Educação Em Questão: Tendências, estratégias e resistências

Educação em questão: tendências, estratégias e resistências é uma obra que materializa o incentivo à produção científica como uma ação formativa transformadora. Esta obra se constitui como um espaço legítimo para a socialização de saberes que emergiram das experiências das práticas profissionais e/ou das atividades de pesquisa. Esta obra tem o mérito de permitir a cada autor(a) dizer a sua palavra, e, com isso, dizer o/sobre o mundo. Para Freire, na obra Pedagogia do Oprimido (2011, p. 227), dizer é uma atividade dialógica entre “[...] sujeitos que se encontram para a pronúncia do mundo, para a sua transformação”. Os textos apresentados neste livro incitam um diálogo com os leitores, com vistas ao desenvolvimento profissional comprometido com a transformação social. Este livro configura-se como uma proposta de acolhimento à diversidade de pensamento, de incentivo à formação reflexiva e de problematização de temáticas educacionais e das práticas de ensino.  Nesse sentido, esta obra tem o compromisso basilar de criar espaços para que o conhecimento se torne autoconhecimento e os leitores se sintam provocados à leitura responsiva, em um diálogo que permita a concordância, a discordância, a complementação, a aplicação ou novos questionamentos. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Francine de Paulo Martins Lima 

APRESENTAÇÃO
Daniely Maria dos Santos 

PRESENTATION
Daniely Maria dos Santos 

Capítulo 1
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO COMPARADA PARA UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DOMICILIAR 
Cristina Rezende Eliezer  
Helena Maria Ferreira 

Capítulo 2
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC):  CONSTRUÇÃO E EMBATES
Alessandra Aparecida Vilela 
Regilson Maciel Borges 

Capítulo 3
DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Daniely Maria dos Santos 

Capítulo 4
O ENSINO HÍBRIDO E O OLHAR DOS PROTAGONISTAS DA EDUCAÇÃO EM TEMPO PANDÊMICO 
Francislaine Ávila de Souza  
Gilmara Jackeline Rezende Carvalho  
Livia de Souza Tanus Azarias 
Teciene Cássia de Souza 

Capítulo 5
LEITURA COMPARTILHADA NO CONTEXTO DE AULAS HÍBRIDAS
Juliana Paula de Oliveira Gomes 

Capítulo 6
UTILIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO (DCDQ)- BRASIL PARA A DETECÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO (TDC)
Juarez Luiz Abrão 
Marcelo Henrique dos Santos 
Nayara Christine Souza 
Marcela de Melo Fernandes 
José Irineu Gorla 

Capítulo 7
A ADOÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NOS CURRÍCULOS DE REFERÊNCIA DOS ESTADOS BRASILEIROS: O CASO   DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Lidiane Cristina Guimarães Pereira 
Regilson Maciel Borges 

Capítulo 8
O PROFESSOR COMO INTÉRPRETE-INTERLOCUTOR DO TEXTO INFANTIL: COMPREENDENDO O PROCESSO DE ESCRITA E EXPLORANDO POSSIBILIDADES
Natany Avelar Silva 
Helena Maria Ferreira 

Capítulo 9
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS A PARTIR DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
Cristina Rezende Eliezer 
Vanderlei Barbosa 

Capítulo 10
VIDEOANIMAÇÃO SNACK ATTACK: POSSIBILIDADES DE LEITURA A PARTIR DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
João Miller Da Silva 
Amanda Jackeline Santos Silva 
Isabella Bacha Ferreira 

Capítulo 11
ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Ana Paula Corrêa 

Capítulo 12
UMA INSERÇÃO PROFISSIONAL APOIADA NO ACOLHIMENTO: O CASO DA PROFESSORA TAMARA
Gláucia Signorelli  
Francine de Paulo Martins Lima 

Capítulo 13
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 
Vanilda Aparecida Belizário 
Luís César da Fonseca 
Taísa Rita Ragi 

Capítulo 14
A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E SEUS IMPASSES DE IMPLEMENTAÇÃO
Daniely Maria dos Santos 

Capítulo 15
MULTILETRAMENTOS: POSSIBILIDADES PARA A QUALIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
Vanilda Aparecida Belizário 
Helena Maria Ferreira 
Márcia Carla Pereira Costa 

Capítulo 16
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: DOS DESAFIOS ÀS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS FORMADORAS NO CONTEXTO DA ESCOLA
Kelly Cristina Teixeira Lazarini 
Francine de Paulo Martins Lima 

Capítulo 17
AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR:  REFLEXÕES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
Paulo Henrique Arcas

PÓSFACIO
Mayra Alejandra Contreras Madrigal 

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E24   Educação em questão [recurso eletrônico] : tendências, estratégias 
e resistências / organizadores: Cristina Rezende Eliezer, Regilson Maciel Borges, Paulo Henrique Arcas. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
274 p. : il.

ISBN 978-65-89700-56-2
DOI 10.46550/978-65-89700-56-2

1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Práticas pedagógicas. I. Eliezer, Cristina Rezende (org.). II. Borges, Regilson Maciel (org.). III. Arcas, Paulo Henrique (org.).                  

CDU: 37