O livro “Educação Conectada: Tecnologia, Inclusão e o Futuro da Aprendizagem” aborda de forma ampla e profunda os desafios e as transformações que a era digital impõe ao campo educacional. Os capítulos abordam questões essenciais sobre o uso de tecnologias na educação, incluindo acessibilidade, políticas de inclusão e o papel fundamental que a tecnologia desempenha na adaptação do ensino para diferentes necessidades. A obra não só explora os benefícios que as inovações tecnológicas podem trazer ao ensino, mas também analisa as dificuldades e resistências encontradas na implementação dessas inovações em instituições educacionais, desde a educação básica até o ensino superior.
APRESENTAÇÃO
Ítalo Martins Lôbo
Alexsandro Narciso de Oliveira
Neila Aparecida da Cruz
Rodi Narciso
Capítulo 1 - DESAFIOS E SOLUÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Daniela Paula de Lima Nunes Malta
José Uilson da Silva
Ana Maria Viana Guerra dos Santos
Adriana Souza de Oliveira
Rodi Narciso
Capítulo 2 - ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS PARA UM AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO
Rodi Narciso
Roseli Aparecida Correa
Davi Souza da Silva
Luci Rodrigues Neves
Marcello Secco
Capítulo 3 - POLÍTICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL: ANÁLISE E PERSPECTIVAS
Daniela Paula de Lima Nunes Malta
Jorge José Klauch
Marcello Secco
Aline Moreira Ferreira
Eliene Andrade Fagundes
Capítulo 4 - LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS E IMPACTOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Moésia da Cunha Batista
Carlos Nunes Teixeira
Fernanda da Silva Coelho
Marly Ribeiro dos Santos Dias
Islândia César de Figueiredo
Capítulo 5 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZADO ADAPTATIVO, NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Átila de Souza
Aline Esprendor
Ana Carolina Rodrigues da Luz Eccel
Daiane de Lourdes Alves
Daniela Paula de Lima Nunes Malta
Capítulo 6 - IMPACTO DAS TECNOLOGIAS NO DESIGN INSTRUCIONAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Magno Antonio Cardozo Caiado
Alessandra Barboza Barros Almeida
Fernanda Hungaro
Guelly Urzêda de Mello Rezende
Mackson Azevedo Mafra
Capítulo 7 - OMISSÕES DE LETRAS: UMA INVESTIGAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÓS PANDEMIA
Karine do Nascimento Araújo
Daniela Paula de Lima Nunes Malta
Gêneses Soares Pereira
José Roberto Moreira de Barros
Yara Kirya Brum
Capítulo 8 - A EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Marina Rolim Aragão
Ana Maria de Oliveira Souza
Alcicleide Maria Santana de Jesus
Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva
Franciene Pereira das Chagas Oliveira
Capítulo 9 - CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Sandra de Oliveira Botelho
Celine Maria de Sousa Azevedo
Jeckson Santos do Nascimento
Lenice Lins Corrêa
Maria do Carmo Pereira de Aguiar
Capítulo 10 - METODOLOGIAS ATIVAS NA AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: TEORIAS, PRÁTICAS E IMPACTOS
Marcos Antonio Soares de Andrade Filho
Elineide Cavalcanti de Oliveira
Jorge José Klauch
Luciana Monteiro dos Santos
Maria Cleonice Santos de Melo Penha
Capítulo 11 - ENSINO EM BRAILLE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
Elineide Cavalcanti de Oliveira
Beatriz Alves dos Santos
Evaristo Fernandes de Almeida
Lorena dos Santos Mulatti
Suzamary Almira de Figueiredo
Capítulo 12 - INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO: O USO DAS TIC’s NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Rosana de Jesus dos Santos Picanço
Débora Alves Morra Loures
Denise Lopes Costa
Lucas Ferreira Gomes
Maria da Fé Silva Moreira
Capítulo 13 - A “PEER INSTUCTION”: UMA METODOLOGIA ATIVA PROBLEMATIZADORA DOS CONTEÚDOS CURRICULARES185
Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva
Clidson Monteiro da Costa
Daniela Rodrigues de Godoy
Davi Cipriano de Queiroz
Vanessa Aparecida Barbosa da Costa Santos
Capítulo 14 - TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS: UMA COMBINAÇÃO PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO
Fábio José de Araújo
Alex Andrelino Viana Jucá
Dirceu da Silva
Jeckson Santos do Nascimento
Laura Silva de Sousa
Capítulo 15 - CONHECENDO PLATAFORMA ADAPTATIVA E SEUS BENEFÍCIOS NO APRENDIZADO
Fábio Fornazieri Picão
Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva
José Rogério Linhares
Luciene Alves
Odinei Barpi
Capítulo 16 - A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES NA ERA DIGITAL
Uilma Honorato dos Santos
Cibele Elias da Silva
Demisa Francisca Pires
Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes
Suzamary Almira de Figueiredo
Capítulo 17 - A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NA PRÁTICA EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS EM SALA DE AULA
Luciana Sousa Teixeira Alarcão
Mille Anne Ribeiro da Silva
Teresa Helena Batelli de Oliveira
SOBRE OS ORGANIZADORES