Editora Metrics

Educação E Diversidade: Múltiplos Olhares

Educação e Diversidade: Múltiplos Olhares suscita a discussão sobre os fatores que implicam diretamente na vida escolar do aluno, com foco nas possibilidades de maior articulação das políticas públicas de inclusão, das ações escolares e das famílias. Busca ainda propiciar conhecimentos, provocar o pensar, estimular a reflexão. Quiçá a ação. Pois entende-se que o Conhecimento além de produzir reação, tem o poder de libertar e transformar práticas opressivas e de exclusão em situação de empoderamento e transformação de realidades, aqui traduzidas por intermédio de uma educação mais igualitária, voltada para as necessidades desses alunos. Por estas razões, dentre outras encontradas em cada capítulo, que formam esta obra, convido o leitor a se adentrar em cada tema, perceber seus objetivos, visualizar suas histórias, suas lutas, conquistas, perceber a ciência construindo caminhos para que nós, professores, comunidade escolar e família possamos deixar marcas positivas na vida de cada estudante. 

Download/Compra
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Sumário

PREFÁCIO
Adelene de Souza 

Capítulo 1
DE MÃE A PEDAGOGA: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Daniela Camila Silva 
Thiago Lemes de Oliveira 

Capítulo 2
AUTISMO NA ESCOLA: UM OLHAR FORMATIVO E NECESSÁRIO31
Luiz César Martins 

Capítulo 3
METODOLOGIAS ATIVAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Gabriel de Oliveira Carrapatoso 
Paola Passos Alves 

Capítulo 4
EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UBERLÂNDIA: UMA ANÁLISE DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Rafael Gonçalves Queiroz 

Capítulo 5
A LUDICIDADE EM TEMPOS PANDÊMICOS: UMA ALIADA NO PROCESSO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 
Danielle Weslaine Matimiano 
Rosália Aparecida Batista Silva 
Sulamita Silva Miranda 
Tânia de Jesus Silva 

Capítulo 6
A FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA: ASPECTOS DE INCLUSÃO E TECNOLOGIA
Maria Borges 
Sônia Maria Ferreira dos Santos 
Jesiel Simplício da Silva 
Cristina Soares da Silva 

Capítulo 7
A PEDAGOGIA KANTIANA E OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE LÍQUIDA
Wcleverson Batista Silva 

Capítulo 8
JOVENS EM CONFLITOS COM A LEI: OS DESAFIOS DA FUNÇÃO EDUCATIVA NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS EM GOIÁS
Lucélia da Conceição Ferreira dos Santos Peixoto 
Sérgio Reis Ferreira dos Santos 

Capítulo 9
ALTERIDADE E INCLUSÃO: ELEMENTOS NECESSÁRIOS E FACILITADORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Bruna Troiani Bertoletti 
Janes Terezinha Cerezer Kohnlein 

Capítulo 10
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA MODALIDADE PROEJA EM PERÍODO DE PANDEMIA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS PANAMBI
Carolina Farias da Costa 
Alana Rafaela Borsekowsky  
Daniela Carolina Ernst 

Capítulo 11
MEDIAÇÃO E AFETIVIDADE NO TDAH: REFLEXÕES NECESSÁRIAS185
Eliane Holzlechner Taube  

Capítulo 12
PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DA BIOLOGIA E QUÍMICA
Caio dos Santos Mendonça Bastos 
Bruna Morais da Silva 
Larissa Guilhermina Campos Cardozo 
Alexandra Jaques Esposito 
Adriana de Medeiros Marcolano Thebas 
Luciana Aparecida Botacim 
Manoel Augusto Polastreli Barbosa 
Rosana Gomes de Oliveira 

Capítulo 13
O OUTRO (ESTRANGEIRO) NA FILOSOFIA DE WALDENFELS E LEVINAS
Adriano André Maslowski 
Janessa Pagnussat 

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E24   Educação e diversidade [recurso eletrônico] : múltiplos olhares / organizadores: Adelene de Souza, Jenerton Arlan Schütz. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
229 p.

ISBN 978-65-89700-53-1
DOI 10.46550/978-65-89700-53-1

1. Educação. 2. Educação especial. 3. Educação inclusiva. I. Souza, Adelene de (org.). II. Schütz, Jenerton Arlan (org.).                      

CDU: 37

Autores