A obra “Educação em Contextos: Vozes Plurais” dialoga com a heterogeneidade e a diversidade de enfoques e perspectivas teóricas e metodológicas. Os textos que compõem esta obra abordam diferentes olhares sobre a pesquisa, a escrita e as metodologias, num movimento que assume tensionamentos locais, regionais, nacionais e mundiais, nas mais variadas áreas do conhecimento. A obra foi organizada por Sônia Maria Ferreira dos Santos e, sua organização, demonstra que esta coletânea é sinônimo de cumplicidade. Todos os autores que aqui escrevem pertencem à teia de relações da organizadora. São professores, mestrandos e doutorandos pelo Mercosul Paraguai, estudantes da Universidade UNADES-DEL SOL. Os demais já são mestres e doutores, também pelo Mercosul.
PREFÁCIO
Jenerton Arlan Schütz
Capítulo 1 - A EDUCAÇÃO E OS REFLEXOS DA PANDEMIA NA ESCOLA
Roberta Moraes Carvalho Alves Oliveira
Iaponira Costa dos Anjos Dias
Capítulo 2 - POLÍTICAS PÚBLICAS: A FORMAÇÃO DE LEITORES E SEUS DESAFIOS
Petterson Daher de Oliveira
Capítulo 3 - A PEDAGOGIA DA PRESENÇA E O PRINCÍPIO DA FORMAÇÃO INTEGRAL EM GOIÁS
Gislene Mendes Maciel EL Hassani
Cesar de Sousa Alencar Junior
Capítulo 4 - AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APLICADAS NA EJA
Otilia de Oliveira de Gois
Capítulo 5 - EVASÃO ESCOLAR NA EJA
Otilia de Oliveira de Gois
Capítulo 6 - O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA
Cleiton Wiliam Mutschall
Maria Solange Andrade
Capítulo 7 - AS VARIÁVEIS NO ASPECTOS DA LEITURA
Jordana Ogg Konopka
Marcus Nascimento Coelho
Capítulo 8 - A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO
Margarethe Aparecida Pessoa Amaral Dias
Capítulo 9 - DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO MUNICÍPIO DE CALDAS- GOIÁS, NO ANO DE 2020
Carmen Helena Pereira Borges
Capítulo 10 - LIBRAS: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LETRAS
Cíntia Maia Santos
Maria Luiza Maciel Petri
Capítulo 11 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA
Fernando Antônio de Souza Santos
Priscylla Ingrid Stephanie B. de S. Bonatti e Buiatti
Everaldo Pereira Lacerda
Cristina Soares da Silva
Capítulo 12 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LINGUAGENS, PERSPECTIVAS E MULTILETRAMENTOS
Maria da Guia Nóbrega de Almeida
Kelly Oliveira Carvalho de Araújo
Capítulo 13 - FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: A INTERDISCIPLINARIDADE EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Cleiton Wiliam Mutschall
Maria Solange Andrade
Capítulo 14 - A MATEMÁTICA E O SIGNIFICADO
Gildevaldo João da Silva
Marta de Andrade Oliveira
Capítulo 15 - O PROJETO GOIÁS TEC PARA O ENSINO MÉDIO
Aida Estanislau Rodrigues
Ágda Estanislau Soares Lima
Capítulo 16 - A EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA
Júlia Soares de Campos Rodrigues
Joana Soares de Campos
Capítulo 17 - FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
Maria Gonçalves Cunha
Capítulo 18 - METODOLOGIAS ATIVAS E A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC: RELAÇÕES NECESSÁRIAS
Helania Linhares de Vasconcelos
Valéria Batista Viana
Capítulo 19 - O AUTISMO NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E INCLUSÃO
Bruna Santos Araújo
Sônia Maria Ferreira dos Santos
Capítulo 20 - PESQUISA NOS DIVERSOS NÍVEIS NA EDUCAÇÃO
Jesiel Simplício da Silva
Rosana Mendes
Wilson Cruz
Carmem Helena Pereira Borges
Sérgio Reis Ferreira dos Santos
SOBRE A ORGANIZADORA
E24 Educação em contextos [recurso eletrônico] : vozes plurais / organizadora: Sônia Maria Ferreira dos Santos. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
283 p.
ISBN 978-65-5397-075-5
DOI 10.46550/978-65-5397-075-5
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Formação de professores. I. Santos, Sônia Maria Ferreira (org.).
CDU: 37