Educação: Desafios E Perspectivas

Como professora do curso de graduação e pós-graduação em história da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás, venho prefaciar esta obra, organizada por Gleison Peralta Peres e Sonia Maria Zanezi Peres, dos quais reuniram diversos/as  pesquisadores/as  que buscam divulgar e popularizar suas pesquisas. Pensar os desafios e as perspectivas da educação no Séc. XXI é o propósito dos treze capítulos que compõem este livro, em suas diversas temáticas e possibilidades epistemológicas de abordagens. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante Ribeiro 

Capítulo 1 - METODOLOGIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DIALÉTICA
Valéria Gouveia do Carmo Ferreira

Capítulo 2 - PERFIL DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DO MUNICÍPIO DE CÁCERES/MT: MAPEANDO A EDUCAÇÃO
Sandra Regina Silva da Cunha
Renata Cristina de L. C. B. Nascimento

Capítulo 3 - AVALIAÇÕES EXTERNAS COMO INSTRUMENTO DE APERFEIÇOAMENTO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Angelo Marcos de Souza

Capítulo 4 - HISTÓRICO DA LEI 10.639/03 E SUA APLICABILIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
Míriam Pereira de Souza Fagundes

Capítulo 5 - DEMOCRACIA RACIAL E DIVERSIDADE NO ENSINO SUPERIOR
Vanusa Aparecida Almeida
Luiz Rodrigues
Cristiana de Campos Silva

Capítulo 6 - A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO ESCOLAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA 
Enos dos Reis Maria 

Capítulo 7 - DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM: DESAFIOS DO COTIDIANO
Dijalma Pereira Núnes Júnior 
Ymara Silvia Pansani 
Ronaldo Edvan Pereira 

Capítulo 8 - REFLEXÕES SOBRE AS CRIANÇAS BRASILEIRAS E VULNERABILIDADES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Daiane Alves de Sá 

Capítulo 9 - COTIDIANO ESCOLAR, PRÁXIS PEDAGÓGICA E OS ENFRENTAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS DE ALUNOS INCLUÍDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Alessandra Cassia de Oliveira Barbosa 

Capítulo 10 - POLÍTICA PÚBLICA PARA CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: UMA LUTA DA SOCIEDADE
Maria de Lurdes de Oliveira 

Capítulo 11 - UMA EXPERIÊNCIA DE DEMOCRATIZAÇÃO EDUCACIONAL EM APARECIDA DE GOIÂNIA - GOIÁS
Clebia Ramos de Oliveira 

Capítulo 12 - ELETIVA HORTA ESCOLAR: UM ESPAÇO PARA MODELAGEM MATEMÁTICA
Leonilson Calixto de Souza 
Marcela Madanês Chavier 

Capítulo 13 - SAÚDE E SOCIABILIDADE: NUTRIÇÃO EM DIAS DE PANDEMIA
Dijalma Pereira Nunes Júnior 
Giselle Coelho dos Santos Melo 
Ymara Silvia Pansani 

SOBRE OS AUTORES

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E24   Educação [recurso eletrônico] : desafios e perspectivas / organizadores: Gleison Peralta Peres, Sonia Maria Zanezi Peres. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
212 p. : il.

ISBN 978-65-89700-10-4
DOI 10.46550/978-65-89700-10-4

1. Educação. 2. Formação docente. 3. Práticas pedagógicas. 4. Pandemia (COVID-19). I. Peres, Gleison Peralta (org.). II. Peres, Sonia Maria Zanezi (org.).                            

CDU: 37