O presente livro reúne uma seleção abrangente de estudos e reflexões sobre os avanços e desafios na interseção entre educação e tecnologia. Com uma abordagem multidisciplinar, os capítulos exploram diversas facetas da educação contemporânea, proporcionando uma visão ampla das possibilidades e inovações que moldam o cenário educacional atual. Os textos discutem desde as práticas e metodologias de ensino das ciências da natureza com o auxílio de tecnologias, até a importância da formação de professores voltada para a educação socioemocional. Este livro é uma leitura essencial para educadores, pesquisadores e todos aqueles que desejam compreender e transformar a educação através das tecnologias, visando um futuro mais inclusivo, sustentável e inovador.
APRESENTAÇÃO
Tácito Augusto Farias Júnior
Benedito Braz Sobrinho
Jhonnatan Deivid Salazar Rojas
Gilmara Benício de Sá
Guelly Urzêda de Mello Rezende
Isabela de Melo Rodrigues
Ítalo Martins Lôbo
Marina Rolim Aragão
Suzamary Almira de Figueiredo
Yara Kirya Brum
Capítulo 1 - A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE DIRECIONAM DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PESSOAL
Cintia Gonçalves dos Santos
Capítulo 2 - NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: O PAPEL DA TECNOLOGIA NA FOCALIZAÇÃO DA ATENÇÃO DOS ESTUDANTES
Benedito Braz Sobrinho
Capítulo 3 - TECNOLOGIAS EMERGENTES E ESTRATÉGIAS DE ENSINO: APRIMORANDO A EDUCAÇÃO COM INOVAÇÃO DIGITAL
Jhonnatan Deivid Salazar Rojas
Capítulo 4 - O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E O USO DE TECNOLOGIAS
Alexsandro Narciso de Oliveira
Eva Vilma Maria da Silva Espíndola
Kênia Cristina Soares Ferreira
Narciso Marques Miranda
Vivienn Marques da Silva Bezerra
Capítulo 5 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
Adriana da Conceição Tesch
Dirceu da Silva
Ítalo Martins Lôbo
Marta Cristiane Kraemer Zatti
Patrícia Alves Ferreira
Capítulo 6 - O PAPEL DA NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: USO DA TECNOLOGIA E BENEFÍCIOS PARA OS DISCENTES
Simone Barbosa Fernandes
Cristiane Monteiro da Silva
Maria da Fé Silva Moreira
Maria Valdeli Matias Batista
Solange Lopes Lino Silveira
Capítulo 7 - IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Daiane de Lourdes Alves
Aline Esprendor
Ana Carolina Rodrigues da Luz Eccel
Átila de Souza
Daniela Paula de Lima Nunes Malta
Capítulo 8 - A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO: A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA E A APLICABILIDADE DO DESIGN THINKING
Fernanda Hungaro
Alessandra Barboza Barros Almeida
Guelly Urzêda de Mello Rezende
Mackson Azevedo Mafra
Magno Antonio Cardozo Caiado
Capítulo 9 - - DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA: ABORDANDO A DIVERSIDADE DE CONHECIMENTO E HABILIDADES ENTRE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR
José Roberto Moreira de Barros
Daniela Paula de Lima Nunes Malta
Gêneses Soares Pereira
Karine do Nascimento Araújo
Yara Kirya Brum
Capítulo 10 - CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA REFLEXIVA E TRANSFORMADORA À LUZ DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ana Maria de Oliveira Souza
Alcicleide Maria Santana de Jesus
Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva
Franciene Pereira das Chagas Oliveira
Marina Rolim Aragão
Capítulo 11 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NA ÓTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA IMPLEMENTAÇÃO CERCADA DE DESAFIOS
Jeckson Santos do Nascimento
Celine Maria de Sousa Azevedo
Lenice Lins Corrêa
Maria do Carmo Pereira de Aguiar
Sandra de Oliveira Botelho
Capítulo 12 - A REVOLUÇÃO PERSONALIZADA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A DISTÂNCIA
Jorge José Klauch
Elineide Cavalcanti de Oliveira
Luciana Monteiro dos Santos
Marcos Antonio Soares de Andrade Filho
Maria Cleonice Santos de Melo Penha
Capítulo 13 - OS SCREENAGERS PERANTE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Evaristo Fernandes de Almeida
Beatriz Alves dos Santos
Elineide Cavalcanti de Oliveira
Lorena dos Santos Mulatti
Suzamary Almira de Figueiredo
Capítulo 14 - O USO DO MATERIAL DIDÁTICO SOFTWARE RASMOL NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO DESIGN INSTRUCIONAL
Lucas Ferreira Gomes
Débora Alves Morra Loures
Denise Lopes Costa
Maria da Fé Silva Moreira
Rosana de Jesus dos Santos Picanço
Capítulo 15 - PRINCÍPIOS DO DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Vanessa Aparecida Barbosa da Costa Santos
Clidson Monteiro da Costa
Daniela Rodrigues de Godoy
Davi Cipriano de Queiroz
Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva
Capítulo 16 - TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO: INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS INOVADORAS PARA UM CURRÍCULO PERSONALIZADO E INTERATIVO
Alex Andrelino Viana Jucá
Dirceu da Silva
Fábio José de Araújo
Jeckson Santos do Nascimento
Laura Silva de Sousa
Capítulo 17 - O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: DIFERENTES POSSIBILIDADES, IMPORTÂNCIA E DESAFIOS
Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva
Fábio Fornazieri Picão
José Rogério Linhares
Luciene Alves
Odinei Barpi
Capítulo 18 - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO DO PORTUGUÊS
Cibele Elias da Silva
Demisa Francisca Pires
Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes
Suzamary Almira de Figueiredo
Uilma Honorato dos Santos
Capítulo 19 - A TRANSFORMAÇÃO CURRICULAR POR MEIO DAS COMPETÊNCIAS
José Jairo Santos Lima
Alice Francisca da Silva Vechi
Daniela Paula de Lima Nunes Malta
Caique Alves Rocha Dutra
Antonio José Ferreira Gomes
Capítulo 20 - IMPACTO DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
Marilene Lopes Rangel
Celine Maria de Sousa Azevedo
Fábio Ferraz Giarola
Daniela Paula de Lima Nunes Malta
Caique Alves Rocha Dutra
Capítulo 21 - PRÁTICAS CURRICULARES SUSTENTÁVEIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO
Josefa Samara da Conceição Carlos
Fernanda Mattos Gandini
Acilane Pinto da Silva
Luciana Monteiro dos Santos
Luciana Rodrigues Lopes França
SOBRE OS ORGANIZADORES