Educação E Tecnologias: Perspectivas no processo de ensino e aprendizagem

Este livro é a compilação de dezesseis valorosos capítulos acadêmico-científicos que abrangem assuntos alusivos às tecnologias na educação contemporânea, os quais abarcam em suas palavras, frases e parágrafos diversos assuntos relacionados a este tema motivador. De forma analítica e crítico-reflexiva, os autores e as autoras pesquisam e explanam sob diferentes nuances, aspectos e peculiaridades temáticas: tecnologia no ensino superior, educação profissional, técnica e tecnológica, ensino presencial e ensino à distância, contexto atual da educação, ensino remoto, ensino híbrido, entre outros assuntos.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Airton Pott
Jaqueline Carvalho Bolin

“A ESCOLA NA MINHA CASA”: SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA (RE)ADEQUADA PARA O ENSINO REMOTO ATRAVÉS DO MULTILETRAMENTO
Airton Pott
Ivânia Campigotto Aquino
Jaqueline Carvalho Bolin

“SUPERE O ÓBVIO”: UM OLHAR À CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM UM VÍDEO PUBLICITÁRIO
Paola Biavatti
Luciana M. Crestani

A TECNOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA IMPLEMENTAÇÃO DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
Jacqueline Lidiane de Souza Prais
Vanderley Flor da Rosa

A TECNOLOGIA ASSOCIADA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Elizandro Mesquita Magalhães
José de Sousa Farias Neto
Antônia Erotildes Sousa Carneiro Rocha
Erika de Sousa Lôbo

CAPITAL CULTURAL E SUA RELAÇÃO COM O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
Rogério Aparecido Pereira Bolin
Reginaldo Aparecido Pereira Bolin

COMPETÊNCIA EM SALA DE AULA: COMO A PRÁTICA PEDAGÓGICA AUXILIA NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM DO ALUNO
Luís Fernando Ferreira de Araújo
Robson Alves dos Santos
Rosineia Oliveira dos Santos
Rodrigo Crissiuma Figueiredo Ayabe
Ana Claudia Maciel de Moraes
Rose Mary de Messias

EDUCOMUNICAÇÃO: RECURSOS DE MÍDIA EM AÇÃO
Zacarias John 

ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A CONTRIBUIÇÃO TECNOLÓGICA PARA SUPERAR DESAFIOS NA MATEMÁTICA
Ana Carolina Bueno de Carvalho
Isabela Avanci Januário
Stephanie Belazi

FERRAMENTAS COLABORATIVAS PARA O ENSINO REMOTO: UM ESTUDO DE CASO APLICADO AO ENSINO MÉDIO
Rosângela Bugui
Fábio José Parreira 
Sidnei Renato Silveira
Cristiano Bertolini 

IMPRESSÕES DOS ALUNOS SOBRE O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO OFERTADO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Sidnei Renato Silveira
Cristiano Bertolini 
Iara Carnevale de Almeida
Fábio José Parreira

INDÚSTRIA CULTURAL E SUBJETIVIDADE NA PROFISSÃO DOCENTE: ANÁLISE DO ENSINO INFANTIL REMOTO NA REDE MUNICIPAL DE SERTÃOZINHO-SP EM PERÍODO DE PANDEMIA
Edmar Lucas Leone
André Galindo da Costa

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS POR MEIO DE ESTUDO DE CASO
Airton Pott
Jaqueline Carvalho Bolin

O LABORATÓRIO DE LEITURA DE TRISTÃO E ISOLDA E OUTROS RECURSOS DIGITAIS PARA EXPLORAR O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
Nicolle Lima Nogueira

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA: IMPACTOS E CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA
Samira Saleh

REDAÇÃO VERSUS PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO
Airton Pott
Jaqueline Carvalho Bolin

REFLEXÕES SOBRE COTIDIANO E LUTO EM “LUTO DA FAMÍLIA SILVA” E “FUNERAL DE UM LAVRADOR” NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO
Ana Ligia Scaldelai-Salles
Camilla Tiburcio Pazim


Ficha Técnica

E24   Educação e tecnologias : perspectivas no processo de ensino e aprendizagem / organizadores: Airton Pott, Jaqueline Carvalho Bolin. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
299 p. : il. ; 21 cm

ISBN 978-65-89700-22-7
DOI 10.46550/978-65-89700-22-7

1. Educação. 2. Tecnologias. 3. Ensino remoto. I. Pott, Airton   
(org.). II. Bolin, Jaqueline Carvalho (org.).                                      

CDU: 37:004