Os textos que compõem esta obra possibilitam que direcionemos os olhares para a educação no atual cenário em que se encontra e sinaliza possíveis questionamentos: O que vai acontecer? Como funcionará a escola pública de agora em diante? Qual é o papel do professor? Não há espaço para a inércia, a crise educacional anunciada está posta. O debate não é algo insólito, apenas foi desnudado pela pandemia.
Nunca foi tão urgente ponderar sobre a educação, agora mais do que nunca, nos espaços em que ocorre, nas relações estabelecidas na e pela escola, na transformação do ambiente escolar que contemple a diversidade e na produção de conhecimento sob responsabilidade do professor. Nessa direção é que caminhamos.
PREFÁCIO
Ana Lúcia R. Nascimento
Capítulo 1 - AS MUDANÇAS DE ROTINA PROVOCADAS PELA PANDEMIA DA COVID-19 E OS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Adriana de Medeiros Marcolano Thebas
Adília Alves Pereira
Débora Gonçalves da Silva Pirovani
Capítulo 2 - A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Glaucilene Torres Arruda Barreto
Sandra Maria de Almeida Pinto
Silvia da Silva Santos
Sônia Alves Feitosa Somavilla
Capítulo 3 - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ASPECTOS E DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO EM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL
Josiane Cristina de Araujo
Elisângela Moreira
Analígia Miranda da Silva
Capítulo 4 - AUTOESTIMA PEDAGÓGICA
Gislaine Schon
Capítulo 5 - AS HISTÓRIAS DE VIDA E SEUS DESAFIOS PARA A PESQUISA NARRATIVA
Fernando Silvério de Lima
Capítulo 6 - INCLUSÃO ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Anna Caroline Costa A. Sampaio
Aparecida de Freitas Batista
Érica de Lima Nascimento
Mariza de Lima Nascimento
Capítulo 7 - RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CARTOGRAFIA ESCOLAR
Denilson da Rocha Silva
Francílio de Amorim dos Santos
Capítulo 8 - O ENSINO INTERDISCIPLINAR E A MATEMÁTICA
Gildevaldo João da Silva
Capítulo 9 - A IMPORTÂNCIA DO PROJOVEM URBANO PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DE ESTUDANTES: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE AS PERCEPÇÕES DE EDUCADORES QUE ATUARAM NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE ROOSEVELT EM PARNAMIRIM/RN - 2014-2017
Heriberto Silva Nunes Bezerra
Capítulo 10 - ASPECTOS CONCEITUAIS DA AÇÃO DO PEDAGOGO
Josevam Lopes do Nascimento
Capítulo 11 - INCLUSÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Lucas Daniel Batista Lima
Izabel Rodrigues da Silva
Rafael Soares Silva
Capítulo 12 - ANÁLISE SOCIAL E JURÍDICA ACERCA DA POLITIZAÇÃO DO SURDO FRENTE À LEI ESTADUAL 6194/12
Liana Silva do Amaral
Thayane Nascimento Freitas
SOBRE OS ORGANIZADORES201
E24 Educação e pesquisa [recurso eletrônico] : saberes e contextos / organizadores: Ana Lúcia Ribeiro do Nascimento ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
198 p.
ISBN 978-65-89700-24-1
DOI 10.46550/978-65-89700-24-1
1. Educação. 2. Pandemia (COVID-19). 3. Ensino-aprendizagem. 4. Inclusão social. I. Nascimento, Ana Lúcia Ribeiro do (org.)
CDU: 37