Pensar os desafios e as perspectivas da educação no séc. XXI é o propósito dos treze capítulos que compõem este livro, em suas diversas temáticas e possibilidades epistemológicas de abordagens. Afinal de contas, "[...] a tarefa da educação é formar seres humanos para o presente, para qualquer presente, seres nos quais, qualquer outro ser humano possa confiar e respeitar, seres capazes de pensar e de fazer tudo o que é preciso como um ato responsável a partir da sua consciência social" (Maturana).
Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.
PREFÁCIO
Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante Ribeiro
Capítulo 1
METODOLOGIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DIALÉTICA
Valéria Gouveia do Carmo Ferreira
Capítulo 2
PERFIL DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DO MUNICÍPIO DE CÁCERES/MT: MAPEANDO A EDUCAÇÃO
Sandra Regina Silva da Cunha
Renata Cristina de L. C. B. Nascimento
Capítulo 3
AVALIAÇÕES EXTERNAS COMO INSTRUMENTO DE APERFEIÇOAMENTO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Angelo Marcos de Souza
Capítulo 4
HISTÓRICO DA LEI 10.639/03 E SUA APLICABILIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
Míriam Pereira de Souza Fagundes
Capítulo 5
DEMOCRACIA RACIAL E DIVERSIDADE NO ENSINO SUPERIOR
Vanusa Aparecida Almeida
Luiz Rodrigues
Cristiana de Campos Silva
Capítulo 6
A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO ESCOLAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Enos dos Reis Maria
Capítulo 7
DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM: DESAFIOS DO COTIDIANO
Dijalma Pereira Núnes Júnior
Ymara Silvia Pansani
Ronaldo Edvan Pereira
Capítulo 8
REFLEXÕES SOBRE AS CRIANÇAS BRASILEIRAS E VULNERABILIDADES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Daiane Alves de Sá
Capítulo 9
COTIDIANO ESCOLAR, PRÁXIS PEDAGÓGICA E OS ENFRENTAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS DE ALUNOS INCLUÍDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Alessandra Cassia de Oliveira Barbosa
Capítulo 10
POLÍTICA PÚBLICA PARA CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: UMA LUTA DA SOCIEDADE
Maria de Lurdes de Oliveira
Capítulo 11
UMA EXPERIÊNCIA DE DEMOCRATIZAÇÃO EDUCACIONAL EM APARECIDA DE GOIÂNIA - GOIÁS
Clebia Ramos de Oliveira
Capítulo 12
ELETIVA HORTA ESCOLAR: UM ESPAÇO PARA MODELAGEM MATEMÁTICA
Leonilson Calixto de Souza
Marcela Madanês Chavier
Capítulo 13
SAÚDE E SOCIABILIDADE: NUTRIÇÃO EM DIAS DE PANDEMIA191
Dijalma Pereira Nunes Júnior
Giselle Coelho dos Santos Melo
Ymara Silvia Pansani
SOBRE OS AUTORES
SOBRE OS ORGANIZADORES
E24 Educação [recurso eletrônico] : desafios e perspectivas / organizadores: Gleison Peralta Peres, Sônia Maria Zanezi Peres. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
212 p. : il.
ISBN 978-65-89700-10-4
DOI 10.46550/978-65-89700-10-4
1. Educação. 2. Formação docente. 3. Práticas pedagógicas. 4. Pandemia (COVID-19). I. Peres, Gleison Peralta (org.). II. Peres, Sônia Maria Zanezi (org.).
CDU: 37