Educação, Diversidade E Cultura Em Distintos Espaços Educativos

O presente livro apresenta resultados do Projeto de Internacionalização de Estudos Investigativos Diversidade Cultural e Educação: Estudos Comparados e Perspectivas, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás. De forma interdisciplinar, o livro organiza-se em três eixos temáticos que envolvem a relação entre educação, diversidade e cultura com objetos específicos dos subprojetos. O primeiro conjunto de textos refere-se às produções que envolvem os movimentos sociais em distintos espaços sociais e sua interface com a educação e a diversidade cultural (6 capítulos). O segundo trata de textos relacionados às políticas educacionais nacionais, no campo do currículo, da inclusão e da diversidade cultural bem como de estudos em âmbito internacional (6 capítulos). E o terceiro conjunto de capítulos versa sobre aspectos das teorias educacionais, dos processos educativos e das finalidades educativas face à cultura e a diversidade (4 capítulos).

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO11
Estelamaris Brant Scarel

APRESENTAÇÃO
Cláudia Valente Cavalcante

Eixo 1: MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL

Capítulo 1 - PEDAGOGIA DA EXISTÊNCIA CAMPONESA: POR UMA EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA DOS SUBALTERNOS
Edson Caetano
Cristiano Apolucena Cabral

Capítulo 2 - MULHERES NA LUTA PELA CASA PRÓPRIA E TRAJETÓRIAS FORMATIVAS
Aldimar Jacinto Duarte
Edilamar Rodrigues de Jesus e Faria

Capítulo 3 - O MOVIMENTO SOCIAL E AS CONTRADIÇÕES NA SOCIEDADE DO TRABALHO
José Paulo Pietrafes
Aila Oliveira Serpa
Luciana Arminda Alves Gomes

Capítulo 4 - COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES: SAÍDAS PARA O TRABALHO E RESISTÊNCIA AO SUBEMPREGO EM GOIÁS
Amone Inácia Alves
Emanuell Lopes Barra Oliveira
Joana de Oliveira Pereira Paiva

Capítulo 5 - A ATUAÇÃO DA VEJA PARA OCULTAR OS JOVENS NOS PROTESTOS DO IMPEACHMENT DE 1992
Claitonei de Siqueira Santos

Capítulo 6 - O CONCEITO DE SER MAIS EM PAULO FREIRE
Geraldo Mateus de Sá
Aldimar Jacinto Duarte

Eixo 2: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS E DIVERSIDADE CULTURAL

Capítulo 7 - POSSIBILIDADES PARA UMA GOVERNANÇA ESCOLAR DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Roberto Rafael Dias da Silva

Capítulo 8 - MULHERES NEGRAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES ACERCA DE INTERSECCIONALIDADES E INTERSETORIALIDADES
Joelma Inês Evangelista
Carina Elisabeth Maciel

Capítulo 9 - INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: O ESTADO DO CONHECIMENTO NOS ANAIS DAS REUNIÕES DA ANPED (2011 – 2022)
Maria Lúcia Pacheco Duarte dos Santos    
Cláudia Valente Cavalcante
Adma Palmira Jaime Noleto

Capítulo 10 - A EDUCAÇÃO BÁSICA PARA ESTUDANTES IMIGRANTES NA FRANÇA
Adriana Almeida Sales de Melo
Priscilla Franco Rocha

Capítulo 11 - POLÍTICAS PÚBLICAS E INVESTIMENTOS EM TDICS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE GOIÁS
Janemayre Rosa Ferreira 
Daniella Couto Lôbo

Capítulo 12 - JUVENTUDES E SEXUALIDADE: UMA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR
Juliana Carrijo Naves Fernandes
Paulo Henrique Filho

Eixo 3: TEORIAS EDUCACIONAIS, PROCESSOS PEDAGÓGICOS E FINALIDADES EDUCATIVAS 

Capítulo 13 - LA TUTORÍA HORIZONTAL: UN ENCUENTRO ACADÉMICO POSIBLE, ENTRE LA UNIVERSIDAD Y UNA ESCUELAS PRIMARIA DEL PUEBLO IKOOTS DE OAXACA
Antonio Carrillo Avelar
Victoria E. Morton Gómez
Leticia Vega Hoyos

Capítulo 14 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: ELEMENTOS REPRESENTATIVOS DE FINALIDADES EDUCATIVAS IMPLÍCITOS NA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
Selma Regina Gomes
Tatiany Lopes de Assunção Passos

Capítulo 15 - FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES: ELEMENTOS POLÍTICOS QUE INFLUENCIAM O CURRÍCULO NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL
Daniel Junior de Oliveira
Raquel A. Marra da Madeira Freitas
Lucineide Maria de Lima Pessoni

Capítulo 16 - AS FORMAS SIMBÓLICAS DE EXPLICAÇÃO IDEOLÓGICA DO FRACASSO ESCOLAR
Kátia Pereira Coelho Camargo
Elianda Figueiredo Arantes Tiballi


Ficha Técnica

E24  Educação, diversidade e cultura em distintos espaços educativos / organizadores: Cláudia Valente Cavalcante, Aldimar Jacinto Duarte, Elianda Figueiredo Arantes Tiballi. - Santo Ângelo : Metrics, 2023.
334 p. : il.

ISBN 978-65-5397-160-8
DOI 10.46550/978-65-5397-160-8

1. Educação. 2. Diversidade cultural. 3. Espaços educativos. I. Cavalcante, Cláudia Valente (org.). II. Duarte, Aldimar Jacinto (org.). III. Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes  (org.)                   

CDU: 37