O presente livro apresenta resultados do Projeto de Internacionalização de Estudos Investigativos Diversidade Cultural e Educação: Estudos Comparados e Perspectivas, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás. De forma interdisciplinar, o livro organiza-se em três eixos temáticos que envolvem a relação entre educação, diversidade e cultura com objetos específicos dos subprojetos. O primeiro conjunto de textos refere-se às produções que envolvem os movimentos sociais em distintos espaços sociais e sua interface com a educação e a diversidade cultural (6 capítulos). O segundo trata de textos relacionados às políticas educacionais nacionais, no campo do currículo, da inclusão e da diversidade cultural bem como de estudos em âmbito internacional (6 capítulos). E o terceiro conjunto de capítulos versa sobre aspectos das teorias educacionais, dos processos educativos e das finalidades educativas face à cultura e a diversidade (4 capítulos).
PREFÁCIO11
Estelamaris Brant Scarel
APRESENTAÇÃO
Cláudia Valente Cavalcante
Eixo 1: MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
Capítulo 1 - PEDAGOGIA DA EXISTÊNCIA CAMPONESA: POR UMA EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA DOS SUBALTERNOS
Edson Caetano
Cristiano Apolucena Cabral
Capítulo 2 - MULHERES NA LUTA PELA CASA PRÓPRIA E TRAJETÓRIAS FORMATIVAS
Aldimar Jacinto Duarte
Edilamar Rodrigues de Jesus e Faria
Capítulo 3 - O MOVIMENTO SOCIAL E AS CONTRADIÇÕES NA SOCIEDADE DO TRABALHO
José Paulo Pietrafes
Aila Oliveira Serpa
Luciana Arminda Alves Gomes
Capítulo 4 - COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES: SAÍDAS PARA O TRABALHO E RESISTÊNCIA AO SUBEMPREGO EM GOIÁS
Amone Inácia Alves
Emanuell Lopes Barra Oliveira
Joana de Oliveira Pereira Paiva
Capítulo 5 - A ATUAÇÃO DA VEJA PARA OCULTAR OS JOVENS NOS PROTESTOS DO IMPEACHMENT DE 1992
Claitonei de Siqueira Santos
Capítulo 6 - O CONCEITO DE SER MAIS EM PAULO FREIRE
Geraldo Mateus de Sá
Aldimar Jacinto Duarte
Eixo 2: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS E DIVERSIDADE CULTURAL
Capítulo 7 - POSSIBILIDADES PARA UMA GOVERNANÇA ESCOLAR DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Roberto Rafael Dias da Silva
Capítulo 8 - MULHERES NEGRAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES ACERCA DE INTERSECCIONALIDADES E INTERSETORIALIDADES
Joelma Inês Evangelista
Carina Elisabeth Maciel
Capítulo 9 - INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: O ESTADO DO CONHECIMENTO NOS ANAIS DAS REUNIÕES DA ANPED (2011 – 2022)
Maria Lúcia Pacheco Duarte dos Santos
Cláudia Valente Cavalcante
Adma Palmira Jaime Noleto
Capítulo 10 - A EDUCAÇÃO BÁSICA PARA ESTUDANTES IMIGRANTES NA FRANÇA
Adriana Almeida Sales de Melo
Priscilla Franco Rocha
Capítulo 11 - POLÍTICAS PÚBLICAS E INVESTIMENTOS EM TDICS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE GOIÁS
Janemayre Rosa Ferreira
Daniella Couto Lôbo
Capítulo 12 - JUVENTUDES E SEXUALIDADE: UMA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR
Juliana Carrijo Naves Fernandes
Paulo Henrique Filho
Eixo 3: TEORIAS EDUCACIONAIS, PROCESSOS PEDAGÓGICOS E FINALIDADES EDUCATIVAS
Capítulo 13 - LA TUTORÍA HORIZONTAL: UN ENCUENTRO ACADÉMICO POSIBLE, ENTRE LA UNIVERSIDAD Y UNA ESCUELAS PRIMARIA DEL PUEBLO IKOOTS DE OAXACA
Antonio Carrillo Avelar
Victoria E. Morton Gómez
Leticia Vega Hoyos
Capítulo 14 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: ELEMENTOS REPRESENTATIVOS DE FINALIDADES EDUCATIVAS IMPLÍCITOS NA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
Selma Regina Gomes
Tatiany Lopes de Assunção Passos
Capítulo 15 - FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES: ELEMENTOS POLÍTICOS QUE INFLUENCIAM O CURRÍCULO NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL
Daniel Junior de Oliveira
Raquel A. Marra da Madeira Freitas
Lucineide Maria de Lima Pessoni
Capítulo 16 - AS FORMAS SIMBÓLICAS DE EXPLICAÇÃO IDEOLÓGICA DO FRACASSO ESCOLAR
Kátia Pereira Coelho Camargo
Elianda Figueiredo Arantes Tiballi
E24 Educação, diversidade e cultura em distintos espaços educativos / organizadores: Cláudia Valente Cavalcante, Aldimar Jacinto Duarte, Elianda Figueiredo Arantes Tiballi. - Santo Ângelo : Metrics, 2023.
334 p. : il.
ISBN 978-65-5397-160-8
DOI 10.46550/978-65-5397-160-8
1. Educação. 2. Diversidade cultural. 3. Espaços educativos. I. Cavalcante, Cláudia Valente (org.). II. Duarte, Aldimar Jacinto (org.). III. Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes (org.)
CDU: 37