Educação 4.0: O ensino através do desenvolvimento de competências digitais

Na era digital em constante transformação e de modo muito rápido, a educação enfrenta o desafio de se adaptar às demandas de um mundo cada vez mais conectado e tecnológico. “Educação 4.0: o Ensino Através do Desenvolvimento de Competências Digitais” surge como uma obra indispensável para educadores, gestores e todos os interessados na transformação do processo educativo. Portanto, “Educação 4.0: o Ensino Através do Desenvolvimento de Competências Digitais” oferece uma visão abrangente e inspiradora das oportunidades e desafios da era digital na educação. Esta obra é uma leitura essencial para todos os interessados no futuro do ensino e da aprendizagem.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
 Monique Bolonha das Neves Meroto
Camila Sabino de Araujo

Capítulo 1 - TECNOLOGIA COMO SUPORTE NO ENSINO DE ALUNOS COM TDAH: UMA VISÃO DOS EDUCADORES
Camila Sabino de Araujo
Alexandra Oliveira Aragão 
Gisela Paula Faitanin Boechat
Ianan Eugênia de Carvalho
Janmes Wilker Mendes Costa
Josiane Mendes Lopes
Telma Silva de Paula Castro
Valdirene Andrade Honório

Capítulo 2 - INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES EM SALAS DE AULA: UMA PERSPECTIVA MULTIMÍDIA
Monique Bolonha das Neves Meroto
Adna Caetano e Silva Moreira
Benedito Braz Sobrinho
Dalva de Oliveira Ferraz
Evandro das Virgens Scarpati
Jonathan Porto Galdino do Carmo
Karolina Anaissi Paiva Mendes
Rosilene Olivia Medeiros de Oliveira

Capítulo 3 - PIONEIROS DA EDUCAÇÃO DIGITAL: NAVEGANDO NAS CORRENTES TECNOLÓGICAS DO ENSINO
José de Miranda Freire Junior
Afonso Henrique Souza de Assis
Cláudia Lúcia Caldeira de Queiróz
Diego Antônio de Souza Pereira
Elaine da Silva Nunes
Fábio Feitosa Rodrigues
Hermócrates Gomes Melo Júnior
Rutineia dos Santos Baldassini

Capítulo 4 - DINÂMICAS DO ENSINO HÍBRIDO: EXPLORANDO A IMPLEMENTAÇÃO E EFEITOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Monique Bolonha das Neves Meroto
Danielle Nunes Cavalcante Bevilaqua
Danylo Soeiro da Rocha
Filomena Alves Pereira 
Lindoracy Almeida Santos Amorim
Maria da Fé Silva Moreira
Rodrigo Rodrigues Pedra 
Sandra Regina Moisés da Silva

Capítulo 5 - COMBATENDO A EVASÃO ESCOLAR COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
Monique Bolonha das Neves Meroto
Alberto da Silva Franqueira
Cláudia Lúcia Caldeira de Queiróz
Elzo Brito dos Santos Filho
Ivoneide Teixeira da Costa 
Paola Rodrigues da silva Cunha
Ricardo Gomes da Silva
Vanessa Vasconcelos Lima

Capítulo 6 - FUSÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Danylo Soeiro da Rocha
Claudia Kreuzberg da Silva
Josinete Braga Borges Lordes
Juliana Tavares Pereira Soeiro
Mirian Roberta dos Santos Fujiyoshi 
Paola Rodrigues da silva Cunha
Rodrigo Rodrigues Pedra
Sandra Regina Moisés da Silva

Capítulo 7 - PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS ADAPTATIVAS NA EDUCAÇÃO INDIVIDUALIZADA
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Brunela dos Santos Rodrigues
Cecília Dolores Momm Graciotto
Clévia Santos de Almeida
Juliana Tavares Pereira Soeiro
Lindoracy Almeida Santos Amorim
Marcilene Pereira dos Santos 
Monique Bolonha das Neves Meroto

Capítulo 8 - ENSINO MÉDIO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: FERRAMENTAS EDUCACIONAIS PARA UM APRENDIZADO MODERNO
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Brunela dos Santos Rodrigues
Fabiana Campos de Brito 
Jacson King Valério Oliveira
João Elias Ferreira da Costa 
Jônatas da Silva
Lindoracy Almeida Santos Amorim
Monique Bolonha das Neves Meroto

Capítulo 9 - INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: ABORDAGENS INOVADORAS NO ENSINO DO AUTISMO
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Cleriston Fernandes Teixeira 
Clévia Santos de Almeida
Lucas Mateus Santos de Menezes Brito 
Paulo Roberto Tavares
Renata Resstel 
Shirley Semprebom Mafra
Victória Knippel Schmitz

Capítulo 10 - METODOLOGIAS ATIVAS E FERRAMENTAS DIGITAIS REDEFININDO O ENSINO CONTEMPORÂNEO
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Alex Sandro Soares Tesch 
Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação 
Aline Braga Caetano 
Clebson Correia da Silva
Gregorye da Silva Britto
Juliana Tavares Pereira Soeiro
Paula Gabriella Ribeiro Dorigatti de Alencar
Thyago Moreira de Jesus 

Capítulo 11 - PEDAGOGIA E TECNOLOGIA: O IMPACTO TRANSFORMADOR DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Alexandra Oliveira Aragão 
Cynthia de Lyrio Basilio
Danylo Soeiro da Rocha
Jacson King Valério Oliveira
Ladyr Dias Dornelas Paula Ferreira 
Michelle Thomes do Rozário Pereira 
Sara Rosa Paixão 

SOBRE OS AUTORES

SOBRE AS ORGANIZADORAS


Ficha Técnica

E24 Educação 4.0 [recurso eletrônico] : o ensino através do desenvolvimento de competências digitais / organizadoras: Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Monique Bolonha das Neves Meroto, Camila Sabino de Araujo. - Santo Ângelo : Metrics, 2024.
225 p.
  
ISBN 978-65-5397-169-1
DOI 10.46550/978-65-5397-169-1

1. Educação. 2. Tecnologias. 3. Práticas pedagógicas. I. Santos, Silvana Maria Aparecida Viana (org.). II. Meroto, Monique Bolonha das Neves (org.). III. Araujo, Camila Sabino de (org.).

CDU: 37:004