
Diariamente, consciente e inconscientemente, gera-se uma infinidade de informações e dados, na forma de textos, imagens, vídeos, sons, códigos e registros eletrônicos, entre outros. Mas, raramente pergunta-se o destino dessa informação, quem, como e para que é usada durante a vida e após a morte. Especialmente após a morte do titular, são inúmeras as dúvidas que surgem em relação ao uso desses dos bens digitais (bens com ou sem valor econômico). Tem-se um poder de disposição sobre essas informações compartilhadas em vida? Existe uma vontade digital ou não? Quais devem ser as responsabilidades e obrigações dos provedores de serviços? Estas e outras questões procuram ser analisadas na presente obra, sem a pretensão de oferecer respostas absolutas às questões, mas antes suscitar reflexões e debates, questionando sobre o futuro da identidade e dos bens digitais post mortem.
PREFÁCIO
Wlahilma Maria de Queiroz Bezerra
Capítulo 1 - APLICABILIDADE DA TEORIA DA RELAÇÃO INTERPESSOAL DE JOYCE TRAVELBEE NOS CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL
Igor Maia de Oliveira
Ana Paula Santos Coelho
Liliane Oliveira Santos
Daniela Sousa Oliveira
Alana Libania de Souza Santos
Emanuella Soares Fraga Fernandes
Capítulo 2 - O BRINCAR NA ESCOLA E AS QUESTÕES DE GÊNERO
Áurea Silva Moura
Kleonara Santos Oliveira
Adelice Pereira de Jesus
André Lima Coelho
Capítulo 3 - REFLEXOS DO CAPITALISMO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Jaine Angélica Rodrigues
Joelma Oliveira Farias
Katiele Silva De Oliveira
Tatyanne Gomes Marques
Capítulo 4 - UMA UNIVERSITÁRIA EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Fernanda de Deus Junqueira
Capítulo 5 - A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
Sayonara Miranda Oliveira
Capítulo 6 - SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Maria Helena Alves dos Santos
Eunice Maria da Silva
Wilvania Carvalho de Souza Paiva
Capítulo 7 - DESAFIOS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE MARACANAÚ - CEARÁ
Wlahilma Maria de Queiroz Bezerr
Michella Daustria de Queiroz Bezerra
Capítulo 8 - MARCAS DE EXCLUSÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EXCLUSION BRANDS AND EDUCATION FOR YOUNG PEOPLE AND ADULTS
Ingrid Rodrigues de Sa
Eunice Maria da Silva
Capítulo 9 - AÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORAS ATUANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Joselane Rocha Lima
Adriana Moreira Pimentel
Elenice de Brito Teixeira Silva
SOBRE OS ORGANIZADORES