Educação e Diversidade: Múltiplos Olhares suscita a discussão sobre os fatores que implicam diretamente na vida escolar do aluno, com foco nas possibilidades de maior articulação das políticas públicas de inclusão, das ações escolares e das famílias. Busca ainda propiciar conhecimentos, provocar o pensar, estimular a reflexão. Quiçá a ação. Pois entende-se que o Conhecimento além de produzir reação, tem o poder de libertar e transformar práticas opressivas e de exclusão em situação de empoderamento e transformação de realidades, aqui traduzidas por intermédio de uma educação mais igualitária, voltada para as necessidades desses alunos. Por estas razões, dentre outras encontradas em cada capítulo, que formam esta obra, convido o leitor a se adentrar em cada tema, perceber seus objetivos, visualizar suas histórias, suas lutas, conquistas, perceber a ciência construindo caminhos para que nós, professores, comunidade escolar e família possamos deixar marcas positivas na vida de cada estudante.
PREFÁCIO
Adelene de Souza
Capítulo 1
DE MÃE A PEDAGOGA: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Daniela Camila Silva
Thiago Lemes de Oliveira
Capítulo 2
AUTISMO NA ESCOLA: UM OLHAR FORMATIVO E NECESSÁRIO31
Luiz César Martins
Capítulo 3
METODOLOGIAS ATIVAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Gabriel de Oliveira Carrapatoso
Paola Passos Alves
Capítulo 4
EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UBERLÂNDIA: UMA ANÁLISE DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Rafael Gonçalves Queiroz
Capítulo 5
A LUDICIDADE EM TEMPOS PANDÊMICOS: UMA ALIADA NO PROCESSO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Danielle Weslaine Matimiano
Rosália Aparecida Batista Silva
Sulamita Silva Miranda
Tânia de Jesus Silva
Capítulo 6
A FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA: ASPECTOS DE INCLUSÃO E TECNOLOGIA
Maria Borges
Sônia Maria Ferreira dos Santos
Jesiel Simplício da Silva
Cristina Soares da Silva
Capítulo 7
A PEDAGOGIA KANTIANA E OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE LÍQUIDA
Wcleverson Batista Silva
Capítulo 8
JOVENS EM CONFLITOS COM A LEI: OS DESAFIOS DA FUNÇÃO EDUCATIVA NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS EM GOIÁS
Lucélia da Conceição Ferreira dos Santos Peixoto
Sérgio Reis Ferreira dos Santos
Capítulo 9
ALTERIDADE E INCLUSÃO: ELEMENTOS NECESSÁRIOS E FACILITADORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Bruna Troiani Bertoletti
Janes Terezinha Cerezer Kohnlein
Capítulo 10
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA MODALIDADE PROEJA EM PERÍODO DE PANDEMIA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS PANAMBI
Carolina Farias da Costa
Alana Rafaela Borsekowsky
Daniela Carolina Ernst
Capítulo 11
MEDIAÇÃO E AFETIVIDADE NO TDAH: REFLEXÕES NECESSÁRIAS185
Eliane Holzlechner Taube
Capítulo 12
PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DA BIOLOGIA E QUÍMICA
Caio dos Santos Mendonça Bastos
Bruna Morais da Silva
Larissa Guilhermina Campos Cardozo
Alexandra Jaques Esposito
Adriana de Medeiros Marcolano Thebas
Luciana Aparecida Botacim
Manoel Augusto Polastreli Barbosa
Rosana Gomes de Oliveira
Capítulo 13
O OUTRO (ESTRANGEIRO) NA FILOSOFIA DE WALDENFELS E LEVINAS
Adriano André Maslowski
Janessa Pagnussat
SOBRE OS ORGANIZADORES
E24 Educação e diversidade [recurso eletrônico] : múltiplos olhares / organizadores: Adelene de Souza, Jenerton Arlan Schütz. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
229 p.
ISBN 978-65-89700-53-1
DOI 10.46550/978-65-89700-53-1
1. Educação. 2. Educação especial. 3. Educação inclusiva. I. Souza, Adelene de (org.). II. Schütz, Jenerton Arlan (org.).
CDU: 37