURDO135
Rafael Soares Silva 
Fábio José Antonio da Silva 

Capítulo 8
ESCOLINHAS DE FUTSAL: DA INICIAÇÃO ESPORTIVA AO TREINAMENTO PRECOCE
Fábio José Antonio da Silva 

Capítulo 9
INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM ESCOLAS REGULARES
Fábio José Antonio da Silva 
Rafael Soares Silva 

Capítulo 10
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM SALAS REGULARES DO ENSINO MÉDIO
Rafael Soares Silva 
Fábio José Antonio da Silva 

Capítulo 11 
AUTISMO E SUAS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS SÓCIO EMOCIONAIS 
Fábio José Antonio da Silva 
Rafael Soares Silva 

Capítulo 12
UTILIZAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Manoel Aguiar Neto Filho 
Taiane Bacega 
Medianeira Gueller Vivian 
Aline Locatelli 

Capítulo 13
A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES PARA ATENDER ALUNOS COM TEA
Rafael Soares Silva 
Fábio José Antonio da Silva 

Capítulo 14
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUZIR O ENSINO DA ANATOMIA VEGETAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO227
Amanda Brandt Beschorner 
Rosi Maria Prestes  
Maria Cecilia de Chiara Moço 

Capítulo 15
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: ARTICULANDO OS COMPONENTES CURRICULARES DE QUÍMICA, FÍSICA E     MATEMÁTICA
Viviane Zanuzzo 
Ângela Camila Brustolin 
Manoel Aguiar Neto Filho 
Rafael Cardim Pazim 
Aline Locatelli 

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E24     Educação & ensino na contemporaneidade [recurso eletrônico] / organizadores: Rafael Soares Silva ... [et al.] - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
221 p. : il.

ISBN 978-65-5397-012-0
DOI 10.46550/978-65-5397-012-0

1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Educação inclusiva. I. Silva, Rafael Soares (org.).    

CDU: 37