Este e-book é resultado do projeto de extensão inserido nas linhas de pesquisa “Metodologia e Estratégias de Ensino” e “Aprendizagem e a linha Fundamentos Filosóficos, Psicológicos e Socioantropológicos da Educação”, da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Participaram da elaboração do livro alunos e professores. Cada capítulo é resultado de pesquisas que tratam dos problemas da educação, da vivência e percepção dos autores. O livro reúne informações pertinentes, que colaboram com as pesquisas e reflexões sobre a educação no Brasil, tratando de temas como a saúde mental, exclusão/inclusão, tecnologia, pandemia, entre outros. A obra proporciona uma leitura leve, agradável e informativa, suscitando o espírito reflexivo nos leitores.
PREFÁCIO
Wlahilma Maria de Queiroz Bezerra
Capítulo 1 - APLICABILIDADE DA TEORIA DA RELAÇÃO INTERPESSOAL DE JOYCE TRAVELBEE NOS CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL
Igor Maia de Oliveira
Ana Paula Santos Coelho
Liliane Oliveira Santos
Daniela Sousa Oliveira
Alana Libania de Souza Santos
Emanuella Soares Fraga Fernandes
Capítulo 2 - O BRINCAR NA ESCOLA E AS QUESTÕES DE GÊNERO
Áurea Silva Moura
Kleonara Santos Oliveira
Adelice Pereira de Jesus
André Lima Coelho
Capítulo 3 - REFLEXOS DO CAPITALISMO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Jaine Angélica Rodrigues
Joelma Oliveira Farias
Katiele Silva de Oliveira
Tatyanne Gomes Marques
Capítulo 4 - UMA UNIVERSITÁRIA EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Fernanda de Deus Junqueira
Capítulo 5 - A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
Sayonara Miranda Oliveira
Capítulo 6 - SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Maria Helena Alves dos Santos
Eunice Maria da Silva
Wilvania Carvalho de Souza Paiva
Capítulo 7 - DESAFIOS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE MARACANAÚ - CEARÁ
Wlahilma Maria de Queiroz Bezerr
Michella Daustria de Queiroz Bezerra
Capítulo 8 - MARCAS DE EXCLUSÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EXCLUSION BRANDS AND EDUCATION FOR YOUNG PEOPLE AND ADULTS
Ingrid Rodrigues de Sa
Eunice Maria da Silva
Capítulo 9 - AÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORAS ATUANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Joselane Rocha Lima
Adriana Moreira Pimentel
Elenice de Brito Teixeira Silva
SOBRE OS ORGANIZADORES
D569 Diferentes olhares na construção do conhecimento [recurso eletrônico] / organizadores: Sayonara Miranda Oliveira, Mateus Carmo. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
177 p. : il.
ISBN 978-65-89700-96-8
DOI 10.46550/978-65-89700-96-8
1. Educação. 2. Pandemia (COVID-19). 3. Ensino- aprendizagem. 4. Inclusão social. I. Oliveira, Sayonara Miranda (org.). II. Carmo, Mayeus (org.).
CDU: 37