Do Subliminar Ao Visível: olhares sobre a identificação e o combate à discriminação e ao preconceito na escola

Este livro nasceu a partir de uma brincadeira. Não uma brincadeira qualquer, mas uma brincadeira do tipo que se pretende sê-la, mesmo tendo um conteúdo muito denso e intenções outras por detrás. Muitas das cenas mais comuns em um ambiente escolar são as famosas “piadas inofensivas”, ou comentários que se mostram ser banais quando, na verdade, querem apontar e modalizar formas específicas de se viver em sociedade. Quando estamos falando de xingamentos, ofensas ou até mesmo agressões físicas, o bullying se torna evidente e medidas de punição contra ele são mais rapidamente aplicadas. Mas o que nos inquieta (e esse é o tema deste livro) não é necessariamente isso, mas, sim, quando ações discriminatórias motivadas por preconceitos diversos não não são percebidas. Daí o título de nossa pesquisa.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

ABRINDO O OLHAR
Marcela Aguiar Barbosa 
Guilherme A. S. Póvoa 


Capítulo 1 - O IMPACTO DAS REPRESENTAÇÕES DIVERSIFICADAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO
Lívia C. Souza 


Capítulo 2 - GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL E ESCOLA: A PERCEPÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Isadora Mendes Fiorini 


Capítulo 3 - CAPACITISMO: MOTIVAÇÕES, LINGUAGEM E INCLUSÃO
Gabriel Costa Dansi 


Capítulo 4 - AS ORIGENS DAS POLARIZAÇÕES
Liedson Caetano Abreu 

Capítulo 5 - RAÇA E RACISMO: DA SOCIEDADE AO CONTEXTO ESCOLAR
Rayssa Pereira Pires 


Capítulo 6 - PALAVRAS-CHAVE: PORQUÊ A CONVERSA  COMEÇA
Guilherme Thomaz Marcelino 


Capítulo 7 - RELATÓRIO FINAL DA PESQUISA “DO SUBLIMINAR AO VISÍVEL: DE QUE FORMA SE ESTRUTURAM E SE MANIFESTAM OS PROCESSOS DE DISCRIMINAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS DO CONTEXTO  EDUCATIVO” 
Marcela Aguiar Barbosa 
Guilherme A. S. Póvoa 


ANEXO 1 


Ficha Técnica

D631   Do subliminar ao visível : olhares sobre a identificação e o combate à discriminação e ao preconceito na escola / organizadores: Marcela Aguiar Barbosa, Guilherme A. S. Póvoa. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
204 p.

ISBN 978-65-5397-006-9
DOI 10.46550/978-65-5397-006-9

1. Discriminação. 2. Preconceito. 3. Bullying. I. Barbosa, Marcela Aguiar (org.). II. Póvoa, Guilherme A. S. (org.)                        

CDU: 37:316.48