Educação E Pesquisa: Saberes e contextos

Os textos que compõem esta obra possibilitam que direcionemos os olhares para a educação no atual cenário em que se encontra e sinaliza possíveis questionamentos: O que vai acontecer? Como funcionará a escola pública de agora em diante? Qual é o papel do professor? Não há espaço para a inércia, a crise educacional anunciada está posta. O debate não é algo insólito, apenas foi desnudado pela pandemia.
Nunca foi tão urgente ponderar sobre a educação, agora mais do que nunca, nos espaços em que ocorre, nas relações estabelecidas na e pela escola, na transformação do ambiente escolar que contemple a diversidade e na produção de conhecimento sob responsabilidade do professor. Nessa direção é que caminhamos. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Ana Lúcia R. Nascimento 

Capítulo 1 - AS MUDANÇAS DE ROTINA PROVOCADAS PELA PANDEMIA DA COVID-19 E OS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Adriana de Medeiros Marcolano Thebas
Adília Alves Pereira
Débora Gonçalves da Silva Pirovani  

Capítulo 2 - A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Glaucilene Torres Arruda Barreto 
Sandra Maria de Almeida Pinto 
Silvia da Silva Santos 
Sônia Alves Feitosa Somavilla

Capítulo 3 - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ASPECTOS E DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO EM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL
Josiane Cristina de Araujo 
Elisângela Moreira 
Analígia Miranda da Silva 

Capítulo 4 - AUTOESTIMA PEDAGÓGICA
Gislaine Schon 

Capítulo 5 - AS HISTÓRIAS DE VIDA E SEUS DESAFIOS PARA A PESQUISA NARRATIVA
Fernando Silvério de Lima 

Capítulo 6 - INCLUSÃO ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Anna Caroline Costa A. Sampaio
Aparecida de Freitas Batista 
Érica de Lima Nascimento 
Mariza de Lima Nascimento

Capítulo 7 - RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CARTOGRAFIA ESCOLAR
Denilson da Rocha Silva 
Francílio de Amorim dos Santos

Capítulo 8 - O ENSINO INTERDISCIPLINAR E A MATEMÁTICA
Gildevaldo João da Silva 

Capítulo 9 - A IMPORTÂNCIA DO PROJOVEM URBANO PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL  E PROFISSIONAL DE ESTUDANTES: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE AS PERCEPÇÕES DE EDUCADORES QUE ATUARAM NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE ROOSEVELT EM PARNAMIRIM/RN - 2014-2017
Heriberto Silva Nunes Bezerra

Capítulo 10 - ASPECTOS CONCEITUAIS DA AÇÃO DO PEDAGOGO
Josevam Lopes do Nascimento

Capítulo 11 - INCLUSÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Lucas Daniel Batista Lima
Izabel Rodrigues da Silva
Rafael Soares Silva

Capítulo 12 - ANÁLISE SOCIAL E JURÍDICA ACERCA DA POLITIZAÇÃO DO SURDO FRENTE À LEI ESTADUAL 6194/12
Liana Silva do Amaral
Thayane Nascimento Freitas

SOBRE OS ORGANIZADORES201


Ficha Técnica

E24    Educação e pesquisa [recurso eletrônico] : saberes e contextos / organizadores: Ana Lúcia Ribeiro do Nascimento ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
198 p. 

ISBN 978-65-89700-24-1
DOI 10.46550/978-65-89700-24-1

1. Educação. 2. Pandemia (COVID-19). 3. Ensino-aprendizagem. 4. Inclusão social. I. Nascimento, Ana Lúcia Ribeiro do (org.)                                

CDU: 37