É preciso pensar na educação enquanto formação humana e de maneira lúcida e peculiar, compreendê-la como transformadora e formadora dos homens. Assim, com base nas palavras do nosso patrono, entendemos que “educar é substancialmente formar” que para além da prática pedagógica, o exercício de educar abrange um caráter potencialmente formador. A presente obra nos convida a buscar respostas, a questionar nossas práticas, encontrar e oportunizar o diálogo que a teoria nos ensina e que a prática nos explicita por meio das vivências do cotidiano. Para tanto, faz-se necessário considerar o cenário pandêmico atual bem como ponderar uma imersão nas pesquisas mais recentes produzidas por colegas que como nós, são autores, pesquisadores e inquietos, que ao escreverem também refletem e ressignificam suas práticas ao passo que suas palavras alcançam o outro.
PREFÁCIO
Ludmila Magalhães Naves 
Capítulo 1 - DESAFIOS FORMATIVOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DO PRÉ-UNI EM CONTEXTO DE ENSINO NÃO PRESENCIAL
Caroline Souza Silva 
Giovanna Rodrigues Cabral 
Capítulo 2 - A TAXONOMIA DE BLOOM E SUAS APLICAÇÕES NO PLANEJAMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DA EEEP JOSÉ VIDAL ALVES
Clair da Silva Teixeira 
Francisco de Assis Bento da Silva 
Mateus Lemos Barroso 
Capítulo 3 - INFÂNCIA E CONSUMISMO: QUESTÕES A SEREM DISCUTIDAS
Joelma Fátima Castro 
Nathália Lorena Mologni 
Giovana de Souza Buoso 
Capítulo 4 - VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS NO ESTÁGIO DE GESTÃO EDUCACIONAL
Joelma Fátima Castro 
Nathália Lorena Mologni 
Giovana de Souza Buoso 
Capítulo 5 - UM OLHAR PARA ALÉM DA IMAGEM: AS ILUSTRAÇÕES NA LITERATURA INFANTIL EM DIÁLOGO COM AS PRÁTICAS DOCENTES
Ludmila Magalhães Naves 
Karolayne Rezende de Carvalho 
Capítulo 6 - PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EJA EM MORRINHOS-GO
Marco Antônio Franco do Amaral  
Suellem Ferreira do Amaral Oliveira 
Ana Lúcia Ribeiro Nascimento 
Capítulo 7 - A LUDICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O USO DOS JOGOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sarah Cristina Costa Ferreira 
Sandra Maria Felipe