A obra apresenta reflexões sobre a negligência na assistência à saúde dos profissionais da Saúde e Educação em Bom Jesus da Lapa. Com foco na lacuna existente e sua relação com a falta de cuidados, a obra destaca a importância de políticas públicas voltadas ao bem-estar desses profissionais. A pesquisa aborda a necessidade crucial de cuidar daqueles que dedicam suas vidas ao cuidado dos outros. Propõe a implementação de estratégias de assistência à saúde, reconhecendo o direito inalienável dos cuidadores a cuidados médicos e de bem-estar, além de investigar as razões por trás da falta de atenção a esses profissionais por parte dos gestores municipais. Ao longo da obra, são sugeridas ações para aprimorar a atenção à saúde dos profissionais, visando não apenas seu bem-estar, mas também a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e educação oferecidos à população. A pesquisa apresenta métodos bibliográficos e de campo, buscando entender os motivos da ausência de cuidado e orientando gestores e colaboradores por meio de políticas e práticas de saúde preventiva. Este livro é um convite à reflexão sobre a necessidade urgente de cuidar daqueles que cuidam, promovendo a saúde física e mental dos profissionais da Saúde e Educação, e contribuindo para um serviço de maior qualidade à comunidade. Uma leitura essencial para gestores públicos, profissionais da saúde, educadores e todos interessados na melhoria dos serviços públicos e no bem-estar daqueles que cuidam do próximo.
INTRODUÇÃO
1 SAÚDE DO TRABALHADOR EM SAÚDE
2 PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E SEUS DESAFIOS
2.1 A Legislação do Programa Saúde na Escola no Brasil
2.2 Pergunta da investigação
2.3 Objetivos da investigação
2.3.1 Objetivo geral
3.3.2 Objetivos específicos
2.4 Justificativa da pesquisa
3 MARCO TEÓRICO
3.1 Concepção do Programa Saúde na Escola atrelado à saúde e educação
3.2 Educação e saúde na ideologia capitalista
3.3 A educação da classe trabalhadora
3.4 Educar para cuidar e ser cuidado
4.5 Humanização e integralidade: valor, ética e cuidado
3.6 Humanização e cuidado
4 MARCO METODOLÓGICO
4.1 Tipos de estudo e sua justificativa
4.2 O tipo da pesquisa qualitativa
4.3 A natureza da pesquisa exploratória
4.4 Triangulação metodológica: descrição e justificativa do tipo de desenho da investigação
4.5 Validação de instrumentos
4.6 Contexto do campo de pesquisa: o Município de Bom Jesus da Lapa – BA
4.7 Unidades de análise
4.8 A SEMED: histórico e localização da Secretaria Municipal de Educação
4.9 A Secretaria Municipal de Saúde
4.10 Sujeitos da pesquisa
5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS
CONCLUSÕES
Projeções gerais
Sugestões para políticas educativas
Sugestões para novas linhas de investigações
REFERÊNCIAS