Este livro reúne artigos da turma do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus Bom Jesus da Lapa, o DCHT XVII, e abordam a inter-relação entre tecnologia ensino e aprendizagem. As tecnologias digitais podem desempenhar um papel importante na busca de uma educação de qualidade para a nossa população, nesse sentido a UNEB coloca à disposição do público este material rico produzido por nossos discentes. É grande a minha satisfação em participar deste livro, um material tão rico, sobre um tema tão relevante para nossa sociedade.
PREFÁCIO
Deyse Queirós Santos
APRESENTAÇÃO
Alice de Souza
Camila Fernandes Oliveira
Daniel Neres da Silva
Capítulo 1
DIREITOS AUTORAIS NA ERA DIGITAL: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE O USO DO PLÁGIO
Daniel Neres da Silva
Emanuelle da Silva Cordeiro
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 2
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE RIACHO DE SANTANA DURANTE O ENSINO REMOTO
André de Jesus Rodrigues
Maurício Souza Prates
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 3
A INCLUSÃO DAS TICs NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO
Alice De Souza Silva
Priscila Teixeira da Silva
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 4
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E NOVAS AS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS
Rafaela Rocha Ribeiro
Thaluane Marlla da Silva Ferreira
Luiz Ricardo Pereira de Almeida Braga
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 5
DESAFIOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE O ENSINO REMOTO
Izabel Cristina da Silva Barros
Leila Carmo Ferreira dos Santos
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 6
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Sheila Pereira Sales Oliveira
Verônica Cristina Silva Brito
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 7
ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AVALIAÇÃO SOBRE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS
Karen Santos Gonçalves
Lidiane Alves da Silva
Paula Bruna Soares dos Santos
Capítulo 8
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ENSINO REMOTO
Bruna Alves Cardoso
Carlos Adelino Santos Nascimento
Edcléia de Jesus Souza
Isaura Francisco de Oliveira
Capítulo 9
ENTRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Gilzete Denilza da Silva
Liliany Pedrolina da Silva Santos
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 10
EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Fernanda da Silva Santos
Weliton Ribeiro Sena
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 11
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Patrícia Regina Cardoso Santos
Tainara Cardoso de Araújo
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 12
RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) EM TEMPOS DE PANDEMIA
Camila Fernandes de Oliveira
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 13
DO ENSINO PRESENCIAL AO REMOTO: FORMAÇÃO DOCENTE PARA UTILIZAÇÃO DES RECURSOS TECNOLÓGICOS
Eliane Silva Alves
Enária Silva Cordeiro
Gabriel Magalhaes Silva
Capítulo 14
A CIBERCULTURA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19
Gabriel Magalhães Silva
Laira de Jesus Anjos
Rafael Pereira Lima
Capítulo 15
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: USO DO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA
Renata Lourenço dos Santos
Capítulo 16
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Carla de Queiroz Ribeiro
Fabrícia da Silva Souza
Marisela Pi Rocha
Capítulo 17
COVID-19: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO
Darlene Oliveira Magalhães
Micaele da Cruz Rocha
Patrícia Rocha da Conceição
Capítulo 18
ENSINO REMOTO: SABERES E DESAFIOS DURANTE A MONITORIA DO COMPONENTE CURRICULAR “PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO”
Daniel Neres da Silva
Gisele Ferreira de Amorim
Capítulo 19
APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DAS TICS EM PERÍODO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
Lucas Magalhaes Silva
Gislane de Oliveira Almeida
Sandra Thomaz de Aquino
Capítulo 20
EDUCAÇÃO E INFÂNCIAS DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE PARATINGA-BA299
Maiane de Sousa Santos
Maria Karina Rodrigues Laura
Priscila Teixeira da Silva
Completar