Educação em questão: tendências, estratégias e resistências é uma obra que materializa o incentivo à produção científica como uma ação formativa transformadora. Esta obra se constitui como um espaço legítimo para a socialização de saberes que emergiram das experiências das práticas profissionais e/ou das atividades de pesquisa. Esta obra tem o mérito de permitir a cada autor(a) dizer a sua palavra, e, com isso, dizer o/sobre o mundo. Para Freire, na obra Pedagogia do Oprimido (2011, p. 227), dizer é uma atividade dialógica entre “[...] sujeitos que se encontram para a pronúncia do mundo, para a sua transformação”. Os textos apresentados neste livro incitam um diálogo com os leitores, com vistas ao desenvolvimento profissional comprometido com a transformação social. Este livro configura-se como uma proposta de acolhimento à diversidade de pensamento, de incentivo à formação reflexiva e de problematização de temáticas educacionais e das práticas de ensino. Nesse sentido, esta obra tem o compromisso basilar de criar espaços para que o conhecimento se torne autoconhecimento e os leitores se sintam provocados à leitura responsiva, em um diálogo que permita a concordância, a discordância, a complementação, a aplicação ou novos questionamentos.
PREFÁCIO
Francine de Paulo Martins Lima
APRESENTAÇÃO
Daniely Maria dos Santos
PRESENTATION
Daniely Maria dos Santos
Capítulo 1
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO COMPARADA PARA UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DOMICILIAR
Cristina Rezende Eliezer
Helena Maria Ferreira
Capítulo 2
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): CONSTRUÇÃO E EMBATES
Alessandra Aparecida Vilela
Regilson Maciel Borges
Capítulo 3
DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Daniely Maria dos Santos
Capítulo 4
O ENSINO HÍBRIDO E O OLHAR DOS PROTAGONISTAS DA EDUCAÇÃO EM TEMPO PANDÊMICO
Francislaine Ávila de Souza
Gilmara Jackeline Rezende Carvalho
Livia de Souza Tanus Azarias
Teciene Cássia de Souza
Capítulo 5
LEITURA COMPARTILHADA NO CONTEXTO DE AULAS HÍBRIDAS
Juliana Paula de Oliveira Gomes
Capítulo 6
UTILIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO (DCDQ)- BRASIL PARA A DETECÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO (TDC)
Juarez Luiz Abrão
Marcelo Henrique dos Santos
Nayara Christine Souza
Marcela de Melo Fernandes
José Irineu Gorla
Capítulo 7
A ADOÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NOS CURRÍCULOS DE REFERÊNCIA DOS ESTADOS BRASILEIROS: O CASO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Lidiane Cristina Guimarães Pereira
Regilson Maciel Borges
Capítulo 8
O PROFESSOR COMO INTÉRPRETE-INTERLOCUTOR DO TEXTO INFANTIL: COMPREENDENDO O PROCESSO DE ESCRITA E EXPLORANDO POSSIBILIDADES
Natany Avelar Silva
Helena Maria Ferreira
Capítulo 9
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS A PARTIR DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
Cristina Rezende Eliezer
Vanderlei Barbosa
Capítulo 10
VIDEOANIMAÇÃO SNACK ATTACK: POSSIBILIDADES DE LEITURA A PARTIR DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
João Miller Da Silva
Amanda Jackeline Santos Silva
Isabella Bacha Ferreira
Capítulo 11
ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Ana Paula Corrêa
Capítulo 12
UMA INSERÇÃO PROFISSIONAL APOIADA NO ACOLHIMENTO: O CASO DA PROFESSORA TAMARA
Gláucia Signorelli
Francine de Paulo Martins Lima
Capítulo 13
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Vanilda Aparecida Belizário
Luís César da Fonseca
Taísa Rita Ragi
Capítulo 14
A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E SEUS IMPASSES DE IMPLEMENTAÇÃO
Daniely Maria dos Santos
Capítulo 15
MULTILETRAMENTOS: POSSIBILIDADES PARA A QUALIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
Vanilda Aparecida Belizário
Helena Maria Ferreira
Márcia Carla Pereira Costa
Capítulo 16
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: DOS DESAFIOS ÀS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS FORMADORAS NO CONTEXTO DA ESCOLA
Kelly Cristina Teixeira Lazarini
Francine de Paulo Martins Lima
Capítulo 17
AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
Paulo Henrique Arcas
PÓSFACIO
Mayra Alejandra Contreras Madrigal
SOBRE OS ORGANIZADORES
E24 Educação em questão [recurso eletrônico] : tendências, estratégias
e resistências / organizadores: Cristina Rezende Eliezer, Regilson Maciel Borges, Paulo Henrique Arcas. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
274 p. : il.
ISBN 978-65-89700-56-2
DOI 10.46550/978-65-89700-56-2
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Práticas pedagógicas. I. Eliezer, Cristina Rezende (org.). II. Borges, Regilson Maciel (org.). III. Arcas, Paulo Henrique (org.).
CDU: 37