“Educação, avaliação e experiências pedagógicas” é resultado, em primeiro lugar, da caminhada de professores da educação básica que, com esforço e investimento próprio, reconhecem a importância da formação inicial, continuada e da pesquisa para a atuação docente; e, segundo, porque mesmo diante de um cenário tão complexo e desafiador que estamos vivendo, marcado pela pandemia da Covid-19, não deixamos de sonhar e de esperançar um mundo melhor, de reinventar práticas educativas e desenhar rotas para que o debate educacional não se cessasse. Como ressalta Shakespeare o que importa mesmo são os sonhos e, movidos pelo sonho de uma educação cada vez melhor, alicerçada na experiência da sala de aula, enquanto espaço de discussão e socialização do conhecimento é que reconhecemos a importância desta obra, que em seu interior apresenta temáticas necessárias a educação.
PREFÁCIO
Odair Ledo Neves
Vanuza Cecilia de Oliveira
Capítulo 1 - AVALIAÇÃO EXTERNA: PERCURSO E PERSPECTIVAS NO BRASIL ENTRE 2015 E 2018
Vanuza Cecilia de Oliveira
Marcio Wendel Santana Coêlho
Capítulo 2 - O DISCURSO LEGAL DO CONSELHO DE CLASSE: AS INTERFACES DE SUAS VOZES NUM CENÁRIO IDEOLÓGICO
Rita Lee Lopes Vieira de Jesus
Capítulo 3 - SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS DA EXPERIÊNCIA E POSSIBILIDADES DA PRÁTICA
Adriano Rocha Barbosa
Aparecida Álvares de Oliveira
Daniela Silva de Sousa
Isabel Cristina Nascimento de Oliveira
Uciene Santana dos Santos
Odair Ledo Neves
Capítulo 4 - AVALIAÇÃO: PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Vanuza Cecilia de Oliveira
Capítulo 5 - A LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS
Maria Ediliane da Silva
Ana dos Santos Souza
Capítulo 6 - POLÍTICAS PÚBLICAS: GARANTIDORAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Vanuza Cecilia de Oliveira
Maria Aparecida Rosa da Silva Santos
Marcio Wendel Santana Coêlho
Capítulo 7 - LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICA SOCIAL
Luiz Gracia Santos
Capítulo 8 - AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL103
Adriano Rocha Barbosa
Aparecida Álvares de Oliveira
Capítulo 9 - NOVO ENSINO MÉDIO E AS DISPARIDADES SOCIAIS
Reginaldo Neves Martins
Capítulo 10 - A TRANSIÇÃO ENTRE ENSINO REMOTO, HIBRIDO E PRESENCIAL
Vanuza Cecilia de Oliveira
Odair Ledo Neves
Capítulo 11 - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – O CAMINHO PERCORRIDO
Vanuza Cecilia de Oliveira
Maria das Graças Pereira
Maria Aparecida Rosa da Silva Santos
Reginaldo Neves Martins
SOBRE OS AUTORES
E24 Educação, avaliação e experiências pedagógicas [recurso eletrônico] / organizadores: Odair Ledo Neves, Vanuza Cecilia de Oliveira. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
151 p.
ISBN 978-65-89700-76-0
DOI 10.46550/978-65-89700-76-0
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Avaliação. I. Neves, Odair Ledo (org.). II. Oliveira, Vanuza Cecilia de (org.).
CDU: 37