A presente obra nos convida a buscar respostas, a questionar nossas práticas, encontrar e oportunizar o diálogo que a teoria nos ensina e que a prática nos explicita por meio das vivências do cotidiano. Para tanto, faz-se necessário considerar o cenário pandêmico atual bem como ponderar uma imersão nas pesquisas mais recentes produzidas por colegas que como nós, são autores, pesquisadores e inquietos, que ao escreverem também refletem e ressignificam suas práticas ao passo que suas palavras alcançam o outro.
PREFÁCIO
Ludmila Magalhães Naves
Capítulo 1
DESAFIOS FORMATIVOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DO PRÉ-UNI EM CONTEXTO DE ENSINO NÃO PRESENCIAL
Caroline Souza Silva
Giovanna Rodrigues Cabral
Capítulo 2
A TAXONOMIA DE BLOOM E SUAS APLICAÇÕES NO PLANEJAMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DA EEEP JOSÉ VIDAL ALVES
Clair da Silva Teixeira
Francisco de Assis Bento da Silva
Mateus Lemos Barroso
Capítulo 3
INFÂNCIA E CONSUMISMO: QUESTÕES A SEREM DISCUTIDAS
Joelma Fátima Castro
Nathália Lorena Mologni
Giovana de Souza Buoso
Capítulo 4
VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS NO ESTÁGIO DE GESTÃO EDUCACIONAL
Joelma Fátima Castro
Nathália Lorena Mologni
Giovana de Souza Buoso
Capítulo 5
UM OLHAR PARA ALÉM DA IMAGEM: AS ILUSTRAÇÕES NA LITERATURA INFANTIL EM DIÁLOGO COM AS PRÁTICAS DOCENTES
Ludmila Magalhães Naves
Karolayne Rezende de Carvalho
Capítulo 6
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EJA EM MORRINHOS-GO
Marco Antônio Franco do Amaral
Suellem Ferreira do Amaral Oliveira
Ana Lúcia Ribeiro Nascimento
Capítulo 7
A LUDICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O USO DOS JOGOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sarah Cristina Costa Ferreira
Sandra Maria Felipe
E24 Educação e docência no contexto contemporâneo [recurso eletrônico] / organizadores: Ludmila Magalhães Naves ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
106 p.
ISBN 978-65-89700-89-0
DOI 10.46550/978-65-89700-89-0
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Ensino- aprendizagem. I. Naves, Ludmila Magalhães (org.).
CDU: 37