“Educação e suas perspectivas curriculares” é uma obra costurada por pensamentos e pesquisas no campo educacional por meio de uma articulação curricular pelo intercruzamento de estudos de pesquisadores graduados, graduandos, professores que compõem a escola básica e a universidade. As múltiplas reflexões pontuadas para a construção da obra proporcionam contribuições para o campo educacional e curricular ao demonstrar experiências, objetos e sujeitos imersos em contextos particulares, demonstrando as diversas encruzilhadas existentes no ato de pesquisar e constituir-se pesquisador. Aos leitores, desejamos intensos mergulhos cognitivos!
APRESENTAÇÃO
Rodrigo Guedes de Araújo
Robson de Cássio Santos Dourado
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA INTERDISCIPLINARIDADE
Camila Ferreira de Souza
Robson de Cássio Santos Dourado
Isaura Francisco de Oliveira
A AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: CONSTRUINDO NOVAS POSSIBILIDADES39
Luciene de Góes Ferreira
A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SURDEZ: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES55
Claudenora da Silva
Rodrigo Guedes de Araújo
ALFABETIZAR LETRANDO NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS SOCIAIS
Darlene Oliveira Magalhães
Ianca Boa Sorte dos Santos
Micaele da Cruz Rocha
Patrícia Rocha da Conceição
EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO: LIMITES, POSSIBILIDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CORRENTINA – BA
Zélia Nascimento de Almeida
Erivélton de Jesus Régo
Daiane Ramos de Araújo
Isaura Francisco de Oliveira
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS CONTRADIÇÕES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO JOGO DO CAPITAL
Alice de Souza Silva
Gilzete Denilza da Silva
Liliany Pedrolina da Silva Santos
Rafaela Rocha Ribeiro
Thaluane Marlla da Silva Ferreira
Luiz Ricardo Pereira de Almeida Braga
CONTEXTO ÉTNICO-RACIAL FRENTE AO CURRÍCULO BAHIA: CONCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL
Deise Bastos de Araújo
Sandra Thomaz de Aquino
DOCÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO EM INTERFACE COM EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL
Edna Souza Moreira
Geangelo de Matos Rosa
EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS MULTISSERIADAS
Aline dos Anjos de Araújo
Eduarda Pereira da Costa
Laira de Jesus Anjos
Sandra dos Santos Souza
Rodrigo Guedes de Araújo
TRABALHO COLABORATIVO: BENEFÍCIOS E IMPEDITIVOS NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES
Meire Fabíola Andrade Pignata Silva
TERRITORIALIDADES E CURRÍCULO: O QUE PODE A EDUCAÇÃO DIANTE DA POBREZA E DAS DESIGUALDADES
Roberto Fernandes Sousa
Iranildes Barreto dos Santos
VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO NA GRADUAÇÃO: TRABALHANDO COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Carmem Célia Paula e Silva
Daniela Oliveira de Souza Borges
Sandra dos Santos Souza
Sandra Thomaz de Aquino
Completar